Principais benefícios da Hipnose: 4 motivos para fazer Hipnose

03/07/2020 às 09:20 Hipnose

Principais benefícios da Hipnose: 4 motivos para fazer Hipnose

Você já conhece a hipnose? Ainda não? Pois aqui, você entenderá melhor sobre essa técnica e entenderá quais são os seus benefícios. A hipnose é um processo bastante eficiente para diversos fins. Durante a terapia, o hipnotizado pode experimentar novas percepções, sensações e comportamentos.

O que é a Hipnose?

A hipnose é uma técnica aplicada por um profissional que consiste em levar a pessoa a um estado de transe, o que aumenta o seu foco e lhe traz as possibilidades de se conhecer melhor, relembrar situações passadas com riquezas de detalhes, ressignificar traumas e superar medos.

O processo da hipnose é bem natural, não há nada de misterioso ou novo. O estado do transe hipnótico é um estado comum ao corpo humano, nós mesmos podemos entrar no transe sozinhos, se soubermos como fazer isso. Isso acontece através do relaxamento e da imaginação, é assim que os profissionais hipnotizam os seus pacientes.

Nesse estado de concentração profunda, as pessoas hipnotizadas conseguem relembrar situações do passado, trabalham sua mente para induzir hábitos mais saudáveis, entre outros fins.

Como falamos acima, o estado de transe é normal para o corpo humano e muitas vezes também praticam a auto hipnose, quando sozinhas conseguem entrar neste estado.

Veja, por exemplo, esse tratamento utilizando a Hipnose e a PNL.

Conheça abaixo os principais benefícios da Hipnose:

Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma habilidade importantíssima para o nosso equilíbrio emocional. Muitas pessoas acham que se conhecem, mas na verdade não. O autoconhecimento é algo mais profundo, ele nos ajuda a entender as origens dos nossos comportamentos, os nossos limites e os nossos reais desejos.

No transe hipnótico, o paciente pode ser levado a fazer uma imersão dentro de si mesmo. Ele consegue relembrar, por exemplo, da origem de traumas recordando situações da infância. Também consegue entender o porquê age de tal maneira em situações diferentes. Através da hipnose, ele consegue desvendar os gatilhos e os motivos do seu comportamento e dos seus hábitos.

Além de ser hipnotizado, o paciente pode aprender a auto hipnose. Assim, sozinho ele conseguirá entrar novamente em estado de transe e conhecerá cada vez mais o seu subconsciente.

A hipnose pode ser eficaz para diversos fins

Outro grande benefício da hipnose é que a técnica pode ser usada para tratar diversos tipos de problemas, tanto físicos como psicológicos. A hipnose é eficaz para o tratamento da depressão, da ansiedade, de fobias e vícios, de dores físicas, emagrecimento, disfunções sexuais, desenvolvimento pessoal, melhora na memória, entre outros.

É importante frisar que não é pelo fato de poder ser usada para diversos fins, que a hipnose pode ser aplicada para entretenimento. Especialistas deixam claro que os shows em programas de TV com as pessoas sendo “hipnotizadas” para serem expostas ao ridículo, não faz parte da hipnose. Os fins da hipnose são sempre terapêuticos.

Não deixa nenhum efeito colateral

Seja aplicado por um profissional ou pela auto hipnose, o processo de hipnose não possui nenhum efeito colateral. Diferente de outros tipos de tratamentos psicológicos e psiquiátricos, que se utilizam de remédios que causam efeitos colaterais pelo uso, a hipnose é um processo totalmente natural.

A única ferramenta usada durante o processo é a própria mente humana. Nenhum paciente precisa tomar remédios para ser induzido ao estado de transe. Por ser um processo natural e sem efeitos colaterais, a hipnose é muitas vezes usada como tratamento complementar para pacientes em tratamento psicológico ou psiquiátrico.

Mais eficiente e rápida do que outros processos de terapia

Comparando com outros processos de terapia como a psicanálise, um bom curso de hipnose se mostra um tratamento bem mais eficiente e rápida para a resolução de problemas relacionados a mente e ao corpo.

Uma pesquisa feita pelo psicólogo americano Alfred Barrios, publicada na revista American Health Magazine, compara a hipnose com outros dois tipos de terapias também bastante utilizadas atualmente: a psicanálise e a psicologia comportamental. Confira as impressões de Barrios abaixo:

Os estudos mostraram que a psicanálise teve uma taxa de sucesso de apenas 38% em pacientes que passaram por 600 sessões durante quase 12 anos de tratamento. A psicologia comportamental apresentou resultados melhores, a taxa de sucesso foi de 72% em pacientes depois de 22 sessões que ocorreram durante seis meses.

A hipnose teve uma taxa de sucesso de 93% em pacientes após apenas seis sessões em um tratamento que durou somente um mês e meio. Isso mostra que a hipnose além de ser bastante eficaz, obtendo sucesso no tratamento da maioria dos pacientes, ela também consegue ajudar a recuperar os pacientes em um tempo bem curto, se comparado com os outros tipos de terapia pesquisados.

Eu tive a oportunidade de responder diversas dúvidas sobre auto-hipnose e ansiedade em uma live e ainda como bônus uma técnica para ajudar no controle da ansiedade, confira abaixo:

Faça a nossa Formação em Hipnose!

Quer aprender hipnose e utilizar os benefícios dessa técnica em sua própria vida e para ajudar outras pessoas? Faça a formação em Hipnose do IBND! Aqui possuímos profissionais capacitados que podem lhe ajudar a desenvolver essa técnica com perfeição. Conheça a nossa Formação em Hipnose.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK