Como podemos lidar com pessoas céticas usando a PNL

04/05/2020 às 15:59 PNL

Como podemos lidar com pessoas céticas usando a PNL

Aprenda a conviver com pessoas cujo o ceticismo é a marca registrada, com a ajuda da PNL

Conviver diariamente em casa ou no trabalho com pessoas céticas pode algo desafiador e, ao mesmo tempo, bastante estressante. Se deparar com todo aquele negativismo, principalmente quando se está entusiasmado com alguma ideia, pode ser desanimador, na maioria das vezes.

Mas a PNL pode te ajudar a ter uma convivência mais harmônica com pessoas céticas e deixar o dia a dia pouco mais fácil.

Preparamos esse post que vai te mostrar como isso é possível e sem grandes dificuldades. Prepare uma boa xícara de café e aproveite ao máximo a leitura!

O que é PNL?

A PNL, que é a abreviatura de Programação Neurolinguística, é uma metodologia bastante usada em todo o mundo e que tem como principal objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo.

A PNL faz com que todos os comportamentos negativos que estejam impedindo o seu progresso, sejam definitivamente eliminados da sua vida.

Além de fazer uma espécie de remodelagem positiva em nossos comportamentos, a PNL aprimora a nossa comunicação, deixando-a mais clara e eficiente.

Por ter o foco diretamente nas emoções humanas, essa técnica ainda nos ensina a ter mais controle sobre nossas emoções, através do autoconhecimento.

A Programação Neurolinguística elimina, de forma efetiva, todas as nossas crenças limitantes, ou seja, aqueles obstáculos que nos impedem de alcançar nossas metas e objetivos de vida.

Por isso, pessoas que são submetidas a ela são muito mais felizes e realizadas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Quer saber mais sobre o que é PNL? Leia esse nosso artigo e descubra ainda mais.

Quer saber como convencer pessoas céticas? Use a comunicação

Pode até não ser uma tarefa fácil, mas ser convincente com uma pessoa cética pode ser bem possível. Como são pessoas mais pessimistas, não basta apenas um simples raciocínio lógico da sua parte para que os céticos concordem com você.

Tudo depende da sua argumentação e até da sua entonação durante a conversa. Se ambos estiverem na medida certa, pode funcionar bastante.

Bajulações e insistências pouco resolvem e podem causar ainda mais irritação da outra parte que, além de aumentar o ceticismo, pode deixar a situação ainda mais degradante e constrangedora.

Por isso, a PNL incentiva o uso da comunicação inteligente ao seu favor, pois muitas vezes, a forma como você transmite sua mensagem pode estar deficiente.

Como uma Formação em PNL, ela aprimora a nossa comunicação e você vai aprender a notar como sua mensagem é recebida e fazer os devidos ajustes para que ela seja mais clara da próxima vez.

Por isso, se durante uma conversa com um indivíduo cético, você observar que ele ficou irritado ou na defensiva, tente transmiti-la de uma outra forma que seja mais suave para quem recebe.

Ter outros pontos de vista é fundamental

Outra tática inteligente que pode ser usada para convencer pessoas céticas é a avaliação de outras opiniões, que também podem fazer sentido.

Nessa estratégia de abordagem, podemos definir três posições distintas: a primeira pessoa, que profere o discurso; a segunda pessoa, que é o ouvinte; e uma terceira pessoa, que é apenas um observador alheio à conversa.

O principal desafio da primeira pessoa (você) é se “enxergar” nos lugares das outras duas pessoas.

Para estar no lugar da segunda pessoa (interlocutor), é necessário usar o rapport (já discutido em outros posts), para se conseguir mais empatia e comportamentos mais condizentes com a sua proposta, deixando o diálogo mais fluído.

Para você estar no papel da terceira pessoa (expectador), é necessário ter uma opinião imparcial e fazer uma minuciosa análise do que realmente falta para que haja um acordo entre as duas pessoas que estão estabelecendo o diálogo.

Isso pode ser crucial para que você consiga lidar ou convencer qualquer indivíduo cujo o ceticismo é alto.

PNL e Inteligência emocional: essa parceria funciona

O uso da inteligência emocional está ligado com as soft skills, que a PNL nos ajuda a desenvolver de uma forma extraordinária.

Uma outra dica para convencer pessoas céticas é a mudança do seu discurso durante o diálogo, de forma que a outra parte se torne mais receptiva.

Além do uso do rapport, que vai criar um comportamento mais empático da outra parte, é possível mudar o “tom” das suas palavras.

Usando a sua inteligência emocional, você pode deixar o seu discurso apelando para o lado emotivo ou racional, sempre se baseando no perfil do seu interlocutor, no qual está mantendo a interação.

Quando existe total sintonia em um diálogo, principalmente com pessoas mais céticas, as chances de convencimento podem ser enormes.

Desde o tom de voz até pequenos gestos durante o diálogo, podem ser fatores determinantes para que até as pessoas mais céticas sejam convencidas com os seus argumentos. Mas só não vale demonstrar exageros, combinado?

Pensou em PNL? Venha para o IBND

Está vendo que lidar ou convencer pessoas céticas pode não ser tão difícil quanto se imagina? Por isso, queremos ter fazer um convite: venha aprender PNL no IBND e fazer parte de uma instituição que tem preço justo e prioriza o seu aprendizado.

Oferecemos soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional.  

O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos. As Formações em PNL e hipnose do IBND são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

Aqui, o seu sucesso e a sua felicidade são os compromissos que temos com você. Estamos te esperando


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®