Como ser resiliente: Conheça os 5 pilares

02/12/2020 às 14:58 PNL

Como ser resiliente: Conheça os 5 pilares

A palavra resiliência ganhou bastante destaque nos últimos anos. Porém, são poucos os que sabem o que é resiliência. Muitas pessoas buscam entender mais sobre o assunto, buscando entender como se tornar uma pessoa resiliente.

Aqui vamos explicar a importância da resiliência e dar dicas de como as pessoas conseguem ser mais resilientes. Possuir essa característica em seu comportamento pode fazer a diferença para alcançar objetivos, superar obstáculos e chegar ao sucesso.

O que é resiliência?

Resiliência é uma palavra que tem origem na física. O termo é relacionado a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar ao seu estado original depois de serem submetidos a deformação elástica.

Porém, na psicologia e no coaching, tem um significado diferente, mas semelhante. Resiliência é a capacidade que uma pessoa adquire para lidar com problemas, se adaptar a mudanças, lidar com frustrações, enfrentar e superar desafios e controlar as emoções em situações adversas do dia a dia como o estresse e a ansiedade.

Porque ser resiliente é importante no dia a dia?

A resiliência é uma característica importante para quem busca o desenvolvimento pessoal e profissional. Pessoas resilientes conseguem lidar melhor com os problemas, se adaptar as mudanças e isso é fundamental para ter uma evolução constante em diversos aspectos.

Não há como crescer sem riscos, é importante lembrar disto! Então, a resiliência é uma forma que temos de nos impulsionar a correr riscos e crescer na vida. Pessoas que ficam estagnadas não tem força para sair da zona de conforto e fazer o que precisam para alcançar os seus objetivos.

Quanto se tenta mudar, se tentar enfrentar um desafio e superar um obstáculo, estamos sendo resilientes. Praticar a resiliência pode ser o fator crucial para alcançar suas metas em meio as dificuldades em vez de desistir no meio do caminho.

Como se tornar uma pessoa mais resiliente

A resiliência é uma característica que muitas pessoas já possuem, mesmo sem que elas tenham consciência disto. Porém, quem quer se tornar resiliente precisa entender que essa característica pode ser adquirida, basta enfrentar os problemas com coragem e positividade, como mostraremos nas dicas a seguir:

1 Adaptabilidade

Um dos fatores mais importantes da resiliência é a adaptabilidade. Uma pessoa resiliente consegue se adaptar rapidamente a mudanças no trabalho e na vida pessoal. Assim, você precisa estar pronto para responder rápido a qualquer sinal de mudança.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.  

2 Pensamento positivo

O que pode te impulsionar para realizar algo? O pensamento positivo. Ser mais otimista é fundamental para alcançar resultados. A positividade é um sentimento que pode lhe ajudar instantaneamente.

O pensamento positivo pode ser responsável pela sua mudança de mindset, pelo seu esforço e maior dedicação para a resolução de um problema. A negatividade é um fator que lhe mantém na zona de conforto, a positividade é algo que faz você se mover.

3 Aprenda com os erros

Outra característica comum e importantíssima de pessoas resilientes é a capacidade que elas possuem de aprender com os seus erros. Como falamos acima, a vida possui seus riscos, isso é inevitável. Portanto ao simplesmente viver, nos tornamos passíveis de erros.

O mais importante é não destacar apenas o lado negativo de um erro. Precisamos entender que o erro também traz uma oportunidade de aprendizado. Você pode aprender o que não deve ou como não deve fazer uma coisa. E isso é de grande valia!

Em vez de se culpar por um erro, busque entender os motivos e encontrar as respostas. Assim, você desenvolve o conceito de autorresponsabilidade, entendendo que tudo o que você faz é responsabilidade sua, você pode se controlar e aprender com os seus erros.

4 Tenha um hobby

Ter um hobby é uma excelente forma de desenvolver a resiliência. Pode parecer estranho, mas ter momentos de lazer praticando atividades que você goste é uma forma de sair da zona de conforto e liberar a tensão do dia a dia.

A rotina de trabalho costuma ser bastante estressante, logo é preciso encontrar maneiras de diminuir o estresse diário e nada melhor do que um hobby. Uma atividade que você faz por prazer, acaba ajudando a diminuir a pressão do trabalho, lhe ajudando a relaxar e a tranquilizar a mente.

5 Mantenha o convívio social

Estar próximo de que você gosta também é um fator importante para desenvolver a resiliência. Pessoas resilientes costumam dar valor a família, aos amigos, buscando sempre tirar um tempo para estar próximo das pessoas que ama.

Além disso, construir relacionamentos saudáveis e poder contar com pessoas é importante em momentos difíceis. Afinal, somente mecanismos internos podem não ser suficientes para lidar com as próprias emoções. A ajuda de uma pessoa querida pode fazer toda a diferença em uma situação adversa.

A resiliência é uma das características fundamentais para a nossa evolução. Seja na vida pessoa ou na profissional, ser uma pessoa resiliente é uma forma de encarar a realidade de frente e apresentar uma resposta rápida contra qualquer desafio ou dificuldade.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL

Aprenda tudo sobre programação neurolinguística com os profissionais do IBND. Contamos com figuras reconhecidas e experientes no meio do desenvolvimento pessoal para lhe ensinar tudo sobre esta metodologia.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK