Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que significa resiliência?

08/12/2020 às 19:58 PNL

O que significa resiliência?

Nos últimos anos, o termo resiliência ficou bastante conhecido. Porém, o significado dessa palavra ainda é uma incógnita para muitos. Aqui, vamos explicar como a resiliência pode ser uma característica importante na sua formação e o quanto isto pode contribuir para a sua evolução pessoal e profissional.

Significado de resiliência

A palavra resiliência tem origem na física. Ela está a relacionada com a propriedade que alguns corpos possuem de retornar a sua forma original depois de sofrer algum tipo de deformação elástica.

No meio do desenvolvimento pessoal, resiliência tem um sentido bem semelhante. Ela é tida como a capacidade que uma pessoa possui de lidar com as suas emoções, se adaptar rápido a mudanças, ter força de vontade para superar obstáculos e encarar desafios e resistir à pressão em momentos adversos.

Segundo o psicólogo Robert Brooks, pessoas resilientes tem mais controle sobre suas vidas e estão mais dispostas a enfrentar e assumir riscos. Indivíduos com essa característica também tendem a desenvolver e manter relacionamentos saudáveis baseados em confiança e reciprocidade.

Principais características das pessoas resilientes

Será que você é uma pessoa resiliente? Você não sabe? Então, abaixo vamos listar algumas das principais características que uma pessoa com bom nível de resiliência geralmente possui. Confira abaixo:

Autoconfiança

Pessoas resilientes costumam ter mais conhecimento sobre si próprias. Isso se deve a busca pelo autoconhecimento. Estes indivíduos sabem quais são as suas capacidades e onde devem melhorar. Isso é importante para se tornar uma pessoa mais confiante. 

Como isso, a autoconfiança é uma habilidade comum para pessoas resilientes. Por entenderem suas capacidades e conhecerem o seu potencial, estas pessoas confiam mais em si, por isso estão mais dispostas a encarar desafios e buscam se superar sempre.

Otimismo

Sabe aquela analogia do “copo meio cheio” e do “copo meio vazio”, então pessoas resilientes sempre buscar ver o lado positivo das coisas. Mesmo em momentos adversos, pessoas resilientes conseguem tirar proveito dos erros e das oportunidades que surgem.

O pensamento positivo é um aliado fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Por isso, pessoas resilientes encaram a vida com mais leveza, sempre buscando enxergar o lado bom de tudo que acontece ao seu redor.

Conheça o nosso curso de PNL.

Inteligência emocional

Outra característica comum é um bom nível de inteligência emocional. Essa habilidade ajuda pessoas a controlarem melhor suas emoções. Por isso, já dissemos aqui que pessoas resilientes conseguem lidar melhor com as próprias emoções e resistem a pressão em momentos difíceis.

 Para além da inteligência emocional, as pessoas resilientes também desenvolvem a empatia. Elas conseguem se colocar no lugar dos outros sem fazer julgamentos e assim compreendem melhor o lado do outro, construindo relacionamentos com base em sinceridade, companheirismo e confiança.

Persistência

Pessoas resilientes também são persistentes. Elas não descansam, enquanto não encontram uma forma de conquistar seus objetivos. Desistir após um erro não é uma opção, resilientes possuem força de vontade para se refazer do fracasso e seguir em frente.

Essa é uma das principais características da resiliência, se adaptar as mudanças, de certa forma, ser imune a fracassos. Pessoas com essa característica buscam enfrentar grandes desafios motivados por seus sonhos e objetivos.

Como se tornar uma pessoa resiliente

Se interessou pela resiliência? Quer entender como se tornar uma pessoa resiliente? Então, leia os próximos tópicos do texto. A resiliência é uma característica que pode ser desenvolvida no decorrer da vida, abaixo daremos algumas dicas simples para ser mais resiliente, confira:

Seja flexível

Pessoas resilientes estão sempre prontas para desafios. Uma maneira de se preparar para situações do dia a dia é conseguir ser flexível. É preciso se sentir o mais confortável possível para não ser pego de surpresa com mudanças.

Se adaptar rápido é uma característica da resiliência. Para isso, ser flexível é um ponto importante, pois lhe dá a capacidade de reajustar objetivos e metas, repensar alguma prática e testar novas ideias com maior facilidade.

Aprender com os erros

A maioria das pessoas culpa os outros pelos seus erros e estão sempre arrumando desculpas para justificar o fracasso. Uma pessoa resiliência age de maneira diferente, ela é persistente e sempre buscar entender o seu erro.

Por isso, aprender com os erros é uma dica importante para desenvolver a resiliência. É essencial que você consegue enxergar os seus próprios erros, sem se culpar, e buscar entender a origem do seu revés. Somente assim, você pode acertar da próxima vez e não repetir o resultado anterior. Essa é a melhor maneira de recomeçar.

Encontre formas de aliviar a tensão

O estresse está muito presente no nosso dia a dia. O cotidiano de trabalho é altamente estressante, isso aumenta a pressão em situações adversas. Por isso, é essencial encontrar maneiras de aliviar a tensão, como por exemplo, meditação, terapia ou fazer algum hobby.

Essa é a melhor forma de liberar a tensão e responder melhor as questões do dia a dia.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

O IBND possui uma formação em PNL completa, aprenda tudo sobre a programação neurolinguística e transforme a sua vida e a vida de outras pessoas.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®