História da Cielo: conheça um pouco mais sobre ela

01/12/2020 às 20:59 PNL

História da Cielo: conheça um pouco mais sobre ela

Os constantes avanços tecnológicos nos permitiram fazer pagamentos com mais segurança, rapidez e comodidade. E toda essa imensa praticidade impulsiona bastante os negócios. Mas tudo isso é fruto de uma ideia bem pensada na hora exata que, se bem planejada, pode dar muito certo.

Um bom exemplo de tudo que mencionamos acima é a Cielo. Elaboramos esse post que vai contar um pouco da história dessa inovadora empresa, que oferece soluções que ajudam milhares de empreendedores a vender muito mais no dia a dia. Acomode-se no sofá que lá vem mais uma boa história!

Cielo: ideia inovadora para fazer pagamentos

A história de sucesso da Cielo, que é de origem brasileira, começa em 1995, quando a Visa Internacional, Bradesco, Banco do Brasil, os já extintos Banco Real e Banco Nacional, decidiram se unir para modernizar o sistema de pagamentos em todo o país, que já era considerado bastante defasado. Manter o pensamento positivo perante a inovação é primordial. 

Dessa forma, nascia a VisaNet Brasil (mais tarde se chamaria Cielo), que tinha o objetivo de deixar todas as transações financeiras mais práticas, rápidas e, sobretudo, seguras. Como a Visa dominava o mercado de cartões de crédito no Brasil e em boa parte do mundo, deu-se início ao uma intensa campanha de marketing por parte da empresa.

As estratégias foram certeiras e, cerca de um ano depois, já eram mais de 100 mil estabelecimentos comerciais que formavam uma rentável rede de afiliados, que eram ligados à rede VisaNet. Nessa época, aconteceu um “boom” de cartões de crédito emitidos pelos bancos criadores do novo sistema de pagamentos.

Mudança de nome e rápida expansão no mercado brasileiro

Em meados de 1999, a VisaNet acabou conseguindo uma considerável expansão dos negócios, se tornando líder nesse promissor segmento. Mas isso só foi possível por causa dos inovadores produtos lançados, como o Visa Electron, o Visa Vale Pedágio e o Visa Vale Alimentação ou Refeição. 

Todos esses modernos produtos (cartões eletrônicos com chips e tarjeta magnética) revolucionaram o mercado de pagamentos em todo o Brasil, de uma vez por todas. No início dos anos 2000, já era possível realizar pagamentos sem precisar estar com dinheiro vivo em mãos. De fato, essa tecnologia chegou para ficar.

Em 2009, a VisaNet passou oficialmente a se chamar Cielo. Mesmo diante da concorrência de outras empresas do segmento, a Cielo se manteve firme e forte e, em 2010, a marca já tinha conquistado cerca de 2,2 milhões de clientes que tinham cartões com a bandeira Mastercard. A Cielo iria dominar ainda mais o mercado.

Mais inovação nos produtos Cielo

Apesar de todos os desafios, principalmente em driblar a concorrência, a Cielo sempre inovava com o lançamento de novos produtos no mercado brasileiro. Diversas e modernas soluções financeiras para pagamentos de pessoas física e jurídica acabaram dando certo por aqui.

A máquina da Cielo estava cada vez mais presente na maioria das empresas. Em 2012, a Cielo inovou ainda mais e implantou a opção de crediário em sua moderna máquina. Além disso, a marca ainda lançou uma plataforma que combatia fraudes em lojas de e-commerce, que é algo bastante comum, principalmente na hora de fazer pagamentos.

Já em 2014, a Cielo, que já tinha causado uma revolução digital dos meios de pagamento no Brasil, disponibilizou uma solução que autorizava pagamentos eletrônicos feitos em outras moedas. O programa CIELO FIDELIDADE também foi criado com o intuito de convencer pequenas e médias empresas a optarem pela máquina da Cielo. A estratégia acabou dando muito certo.

Inauguração da primeira loja física e mais negócios

Ainda em 2014, com os negócios indo a pleno vapor, a Cielo inaugura a sua primeira loja física em São Paulo. O local oferecia prestação de serviços a empresas parceiras, bem como a venda de produtos. O sucesso foi tão grande, que a Cielo abriu mais três lojas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Por volta de 2016, com o crescimento constante das startups que ofereciam modernos serviços financeiros, a Cielo não perdeu tempo e inovou mais uma vez. A marca lançou uma nova linha de produtos, dentre eles, a máquina CIELO LIO, que auxiliava na gestão de pequenos negócios, além de receber pagamentos.

Em 2017, a máquina CIELO FLASH, que oferecia duas conexões distintas com a internet, comprovante de pagamento impresso e bateria com 6 horas de duração, foi um dos recordistas de vendas entre os comerciantes. Mais uma vez, a inovação se faz necessária no mundo dos negócios, em que a psicologia organizacional também é importante. 

A Cielo domina o mercado

Mesmo com milhares de clientes utilizando seus modernos terminais, a Cielo lança, em 2018, a CIELO ZIP. Essa máquina realiza diversos tipos de transações financeiras, aceita todas as bandeiras do mercado, pagamento por aproximação do cartão, envio de comprovantes via SMS e ainda permite o recebimento do valor das vendas em conta bancária.

Outra inovação que foi a sensação do momento foi a CIELO LIO+, que combina um smartphone com uma máquina de cartão integrada, se tornando uma solução altamente eficaz, quando o assunto era fazer pagamentos. A novidade chegou recheada de modernos recursos.

Em 2019, surge o CIELO PAY, um banco digital que permitia a realização de diversas operações financeiras através de contas de pagamento. Por meio de um aplicativo gratuito, os comerciantes poderiam receber pagamentos, dentre outras comodidades, sem a necessidade de ter uma máquina de cartões.

As cifras da Cielo

Conheça os números da Cielo e inspire-se um pouco mais:

  • Faturamento de 11,68 bilhões de reais em 2018;
  • Volume financeiro das transações de 190 bilhões de reais em 2019;
  • Lucro de 3,28 bilhões de reais em 2018;
  • 2.400 colaboradores no Brasil;
  • Valor de mercado em 2019 de 20,8 bilhões de reais.

Está vendo como inovação constante nos negócios para atender as necessidades do público sempre dá certo? A Cielo é a prova disso.

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK