5 dicas para desenvolver o autoconhecimento

04/04/2020 às 07:11 PNL

5 dicas para desenvolver o autoconhecimento

A evolução pessoal e profissional passa pelo autoconhecimento. Essa habilidade é essencial para se conhecer a fundo, assim é possível equilibrar todos os âmbitos da sua vida.

Muitas pessoas por não treinarem o autoconhecimento acabam alimentando crenças limitantes e isso é extremamente prejudicial para a vida como um todo. Estas crenças e traumas acabam limitando nosso crescimento e nos colocando em situações adversas a todo o momento.

O processo de se autoconhecer é trabalhoso, mas adquirir essa habilidade é essencial para lidar com todas as responsabilidades da vida. O desenvolvimento do autoconhecimento vem com a prática da reflexão sobre as próprias ações e na implementação de novos e melhores hábitos em nossa vida.

Confira as nossas dicas para acelerar o seu processo de autoconhecimento:

Reflita e se questione

A base do autoconhecimento é a reflexão sobre a própria vida. E a partir da reflexão sobre as próprias ações e emoções, surgem questionamentos. E estes devem ser respondidos.

Se questionar e responder os questionamentos é essencial para se conhecer. Assim, você descobrir do que gosta, do que não gosta, quais são seus sonhos, quais são os seus maiores desafios e encontrar os hábitos e as pessoas que prejudicam o seu crescimento.

E esse processo de reflexão e questionamento é contínuo. A cada dia surgem novas situações, que nos provam ou nos mostram o que queremos e o que nos prejudica. Por isso, é importante se manter atento a seus atos e emoções. Assim podemos observar nossos comportamentos para entender como mudar nossos hábitos e se afastar do que não nos faz bem.

Tenha a mente aberta

O que possibilita a melhora é a mudança. E para mudar, se autoconhecer e conseguir implementar novos hábitos, é essencial ter a mente aberta. Estar disposto a mudar de opinião é uma característica de pessoas sábias, como dizia o filósofo Immanuel Kant.

Não quero dizer que você precisa estar mudando de opinião o tempo todo, não é isso! O importante é estar sempre disposto a ouvir novas ideias, descontruir antigos conceitos, tudo através da reflexão e dos questionamentos.

Se pararmos para pensar, ninguém tem as mesmas opiniões que tinha no verão passado, não é mesmo? O mundo é mutável e as pessoas também. Estar sempre buscando conhecimento é fundamental para a vida e com novos aprendizados, maior é a probabilidade de você mudar de opinião ou aprimorar antigas ideias.

Vamos trazer um Mindset mais postivo com essa mente aberta? Conheça nosso Curso de PNL

Cuide de você!

Não devemos viver a vida no “automático”.  É preciso observar os próprios passos, ter tranquilidade para tomar decisões, conseguir reverter situações adversas. Apenas seguir o fluxo de trabalho, a estressante rotina diária não vale a pena. É algo massivo, cansativo que pode nos corroer por dentro, explodindo a desmotivação.

Por isso é muito importante cuidar de si mesmo. Tire um tempo para você! Nem que seja para ficar jogado no sofá sem fazer nada. Reflita sobre sua própria vida, descubra quais são seus maiores desejos e seus maiores desafios.

Dessa maneira, você pode sair da sua zona de conforto, começando a implementar hábitos e a praticar atividades que sejam prazerosas, desafiadoras e estimulantes. Cuidar da própria saúde, do bem-estar físico e mental é importantíssimo, então se preciso procure ajuda.

Comece a fazer as coisas por você, pela sua qualidade de vida. Nesse processo, você se conhecerá bem mais e irá se conectar consigo mesmo, obtendo uma grande evolução em todas as áreas da vida.

Diga NÃO!

Muitas pessoas se apegam a outras pessoas e isso gera uma relação de interdependência. E por isso, muita gente não consegue dizer NÃO. Afinal, isso pode soar como negativo, arrogante e mal.

O problema de dizer sempre SIM é que existem pessoas que se aproveitam disso. E é isso que devemos evitar. Por isso, aprenda a dizer NÃO, questione todas as situações.

Assim, evita ficar sobrecarregado por fazer coisas para os outros. Não estou dizendo para você rejeitar todos os pedidos das pessoas, mas para pensar e escolher o que é válido para você fazer e o que não é.

O NÃO pode ser libertador, ao colocar isso em prática você perceberá que te sobra mais tempo e que você fica com a mente mais tranquila, quando faz apenas o que quer e o que acha que é necessário.

Faça Practitioner em PNL

O Practitioner em PNL é uma metodologia de desenvolvimento humano bastante eficiente para a evolução pessoal e profissional. Este processo tem como uma de suas bases, o estímulo ao autoconhecimento.

Com o Curso de PNL, você pode imergir no autoconhecimento, e de quebra, ajudar os outros, tendo em mãos, ferramentas eficazes de desenvolvimento humanos para auxiliar outras pessoas a mudarem de vida e conquistarem os seus objetivos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®