Você conhece as principais técnicas utilizadas pela PNL?

30/05/2020 às 19:43 PNL

Você conhece as principais técnicas utilizadas pela PNL?

Saiba quais são as metodologias mais usadas pela Programação Neurolinguística e descubra porque os resultados são tão eficazes

Os benefícios da PNL são de fato indiscutíveis, quando o assunto é desenvolvimento pessoal e profissional. Não é à toa que milhares de pessoas estão frequentemente recorrendo à PNL para resolver seus problemas de ordem emocional e, por vezes, até referente à carreira.

Mas você já teve a curiosidade de saber quais são as principais técnicas utilizadas pela PNL? Preparamos esse post que vai te mostrar quais são elas. Depois de conhecê-las, você vai descobrir porque os resultados são tão satisfatórios. Aproveite ao máximo a leitura!

O que é PNL?

A Programação Neurolinguística é uma metodologia que usa a linguagem de uma forma eficaz para fazer uma espécie de reprogramação em toda a nossa mente.

O seu foco principal é o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional de qualquer pessoa. A PNL promove uma considerável melhora na comunicação e no comportamento do indivíduo, o que possibilita o alcance de todos os seus objetivos de vida.

Além disso, a PNL elimina por completo todas as nossas barreiras emocionais, conhecidas como crenças limitantes, que tanto nos atrapalhavam no dia a dia. Agora que você sabe o que é PNL, conheça as principais técnicas usadas por ela:

Perspectivas diferentes

Você já tentou “enxergar” uma experiência vivida por uma outra pessoa através de uma determinada ótica? Tente fazer isso e vai compreender melhor essa técnica da PNL. Toda situação, por mais conflituosa que seja, sempre tem uma perspectiva diferente.

Você pode entender e avaliar melhor os motivos que a levaram a agir dessa ou daquela maneira. Existem 4 formas para isso: analisar tudo de acordo com suas crenças; se colocar no lugar do outro; ser um mero expectador sem envolvimento; e fazer uma análise de todo o conjunto, para tirar suas conclusões.

Mudanças nas atitudes

Essa técnica da PNL ensina a pessoa a “enxergar” o problema através de uma ótica diferente. Ela deve estar ciente de que algumas mudanças no comportamento precisam ser feitas para que a situação se reverta.

Somente dessa forma, é que os benefícios se tornarão mais evidentes. A pessoa precisa entender que também é responsável pelos fatos negativos que ocorreram em sua vida e que precisa estabelecer objetivos para a situação mude.

Modalidades e Submodalidades

Fazem referência a todos os sentidos que constituem o nosso pensamento. Ou seja, a modalidade diz respeito aos nossos cinco sentidos (visão, paladar, olfato, tato e audição). Já as submodalidades fazem menção a tudo que se refere a esses sentidos.

O fato é que as pessoas possuem vivências e passam por experiências diferentes ao longo da vida. A forma como se lembram de tudo que aconteceu varia bastante de indivíduo para indivíduo.

A PNL faz uma mescla das modalidades e das submodalidades para que a pessoa entenda todas as suas emoções e sentimentos, para somente assim estabelecer seus objetivos.

Ancoragem

Nossas ações e escolhas durante a vida são reflexos da nossa forma de “enxergar” o mundo. Por isso, as nossas emoções ditam nossos comportamentos. A ancoragem é uma importante ferramenta da PNL que estabelece uma emoção positiva e encorajadora baseada em alguma experiência vivida pela pessoa.

Assim, quando ela se deparar com uma situação negativa ou estressante, a ancoragem vai remetê-la para aquele estado emocional estabelecido, trazendo à tona o pensamento positivo e aquela sensação agradável, anteriormente sentida.

Geração de novos comportamentos

Essa técnica da PNL permite que a pessoa consiga aprimorar seus comportamentos, de forma a alcançar seus objetivos. Com o auxílio da sua imaginação, o indivíduo estabelece como gostaria de agir frente a uma situação.

Além disso, ele ainda consegue avaliar se estava agindo da forma correta e, de brinde, consegue encontrar soluções para deixá-lo com o comportamento mais condizente com suas crenças e objetivos.

Rapport

Uma das técnicas mais importantes da PNL. Refere-se a uma sintonia entre dois ou mais indivíduos. No Rapport, acontece uma interação positiva entre eles. Tanto os gestos, quanto a maneira que o diálogo flui devem estar em perfeita sintonia, sem exageros.

O principal objetivo do Rapport é gerar o máximo de empatia entre os envolvidos na situação. Somente dessa forma, é possível estabelecer uma relação mais harmônica.

Cura de fobias

A sensação de medo é algo presente em qualquer ser humano. A grande questão é quando o medo se transforma em fobia, desencadeando uma série de distúrbios emocionais.

Essa técnica da PNL consiste em focar na mente da pessoa que sofre de vários tipos de fobias, inclusive fobias sociais. Primeiro, ela identifica a origem do problema e suas causas. Depois, o elimina por completo da sua mente.

Ponte para o futuro

Trata-se de condicionar a mente da pessoa para enfrentar as mudanças que estão vindo pela frente. Essa técnica faz uma ponte que liga o estado mental presente ao estado que a pessoa deseja. Durante o processo, a pessoa pode “visualizar” toda a sua evolução até atingir o seu objetivo.

Nessa transição, o indivíduo acaba sentindo todas as emoções positivas, o que gera muito mais motivação para se alcançar, de fato, as mudanças necessárias em sua vida.

Ressignificação

Essa técnica tem a função de fazer com que a pessoa “enxergue” sempre o lado positivo de qualquer situação, mesmo que adversa. Na ressignificação, todos os pensamentos negativos, bem como aquela sensação de fracasso, são eliminados por completo.

Bastante usado pela PNL, a ressignificação faz com que a pessoa dê mais ênfase para o lado positivo de cada momento ao invés do contrário. Afinal, tudo na vida tem o seu lado bom, certo?

Metáfora

Uma das vantagens da PNL é a isenção total de julgamentos, independentemente da situação. Mas muitas vezes, a pessoa faz escolhas que a podem prejudicar no futuro.

Por isso, a Metáfora faz uma sugestão de escolha que seja mais viável para a pessoa naquele determinado momento. Ela mostra alternativas antes não percebidas pelo indivíduo, para que ele resolva o seu problema de vez.

Premissas da PNL

São os pressupostos que foram sistematizados como fruto do estudo da estrutura, da observação e da modelagem da excelência humana, segue abaixo nossa explicação detalhada a cada premissa da PNL.

 

O IBND te espera

O IBND oferece soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso. Os nossos cursos de PNL e hipnose são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos, que aprendem de verdade. Em nossa instituição, você pode ficar tranquilo que a sua realização pessoal e profissional está mais do que garantida. Venha aprender com a gente!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK