PNL: conheça a técnica de ancoragem

06/08/2020 às 13:40 PNL

PNL: conheça a técnica de ancoragem

A técnica de ancoragem é uma das mais populares ferramentas de PNL. Entre os diversos recursos da programação neurolinguística para reprogramar o nosso cérebro e as âncoras são uma das técnicas mais requisitadas em situações de ressignificação de traumas, eliminação de crenças limitantes e implementação de novos hábitos.

Mesmo sem saber a PNL, criamos âncoras a todo momento. E inconscientemente acabamos criando condições favoráveis e desfavoráveis de lidar com diferentes situações do dia a dia.

A PNL nos ajuda a entender como usar as âncoras de forma positiva, nos mostrando como criá-las conscientemente.

Conceito da ancoragem

A metáfora da ancoragem está relacionada às âncoras de navios e barcos. Em embarcações, a âncora é uma ferramenta essencial, são elas que manter o barco sob controle.

Sempre que o barco correr o risco de ser levado pela correnteza ou que for a hora de parar para alguma ação específica, a âncora é usada para manter a embarcação firme.

As âncoras na PNL tem função semelhante às usadas em barcos. Elas são pontos que geram um estímulo, uma resposta a um certo acontecimento, criando uma relação entre causa e efeito.

O que acontece quando é usado a técnica de ancoragem?

Vamos dar dois exemplos a seguir, para mostrar o efeito positivo e negativo que as âncoras podem ter em sua vida. Imagine que você uma pessoa muito querida tenha falecido e que na hora que você recebeu a notícia estava tocando uma música que você pouco conhece.

Por mais que você não conheça ou não gosta da música ou do estilo, sempre que ouvi-la irá se recordar daquele momento. Logo por mais alegre e contagiante que seja a música, e independente do momento que você a ouça, você sempre irá associá-la a perda de uma pessoa querida e ficará triste.

Agora imagine que você não passou em uma prova importante, mas que seu pai tenha feito um discurso e dito uma frase marcante, enfatizando que você não deve desistir e que irá realizar o seu sonho.

Você pode usar esta lembrança sempre que estiver em uma situação difícil ou de superação, basta que você fixe a imagem e lembre claramente das palavras do seu pai.

Isso servirá para lembrar sua capacidade, estimulará sua motivação e você poderá se concentrar no que precisa fazer no momento. Esse é um exemplo positivo do uso consciente da ancoragem na PNL.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Uso da ancoragem no cotidiano

A âncora precisa estar clara em sua mente para que funcione de maneira positiva. E isso se deve a dois fatores: a repetição e a força da imagem em sua mente. Uma âncora precisa ser única e marcante para que possa ter o efeito desejado.

Os casais, por exemplo, costumam ter uma música, um filme ou um lugar especial, algo que marque o relacionamento. Assim, mesmo que não estejam juntos, sempre que eles ouvirem a música do casal, por exemplo, eles lembraram do seu amor de uma forma positiva, relembrando como o relacionamento começou.

A ancoragem também é muito usada na publicidade. Um exemplo claro é o da Coca Cola. Se pararmos para reparar, os comerciais da Coca Cola sempre enfatizam momentos em família.

De tanto ver estes comerciais na televisão, acabamos associando o refrigerante a momentos de lazer e de alegria em família. É algo natural.

Benefícios da ancoragem para a sua vida

A âncora pode nos ajudar em diversos momentos da nossa vida. Com a ajuda de um curso de PNL, você pode aprender a usá-las nos momentos certos e da forma correta. Conheça os principais benefícios da técnica de ancoragem abaixo:

Estímulo e motivação

As âncoras são uma forma de dar uma boa resposta em momentos difíceis. O estímulo positivo de uma âncora pode lhe ajudar a enfrentar grandes desafios da sua vida.

Em um dos exemplos do texto, vemos um discurso de um pai como âncora para que o filho acreditasse na sua capacidade, imagine ter uma âncora forte como esta em uma prova? Você ganharia uma motivação instantânea.

Controle emocional

A âncora também pode te ajudar a se manter no eixo. Digamos que você esteja no meio de um conflito, ter uma âncora forte lhe ajuda a controlar suas emoções, evitando que você faça ou diga algo errado em um momento de tensão.

Isso pode lhe ajudar também a diminuir o estresse e enxergar os momentos mais racionalmente.

Autoconfiança

Se sentir confiante é essencial para o sucesso! As âncoras nos ajudam a alimentar a nossa autoconfiança. Sempre que enfrentamos momentos difíceis, devemos lembrar de lembranças fortes e positivas, isso pode nos ajudar a reconhecer as nossas próprias habilidades. 

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL

Aqui no IBND possuímos uma formação completa em PNL. Aprenda e aplique todos os recursos da programação neurolinguística e transforme a sua vida e a de outras pessoas. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK