Conheça a história do YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo

10/12/2020 às 11:59 PNL

Conheça a história do YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo

Atualmente, conteúdos em vídeo estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. O número de vídeos postados na internet e nas redes sociais aumenta a cada dia e acabam viralizando com uma velocidade assustadora. Mas quando pensamos em vídeos, o YouTube vem à nossa mente, certo?

Por isso, vamos te contar a história dessa moderna plataforma de vídeos. Saiba porque ela faz tanto sucesso entre os internautas e como surgiu a brilhante ideia de criar um projeto que acabou caindo na graça de milhares de pessoas em todo o mundo. Senta aí que lá vem mais história!

YouTube: início bem modesto

Mesmo que não possa parecer, o início do YouTube aconteceu nos EUA e foi bastante modesto para a época. Em fevereiro de 2005, os amigos Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim tiveram a brilhante ideia de criar uma plataforma de compartilhamento de vídeos na internet.

Como os três já tinham trabalhado na plataforma PayPal, a familiaridade com a área da informática já era grande. Chad era um competente designer e Chen e Karim eram programadores. Mas foi em uma festa que surgiu a ideia de criar um site que permitiria assistir vídeos na internet. A inteligência financeira dos jovens foi fundamental. 

Durante o evento, os três futuros empresários de sucesso debatiam sobre essa dificuldade existente na época: nascia o YouTube. A primeira home page da plataforma era bem simples e não se parecia em nada com o layout atual, que é recheado de recursos. Mas mesmo assim, acabou fazendo um relativo sucesso.

Ascensão meteórica do YouTube

Ainda em 2005, o YouTube acabou chamando a atenção dos internautas e de grandes empresas que queriam ter mais visibilidade no mundo digital. A gigante Nike foi uma das pioneiras a marcar presença no YouTube. Os criativos vídeos sobre os seus produtos na internet aumentaram bastante as vendas da empresa.

Mesmo com o sucesso cada vez mais crescente, bem como a procura de grandes empresas para postagem de conteúdos em vídeos, o YouTube fez algumas inovações em sua página principal, deixando-a ainda mais atraente e organizada, destacando os principais vídeos e outras funções importantes.

Em 2006, depois de alguns investimentos e melhorias, a plataforma já contabilizava cerca de 2 milhões de visualizações por dia e 200 mil usuários registrados em todo o mundo. Um sucesso impressionante, já que se tratava de um site que não aceitava uploads acima de 100 megabytes.

Compra pelo Google e mais inovações

Depois de um ano e meio de fundação, o YouTube apresentava um enorme crescimento e se tornou a sensação do momento. A plataforma acabou chamando a atenção do Google, que comprou o YouTube por cerca de 1,65 bilhão de dólares, em outubro de 2006.

Toda a equipe responsável por manter o YouTube no ar foi mantida, para que o serviço de altíssima qualidade continuasse sendo oferecido a um número de usuários cada vez maior. Em 2007, a plataforma dá as caras no Brasil e promove o seu primeiro YouTube Awards, que premiava os melhores vídeos postados naquele ano.

Foi aí que a plataforma resolveu pensar “fora da caixa” e descobriu que era possível aumentar bastante o seu faturamento, bem como o de quem postava vídeos. Um programa de parcerias é criado, que pagava direitos autorais, bem como a exibição de anúncios dentro dos vídeos. Foi um sucesso catastrófico.

Crescimento cada vez maior da plataforma

Os anos de 2008 e 2009 foram marcantes para o YouTube: vídeos em 480p, a criação da versão mobile da plataforma, o surgimento de vídeos em HD e o recurso que permitia o reconhecimento de fala, foram as principais melhorias nesse poderoso site, que se tornava cada vez mais famoso.

Nessa época, o YouTube alcança a significativa marca de 1 bilhão de vídeos assistidos por dia no mundo. Já em 2010, mais uma dose de resiliência e inovação no sistema: os usuários poderiam dar likes/deslikes e até alugar filmes completos. A plataforma, que ficava cada vez mais moderna, se tornava o terceiro site mais acessado de toda web.

Em 2011, os famosos vídeos ao vivo se tornaram uma realidade para os usuários do YouTube. Já em 2012, a plataforma de vídeos mais famosa do planeta apresentou um novo layout que é bastante parecido com o atual. O design para o formato mobile também sofreu pequenos ajustes, permitindo uma maior interação com o público.

Mais novidades na plataforma de vídeos

Ainda em 2012, o YouTube faz outra significativa modificação, passando a privilegiar mais o tempo que os internautas passavam assistindo do que a quantidade de visualizações dos seus vídeos. A lógica de raciocínio era simples: quanto maior a duração do conteúdo, mais tempo as pessoas estariam conectadas à plataforma.

E isso foi o estopim para bombar diversos tipos de vídeos no YouTube, aumentando ainda mais o faturamento. Em 2014, mais novidades: vídeos a 60 frames por segundo e, em 2015, foi a vez dos vídeos em 360º aparecerem e a versão do YouTube RED, com séries exclusivas e possibilidade de visualizações offline.

Hoje em dia, o YouTube é uma moderna vitrine da internet que sofre inovações constantes. Pode-se encontrar conteúdos em vídeos sobre milhares de assuntos de diversas áreas do conhecimento. Vários influenciadores digitais são referência nessa plataforma, conquistando uma legião de seguidores.

Em 2019, o site contava com cerca de 2 bilhões de usuários conectados por mês e teve um faturamento de 15 bilhões de dólares. Mais inspiração do que isso não precisa, certo?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK