Como a PNL pode te ajudar se manter motivado durante a quarentena

18/05/2020 às 11:48 Dicas PNL

Como a PNL pode te ajudar se manter motivado durante a quarentena

De repente, o mundo precisou parar por conta de um vírus até então desconhecido. É algo novo para todos nós. A maioria da população nunca tinha vivenciado uma experiência tão diferente quanto a quarentena e isso tem mexido muito com as pessoas, fazendo com que busquem novas formas de se adaptar a essa realidade.

Aqui no Brasil, já passamos dos 40 dias de isolamento causando um estresse diário e muitas pessoas se perguntam quando isso tudo vai acabar para que a vida volte ao normal. Bom, ao que parece, deve demorar um pouco mais para voltarmos a transitar por aí tranquilos e sem máscaras.

Enquanto isso, a vida não pode parar e investir em aprender assuntos relacionados a autoconhecimento, autoconfiança e desenvolvimento humano é uma forma muito eficaz de se manter bem durante esse período delicado.

Não há dúvidas de que o isolamento social é fundamental para conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus, o difícil é lidar com os efeitos colaterais psicológicos que têm surgido desse isolamento, não é mesmo?

Hoje nós vamos te contar como a PNL pode te ajudar no gerenciamento de crises e a se manter motivado durante o isolamento para que você saia dessa quarentena melhor do que quando entrou.

Por que a motivação é importante?

A motivação é o ingrediente fundamental para que a vida continue acontecendo e para evitar que você caia em um estado depressivo, perdendo a esperança e a vontade de viver.

Nós sabemos que a depressão é algo que já existia antes da quarentena e do surgimento do novo coronavírus, mas também temos visto que esses transtornos psicológicos têm se evidenciado ainda mais nesse período de incertezas e medo em que as pessoas estão cada vez mais vulneráveis.

Muitas vezes, problemas sérios como a depressão surgem em forma de uma perda gradual de motivação, por isso é muito importante que você saiba como se manter motivado em um momento como esse para que sua saúde mental se mantenha e para que você não pare de produzir e conquistar seus objetivos.

Neste artigo, vamos falar de 3 formas que a Programação Neurolinguística pode contribuir para potencializar ou manter sua motivação durante a quarentena e até mesmo depois que tudo isso passar.

Mas, antes de falarmos dessas dicas, é muito importante que você entenda o que é motivação.

Você sabe o que é motivação?

Parece algo muito simples, mas devido a popularização desse termo, ele pode acabar perdendo um pouco seu sentido original. Vamos resgatá-lo aqui para ampliar seu entendimento sobre o assunto.

Na definição dada pela psicologia, a motivação é um conjunto de fatores de natureza intelectual, afetiva ou fisiológica que atuam no indivíduo e determinam seu comportamento.

Nossas ações são movidas por esses fatores. Seja em momentos difíceis da vida ou em condições normais de sobrevivência, a motivação é nosso combustível para continuar vivendo, por isso é essencial investir na manutenção desses fatores.

Como a PNL pode ajudar na motivação?

A PNL, programação Neurolinguística é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento humano que traz diversas técnicas para você alcançar a excelência em diversos níveis de sua vida e a motivação com certeza está englobada nesse pacote.

A PNL nasceu através da observação e mapeamento de comportamentos e atitudes das pessoas mais bem-sucedidas para que se chegasse a possíveis caminhos para alcançar resultados incríveis.

A PNL é o estudo do que deu certo, das estratégias que fizeram grandes nomes de diversas áreas profissionais se tornarem referência em tudo que faziam. Por isso a PNL é tão relevante quando falamos sobre a manutenção da saúde mental e da motivação.

As pessoas mais bem-sucedidas da história tiveram comportamentos e ações que os fizeram permanecerem engajados e empenhados em prol de seus resultados. Eles tiveram uma motivação tão forte que nada foi capaz de impedi-los de alcançarem seus objetivos.

Olhando para os recursos e técnicas que a PNL disponibiliza para o alcance de alta performance, vamos falar agora de 3 recursos da programação neurolinguística que podem te ajudar na manutenção de sua motivação, mesmo em tempos tão difíceis como esse que estamos vivendo.

  1. A PNL te ajuda a fazer uma gestão emocional

Ao contrário do que muita gente pensa, as emoções não devem ser dominadas ou controladas, elas precisam ser gerenciadas. É importante aprender como utilizar as suas emoções a seu favor, além de entender como reprogramar padrões de pensamento e percepção que geram as emoções indesejáveis.

Quando não sabemos gerenciar nossas emoções, dificilmente conseguimos nos manter motivados, ainda mais em situações adversas. Portanto, é de suma importância que você aprenda a lidar com suas emoções para usá-las a favor de sua motivação e nesse sentido a PNL com certeza poderá te ajudar. 

Dentro da formação em PNL, você encontra técnicas como ancoragem, ressignificar situações  e outras que te possibilitam lidar melhor com suas emoções para produzir estados emocionais mais positivos, como a motivação.

  1. Foco no positivo

O que muita gente chama de otimismo também pode ser traduzido como manter o foco no que é positivo e, para se manter motivado, é importante ver o lado bom das coisas.

Até mesmo para se ter vontade de desenvolver um novo projeto, vencer um desafio ou empreender qualquer coisa é muito importante enxergar possibilidades nessa realização.

Quem não consegue focar no positivo, não consegue ter energia e motivação para nada. A PNL tem uma técnica muito interessante que se chama ponte ao futuro, na qual a pessoa é conduzida, por uma série de padrões de linguagem e procedimentos, a visualizar possibilidades e acontecimentos positivos do futuro, entendendo como uma determinada ação poderá trazer para ela resultados maravilhosos.

Pode parecer algo simples demais, mas os efeitos dessa técnica no cérebro humano são fantásticos. Visualizar um futuro positivo de maneira bastante realista como a PNL proporciona faz com que nosso cérebro gere químicas essenciais para a manutenção de nossa saúde física e mental, além de manter a motivação lá no alto.

  1. Controle da mente

Em momentos complicados como esse que estamos vivendo, no qual nossa mente está o tempo todo exposta a informações e acontecimentos trágicos, a tendência é que sejamos invadidos por pensamentos ruins que geram desequilíbrio emocional e minam a nossa motivação.

Para lidar com isso, é muito importante desenvolver hábitos mentais saudáveis.

É importante ressaltar que não podemos impedir que um pensamento surja, mas podemos, com as ferramentas certas, desenvolver maior percepção e consciência sobre o que está acontecendo em nossa mente para orientar melhor os nossos pensamentos e sentimentos na direção correta.

A PNL propõe técnicas e ferramentas que podem te ajudar a ter mais consciência e percepção sobre o que se passa na sua mente para que você assuma o controle e possa direcionar seus pensamentos na direção que favoreça o aumento e a manutenção de sua automotivação.

A PNL como aliada para o seu desenvolvimento

Desde sua criação na década de 70, a PNL vem ajudando milhares de pessoas a terem resultados acima de média e se destacarem tanto na vida pessoal, quanto no âmbito profissional.

Se você quer conhecer mais sobre essa ferramenta maravilhosa, mergulhe profundamente nesse conhecimento através da formação em PNL do IBND.

Fale com um de nossos consultores e entenda como funciona nosso curso online de PNL para você se desenvolver e aprender a manter-se mais motivado em qualquer situação.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®