O que é inteligência emocional?

06/12/2020 às 21:58 PNL

O que é inteligência emocional?

Se você não, com toda certeza, você já ouviu falar sobre inteligência emocional. Essa habilidade é uma das mais importantes no mercado corporativo, sendo bastante requisitada por empresas. Essa competência é essencial para o nosso sucesso pessoal e profissional.

Aqui neste artigo, você vai entender o que é inteligência emocional, quais são os seus benefícios e como você pode desenvolver essa habilidade.

Um dos livros mais atualizados sobre o assunto, a obra “Inteligência Emocional 2.0”, revela estudos que apontam que a busca por profissionais com alto nível de inteligência emocional será até seis vezes maior nos próximos anos.

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de administrar as próprias ações e a partir disso compreender as emoções de outras pessoas. Essa é a melhor forma de construir e manter relações saudáveis, fazer escolhas conscientes e ter mais qualidade de vida.

Reconhecer e lidar com as emoções é fundamental para utilizar a inteligência emocional ao seu favor. A maioria das pessoas não consegue controlar as próprias emoções, elas sucumbem ao mal humor, ao estresse e as situações adversas.

Por que é importante para desenvolver a Inteligência Emocional?

Os desafios do dia a dia nos põem a prova a todo momento! O estresse cotidiano pode ser extremamente prejudicial as nossas emoções, se não soubermos controlá-las. Estamos sendo avaliados e cobrados o tempo todo, por isso é tão importante aprender a desenvolver a inteligência emocional.

Quem vive sob pressão e forte estresse precisa encontrar formas de manter o equilíbrio emocional. As emoções nos impactam diariamente ou indiretamente e por isso precisamos compreendê-la e reagir a elas da maneira certa.

Segundo dados do Isma-BR, nove a cada dez trabalhadores brasileiros apresentam sintomas como crises de ansiedade e depressão. Isso também aponta como desenvolver a inteligência emocional é importante para fugir destes distúrbios que podem distorcer emoções e acentuar o desequilíbrio emocional.

Quais são os principais benefícios da inteligência emocional?

Todos queremos controlar as nossas emoções, nem sempre conseguimos, mas precisamos encontrar formas para conseguir. Ter um alto nível de inteligência emocional é um fator fundamental para o nosso bem-estar e pode trazer diversos benefícios, como veremos abaixo:

Autoconfiança

A autoconfiança é uma habilidade importantíssima. Ela consiste em nos mostrar maneiras de estarmos sempre confiantes. Isso é fundamental para o nosso bem-estar e pode ser desenvolvido por meio da inteligência emocional.

 Automotivação

Além da autoconfiança, outro fator importante que pode ser desenvolvido com a inteligência emocional é a automotivação. O controle pleno das emoções nos permite entender e aceitar as nossas capacidades, o que é essencial para que nós possamos encontrar argumentos para nos motivar a continuar seguindo em frente.

Conheça o nosso curso de PNL.

Equilíbrio emocional

Como já dissemos aqui, o principal objetivo da inteligência emocional é o equilíbrio emocional. No processo de desenvolvimento pessoal, entender e lidar com as próprias emoções é fundamental. Demonstrar equilíbrio é algo que devemos conseguir a qualquer momento e independente da situação.

Autoconhecimento

Não há como ter um alto nível de inteligência emocional, sem desenvolver o autoconhecimento. Por isso, a busca por essa habilidade leva a conquista da outra. E ambas são cruciais para o nosso crescimento pessoal e profissional.

Como desenvolver a inteligência emocional?

De acordo com o pai da inteligência emocional, Daniel Goleman, existem alguns pilares fundamentais para desenvolver essa habilidade, como veremos abaixo:

Reconhecer as suas emoções

Entender e reconhecer as suas emoções é o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional. Ter consciência do que você sente é essencial para conseguir controlar as próprias emoções.

Ter total clareza sobre seus sentimentos, segundo Goleman, é o fator mais importante para atingir um alto nível de inteligência emocional. Isso é essencial para fazer a gestão emocional dos seus sentimentos e comportamentos.

Desenvolva a empatia

A empatia também é essencial para a inteligência emocional. Se por um lado, controlar as próprias emoções é importante, compreender e respeitar as opiniões dos outros é tão importante quanto.

Desenvolver a empatia é um dos passos para atingir um alto nível de inteligência emocional. A empatia no ambiente de trabalho ou na vida pessoal é uma habilidade importante, sendo fundamental para construir relacionamentos saudáveis.

Construa relacionamentos com base na confiança

Entenda que a base de qualquer relacionamento é a confiança. Dessa maneira, construir um relacionamento saudável depende da sinceridade, do companheirismo e do respeito. A construção de relacionamentos baseados na confiança é essencial para lidar com as emoções.

Como vemos ao longo do texto, a inteligência emocional é a melhor forma para controlar as próprias emoções. Em um mundo tão corrido, pensar na saúde mental é essencial para conseguir sobreviver a estes tempos tão difíceis.

Dentre as habilidades mais importantes, a inteligência emocional é uma das características mais fundamentais para a formação de um ser humano no século 21.

O coaching e a PNL são duas formas de lhe ajudar a desenvolver a inteligência emocional.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND temos uma Formação em PNL completa. Nosso curso é ministrado por profissionais experientes no ramo de desenvolvimento pessoal e a nossa metodologia de ensino foca em fazer o aluno absorver o máximo de conhecimento teórico e prático. Conheça o nosso curso de PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK