Como a PNL pode te ajudar a vencer a procrastinação?

21/05/2020 às 18:48 PNL

Como a PNL pode te ajudar a vencer a procrastinação?

Você já deve ter ouvido falar em procrastinação, certo? Se você chegou até aqui é porque provavelmente está buscando uma forma de se livrar desse estresse diário ou talvez queira aprender como ajudar alguém que está passando por isso e  acabar com a procrastinação.  

Vamos falar nesse artigo como uma das técnicas mais utilizadas atualmente para desenvolvimento humano e alta performance, a programação neurolinguística, pode ser a chave para fazer com que a procrastinação seja eliminada da sua vida.

Você sabe o que é procrastinação? Procrastinar é deixar para depois, adiar, coisas que são muito importantes. A pessoa que sofre desse problema vai “empurrando com a barriga” algumas tarefas até que se tornem urgentíssimas e tenham que ser feitas na base da pressão, de qualquer jeito, ou, em alguns casos mais graves, nem consegue cumprir o que foi solicitado, gerando frustração e até mesmo perda de oportunidades.

Ao contrário do que muita gente pensa, o procrastinador não é um preguiçoso. Uma das formas de procrastinar é se ocupar bastante com outros afazeres.

Muitas vezes, para evitar concluir uma determinada tarefa, o procrastinador arranja outras atividades bem mais complexas e trabalhosas para se envolver e assim continuar se sentindo produtivo, enquanto evita fazer o que realmente precisa ser feito.

Não é fácil conviver com a procrastinação. Por mais que a pessoa esteja evitando determinada tarefa, internamente se sente cobrada enquanto a pendência não é sanada, tendo que conviver com sentimentos de ansiedade e angústia até que consiga concluir o que foi solicitado.

Se a procrastinação é algo tão ruim, por que as pessoas procrastinam?

Por que as pessoas procrastinam?

Existem vários fatores psicológicos que podem fazer com que uma pessoa evite concluir uma determinada tarefa, dentre eles a falta de objetividade ou a falta de motivação para cumprir com aquele dever.

Pessoas que procrastinam geralmente fazem um ensaio mental sobre como seria realizar aquela determinada tarefa e é nesse ensaio que encontram objeções para evitar fazer o que precisa ser feito.  Vamos falar a seguir de algumas dessas objeções.

  1. “Isso vai ser muito cansativo e trabalhoso”

Quando pensamos em fazer algo e já temos em mente uma projeção de que essa tarefa não será prazerosa, será cansativa e trabalhosa demais, a tendência é nos afastarmos disso para evitar o desconforto.

Nossa mente tende a se afastar do que é desconfortável e se aproximar daquilo que é prazeroso.

  1. “Não sei se consigo fazer isso”

A falta de autoconfiança e desmotivação em relação a algo que precisa ser feito também pode fazer com que adiemos a tarefa por muito tempo.

Algumas pessoas não acreditam no próprio potencial para fazer com que as coisas aconteçam ou, por serem muito críticas, não aceitam fazer algo que não fique perfeito. Então, para não correr o risco de fazer e errar, não fazem ou ficam adiando o quanto podem.

  1. “Depois eu faço isso. Dá tempo!”

Sabe aquelas pessoas que gostam de deixar tudo para a última hora? Pois é. Muita gente procrastina porque acha que tem tempo para concluir a tarefa e, enquanto isso, vai se envolvendo em distrações que trazem um prazer a curto prazo.

O problema é que essas atividades acabam fazendo com que a pessoa perca a noção do tempo até que, ao se dar conta, já têm um prazo muito curto para entregar o que precisa e acabam tendo que agir sob pressão.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a procrastinação, vamos falar sobre como lidar com ela, ou melhor, como a PNL pode te ajudar a melhorar sua performance eliminando a procrastinação da sua vida.

Você sabe o que é PNL?

A PNL programação neurolinguística é um estudo que busca reunir padrões de comportamento, pensamento e ação para alcançar a excelência humana. A PNL nasceu da observação e sistematização de comportamentos e atitudes das pessoas de sucesso. Quem faz um curso de PNL tem a possibilidade de entrar em contato com técnicas e ferramentas, além de pressupostos muito poderosos para promover uma mudança de mentalidade, de performance e ressignificar algo do passado.

Agora vamos falar sobre como essa técnica inovadora pode te ajudar a lidar com a procrastinação.

Como a PNL pode te ajudar a vencer a procrastinação?

A PNL propõe, através de suas técnicas, protocolos muitos eficazes para que você alcance mudanças significativas em sua vida. A principal mudança que a PNL promove é na sua mente, por isso ela é tão eficaz.

  • A PNL ajuda a reprogramar comportamentos

Você já tentou mudar algo na sua vida e por mais força de vontade que tivesse não conseguiu sair do lugar e ainda se frustrou completamente? Pois é, nem sempre a força de vontade resolve as coisas.

Por isso que as pessoas têm buscado cada vez mais aprender a reprogramar sua mente através das técnicas de PNL.

Para mudar, não adianta só fazer força. De acordo com a PNL, a nossa mente é como se fosse um computador. Nossos comportamentos e atitudes estão gravados em nosso HD e só podem ser mudados quando aprendemos a reprogramá-los.

O conhecimento é o que vai te ajudar a configurar a máquina que é a sua mente. Sem isso, você provavelmente vai continuar se frustrando e não vai sair do lugar. A procrastinação nada mais é que um comportamento.

Com a PNL, você vai conseguir entender o motivo dessa procrastinação e vai aprender como acessar o potencial interno da sua mente para reprogramar esse padrão de comportamento.

  • A PNL te ajuda na automotivação

Como já dissemos anteriormente, a procrastinação pode ser reflexo de uma falta de motivação para realizar uma tarefa ou ter crenças limitantes de ser incapaz.

De acordo com a PNL, nossas emoções são a porta de entrada para nosso potencial interno. Quando estamos em um estado emocional ruim, ficamos travados, nos sentimos muito incapazes e nossa força de vontade não flui.

A PNL traz técnicas que fazem com você acesse seus recursos internos para a automotivação , entrar em um estado emocional mais positivo e assim conseguir realizar o que precisa ser feito. Até para as pessoas que se cobram excessivamente a perfeição, a PNL pode ser grande aliada, pois promove o autoconhecimento, ajudando na autoaceitação e na melhora da autoestima.  

Essa parte da PNL pode te ajudar a gerenciar suas emoções em diversos contextos, o que certamente será um diferencial tanto na vida pessoal quanto profissional.

  • A PNL te ajuda a focar nas possibilidades

Um dos motivos da procrastinação é a pessoa não conseguir enxergar os benefícios de fazer aquela tarefa.

Com a PNL, você vai aprender como visualizar as vantagens e benefícios que te esperam ao concluir determinada tarefa, como se fosse uma ponte ao futuro, por mais trabalhosa que seja, e o que antes parecia um peso ou fardo vai se tornar algo extremamente prazeroso por causa da nova perspectiva que você terá.

  • A PNL te ajuda a ter mais foco e concentração

Com tantas distrações disponíveis na internet, muitas vezes adiamos nossos afazeres para buscar algum tipo de compensação e entretenimento em seriados, redes sociais etc.

O practitioner em PNL aprende recursos como os benefícios da meditação e outras técnicas para manter o foco e a concentração, alcançando maior produtividade, parando de perder tempo.

  • A PNL pode te ajudar a planejar e organizar suas tarefas

A procrastinação pode vir também da falta de clareza e objetividade. Já esteve diante de um monte de tarefas sem saber por onde e como começar? Pois é. Muitas pessoas ficam travadas aí.

Com a PNL, você pode aprender a otimizar esses processos mentais de planejamento, criatividade e organização para não se sentir mais perdido quando tiver que dar conta de tarefas muito importantes. Estando tranquilo e confiante, você deixa de procrastinar e parte para a ação.

Conclusão

Como acabamos de ver a PNL é uma técnica fascinante que pode ser a chave para mudar e melhorar significativamente a sua performance.

Para se aprofundar e aprender a usar a PNL de verdade em todas as áreas da sua vida, é necessário que você faça uma boa formação nessa área, em uma instituição reconhecida que realmente ofereça um ensino de qualidade e credibilidade.

Se quer uma dica nesse sentido, conheça a formação em PNL do IBND. Com metodologia inovadora que conecta todo o conhecimento com situações da vida real, você vai aprender de verdade e vai saber exatamente como aplicar a PNL para viver melhor. Conheça o IBND e assuma o controle da sua vida.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK