O que é e como superar a dependência emocional

19/07/2020 às 11:25 PNL

O que é e como superar a dependência emocional

A dependência emocional é algo que pode impactar negativamente a vida de qualquer pessoa e impedir que ela construa relacionamentos saudáveis. Esse tipo de dependência é mais comum em pessoas que alimentam crenças limitantes e sempre as usam para justificar a sua forma de pensar e agir.

O que é dependência emocional?

A dependência emocional acontece quando uma pessoa começar a planejar a sua vida criando expectativas e projetos que envolvem outra pessoa. Assim, ela começa a criar uma dependência, ela precisa desta outra pessoa para ser feliz, para se sentir bem e em muitos casos até para tomar decisões simples.

Um dependente emocional é uma pessoa que tem bastante dificuldade em assumir a responsabilidade pela própria vida e com isso não costuma assumir os efeitos dos seus atos. Dessa maneira, ela sempre espera que outras pessoas lhe digam o que fazer por medo de ser rejeitada onde vive.

As pessoas que desenvolvem a dependência emocional acabam vivendo em prol de outras pessoas. Elas sempre precisam da opinião e das ordens de outras pessoas para agir e se sentirem bem.

Com isso, quando o dependente se sente rejeitado, ele fica desmotivado e com medo de tomar decisões se mantendo estagnado.

A dependência emocional faz as pessoas deixarem de agir, como uma espécie de paralisia. O dependente se torna refém de outras pessoas e isso é extremamente maléfico para ele, com o tempo a tendência é de piora e isso pode levá-lo a cometer ações impensantes para agradar ou chamar a atenção.

Como superar a dependência emocional?

Superar a dependência emocional é possível com um bom trabalho prático. Abaixo, listamos algumas dicas importantes que o dependente emocional deve seguir para conseguir superar esse problema. Confira:

Se conscientize do problema!

O dependente emocional é uma pessoa que vive em função de outra e acredita que não conseguiria viver sem ela. O primeiro passo para superar o problema é se conscientizar sobre ele. Perceba o seu nível de dependência e identifique a dependência emocional em você.

Este é o primeiro ponto para conseguir superá-la. Não adianta tentar agir para sair da dependência emocional, sem se conscientizar que, de fato, você possui um problema.

Se libertar disto, depende de você e primeiro você deve entender que possui esse problema e precisa extingui-lo de sua vida.

Conheça a nossa Formação de Coaching.

Fortaleça a sua autoestima

A dependência emocional surge por conta de alguns sentimentos bem característicos como a carência, a insegurança e o apego à outra pessoa. Todos estes fatores são desenvolvidos por pessoas que possuem baixa autoestima.

Por isso, é importantíssimo trabalhar a autoestima. Busque com o auxílio do coaching e da PNL, mudar a sua forma de pensar, adotando críticas positivas a você.

Se aceite da forma que você é e valorize o que você se tornou. Isso é possível com a adoção de novos hábitos e de um novo mindset.

Um bom curso de PNL é uma saída para aprender técnicas da Programação Neurolinguística. 

Trabalhe também o autoconhecimento e a autoconfiança

A melhor maneira de melhorar a autoestima é desenvolver o autoconhecimento. Reflita sobre suas ações e as suas experiências, assim você se conhecerá profundamente e poderá entender porque passou a agir de certa forma e como suas ações lhe prejudicam.

A busca pelo autoconhecimento também lhe ajudará a encontrar suas qualidades. Ao refletir sobre suas experiências, você conseguirá perceber suas habilidades e assim poderá desenvolver a autoconfiança.

Dessa maneira, mesmo que outras pessoas queiram lhe colocar para baixo e alimentar a sua dependência, você terá meios de se afirmar, sendo uma pessoa autoconfiante e de autoestima elevada.

Com novos hábitos, você e todos ao seu redor perceberão as mudanças com o passar do tempo.

Busque ajuda!

Para muitas pessoas, superar a dependência emocional é algo extremamente difícil. Mesmo que elas se conscientizem do problema, sozinhas elas não conseguem se desvencilhar da dependência.

Nestes casos, a melhor coisa a fazer é buscar ajuda. Você deve saber que não precisa passar por esse processo sozinho.

Procure profissionais experientes que possam lhe escutar, lhes deem as orientações necessárias e possam acompanhar a sua jornada em prol de sua recuperação da dependência emocional.

A dependência emocional é um problema que pode afetar qualquer pessoa, portanto não se julgue achando que é a única que passa por isso. Qualquer um em qualquer momento da vida está sujeito a se tornar um dependente emocional. Procure ajuda e entenda que você precisa dos outros, mas que deve confiar em si mesmo para ser feliz.

Você só depende de você, mais ninguém irá substituir o amor que você deve nutrir por si mesmo.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Quer aprender mais sobre técnicas e ferramentas para desenvolver habilidades socioemocionais importantes? Faça nossa Formação Practitioner em PNL. Aqui no IBND, você aprenderá a aplicar todos os recursos da PNL para melhorar a sua vida e ajudar a vida de outras pessoas. Conheça a nossa Formação de Coaching.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK