5 benefícios da meditação para o desenvolvimento profissional

06/04/2020 às 14:01 PNL

5 benefícios da meditação para o desenvolvimento profissional

A rotina diária é bastante estressante, lidamos com muitos problemas em nosso trabalho, estamos sob pressão a maior parte do tempo e isso influencia diretamente no nosso bem-estar. Por isso, é preciso encontrar formas de aliviar o estresse para colocar a vida no eixo. Uma das melhores maneiras para isto é a meditação.

O meio corporativo é cercado de pessoas competitivas, cheio de conflitos internos e externos entre setores e empresas, a cobrança por resultados é enorme, e não se pode falhar. Aprender a conviver com a pressão diária é essencial para evoluir profissionalmente.

A meditação é uma excelente ferramenta para ajudar a baixar o estresse, auxiliando ainda no desenvolvimento da inteligência emocional, melhorando o equilíbrio interno para que uma pessoa consiga lidar com tudo a sua volta e crescer na carreira.

Não é à toa que cada vez mais empresas estão trazendo a meditação para dentro do ambiente corporativo. Muitas pessoas usam esta ferramenta para se tornarem mais tranquilas, controlar emoções e ações, para tomarem decisões assertivas e aprender o máximo possível diariamente.

Todos nós estamos inseridos em um ambiente extremamente competitivo, de alta pressão e muita responsabilidade, e podemos ter na meditação, uma forma de relaxamento em meio ao caos diário. Se você ainda não está convencido, confira abaixo quais são os principais benefícios da meditação para a vida profissional:

Reduz o estresse e a ansiedade

O primeiro benefício da meditação para a vida profissional é a redução notável do estresse e da ansiedade. A cobrança diária por resultados e os conflitos internos de uma empresa nos deixam estressados e ansiosos para tomar decisões e executar ações.

Devido a pressão, podemos sucumbir ao estresse e abrir espaço para crises de ansiedade. Podemos achar que não somos capazes de fazer o que precisamos, que nunca conseguiremos alcançar o que almejamos. E isso é um grande agente limitador do crescimento profissional.

A pausa para meditação é excelente para esvaziar a mente e baixar o nível de cortisol (hormônio relacionado ao estresse). Depois de cinco minutos meditando sua mente estará bem mais calma e organizada para enfrentar o restante do dia.

Viver intensamente cobra muita presença física e mental, e pode nos levar a uma fadiga desnecessária. Por isso, meditar por alguns minutos, no começo do dia, e se possível, durante o dia e após o trabalho é uma excelente maneira de reduzir o estresse e a ansiedade.

No curso de PNL nós aprendemos a usar a meditação para controlar o estado emocional.

Melhora a concentração

Existem muitos meios de distração nos dias atuais. Um clássico exemplo são os smartphones, estamos sempre ligados em suas notificações a qualquer hora do dia. Além disso, as preocupações do trabalho nos tiram o foco a todo minuto.

A meditação é uma ferramenta que pode auxiliar a melhora da concentração. Isso é essencial para que consigamos ser mais produtivos. Ter foco no trabalho é essencial para evoluir profissionalmente, somente concentrado é possível desenvolver ações com assertividade e excelência.

A prática da meditação ajuda a eliminar pensamentos negativos e deixa a nossa mente mais tranquila. Assim conseguimos trabalhar com mais eficiência, prestando atenção em cada tarefa a ser realizada, sem tentar apressar a execução, dando mais qualidade ao que produzimos diariamente.

Desenvolvimento da inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade essencial para conseguir um trabalho atualmente. Além de dominarem as funções do trabalho, é preciso lidar com a pressão diária e isso se torna bem mais fácil ao desenvolver essa competência.

A meditação é uma das formas de auxiliar no desenvolvimento da inteligência emocional. Com o tempo, o indivíduo perceberá mudanças em seus relacionamentos profissionais e pessoais, aprendendo a respeitar e se impor perante os outros.

Desenvolver uma postura profissional adequada é essencial para ser mais produtivo, lidar com os demais colegas de trabalho e conseguir almejar cargos mais altos no médio prazo.

Maior qualidade de vida

A qualidade de vida é um ponto importante para a nossa vida como um todo. E no meio corporativo, se sentir bem com o seu trabalho, é essencial para ser produtivo, se manter motivado e estar satisfeito com o que vem desenvolvendo.

A meditação nos ajuda a nos conhecermos melhor e auxilia na organização de pensamentos e tomadas de decisões. Assim, podemos desenvolver novos trabalhos com mais eficiência, resguardando nossa própria saúde e melhorando as nossas escolhas.

Melhora a tomada de decisão

Para tomar decisões é essencial estar com a mente tranquila, com as ideias organizadas, somente assim é possível fazer todos os estudos e levantar argumentos para basear nossas escolhas. Essa é a maneira correta de se tomar decisões, principalmente, no meio corporativo.

O problema é que o alto nível de estresse, a ansiedade e a pressão diária jogam contra essa necessidade. Isso prejudica diariamente o nosso trabalho, podendo levar a decisões falhas, péssimos resultados, e em casos extremos, até a demissões.

A meditação é uma ferramenta eficiente para acalmar a mente e nos ajudar a organizar as ideias. Dessa forma, ela influencia diretamente uma melhor tomada de decisão, o que é essencial para o nosso crescimento profissional.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK