3 vantagens de desenvolver a inteligência emocional

17/07/2020 às 17:25 PNL

3 vantagens de desenvolver a inteligência emocional

Conseguir controlar as emoções em meio a tanto estresse e tanta responsabilidade não é nada fácil. Essa é uma habilidade muito importante nos dias atuais, tanto na vida pessoal como na vida profissional.

A habilidade da qual estamos falando é a inteligência emocional, essa competência nos ajuda a manter o controle das nossas emoções e a guiar nossas ações e nossos comportamentos. Aqui, você vai conhecer as principais vantagens de desenvolver a inteligência emocional.

O que é a inteligência emocional?

A inteligência emocional é a habilidade que nos permite lidar com nossas próprias emoções e sentimentos. Assim, podemos ter um maior controle de nossas emoções no dia a dia, segurando nossos impulsos e tomando decisões mais assertivas. Controlar o emocional é tão importante quando controlar a razão nos dias atuais.

Pessoas extremamente racionais não sobrevivem mais no mercado de hoje. Ter controle sobre as próprias emoções também é fundamental para evitar atos impensados, reiterando que a maioria dos diálogos no dia a dia e até mesmo no trabalho, não são diálogos técnicos. E mesmo que sejam, precisamos encontrar formas de humaniza-los.

Não adianta ser inteligente e dominar as ações da sua funções, se você não tem preparo emocional para lidar com a pressão do dia a dia causada pelo estresse e pela responsabilidade do trabalho. A inteligência emocional é a habilidade que pode lhe proporcionar um upgrade em sua vida.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL. 

Qual é a importância da inteligência emocional?

Abaixo, vou citar um exemplo simples de uma pessoa bastante racional, mas que não controla suas emoções. Assim, você pode ter ideia da importância da inteligência emocional.

Digamos que uma pessoa bastante inteligente, se preparou por meses para fazer a prova do concurso público para a vaga que sempre sonhou. Realmente, a pessoa está preparada, mas durante a prova, ela não consegue controlar suas emoções, afinal, ela precisa passar na prova para realizar o seu sonho.

E assim, mesmo estando preparada, a pessoa perde a chance e não consegue passar na prova. Isso acontece porque ela ficou muito nervosa e acabou perdendo o foco nas questões e respondendo erradamente diversas questões simples. Este é um exemplo simples de como a inteligência emocional é importante no dia a dia.

E essa importância pode ser levada para outros cenários também. Uma pessoa que precisa juntar dinheiro para comprar uma casa, mas gasta compulsivamente, por exemplo. Uma pessoa que se prepara para uma entrevista de emprego e fica muito nervosa na hora. Essas são provas de que não adianta ser 100% racional, é preciso aprender a controlar as emoções.

Conheça as principais vantagens de desenvolver a inteligência emocional

Acredito que você tenha entendido a importância de desenvolver a inteligência emocional. Porém, se você ainda tem dúvidas, vamos apontar abaixo quais são as principais vantagens de desenvolver esta habilidade. Controlar as emoções não é uma tarefa fácil, por isso que consegue fazê-lo possui boas vantagens.

Confira abaixo:

Se conhecer melhor

O primeiro ponto da inteligência emocional é o autoconhecimento. Se conhecer melhor é fundamental para aprender a lidar com as próprias emoções. Afinal para controlar o emocional, será preciso conhecer as origens de seus comportamentos e ações.

Ter mais conhecimento sobre si mesmo é de suma importância para a vida. Dessa maneira, você pode identificar seus pontos fortes, as principais habilidades que você possui. Assim, você consegue aprimorar e utilizar suas competências da melhor maneira possível.

Assim como você conhece seus pontos fortes, você também conhecerá seus pontos de melhoria. Com isso, você poderá traçar planos para desenvolver as habilidades que necessita para alcançar seus objetivos.

Controlar a impulsão e o nervosismo

Muitas pessoas ao se descontrolarem, acabam agindo por impulsão ou ficando muitos nervosos. A inteligência emocional é uma habilidade fundamental para controlar as suas emoções.

Assim, você consegue evitar os pontos negativos que a impulsão e o nervosismo podem trazer para a sua vida. E com isso, diminui as chances de perder o controle e acabar perdendo oportunidade e de tomar decisões erradas.

Automotivação e autoconfiança

Aprender a se atribuir confiança e motivação é essencial para o nosso desempenho. A inteligência emocional nos ajuda a compreender as nossas principais qualidades e nos auxilia a criar gatilhos que possam nos trazer motivação.

Assim, você tendo um maior controle sobre suas emoções, pode encontrar forças e respostas em si mesmo para superar os desafios da vida profissional e pessoal. Passar segurança é fundamental para que as pessoas confiem em você e assim você pode abrir mais caminhos para novas oportunidades.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL

Aqui no IBND, temos uma Formação Practitioner em PNL completa e com certificação internacional. Nossa metodologia de ensino é diferenciada e visa fazer com que os alunos possam absorver ao máximo a teoria e a prática da PNL.

Todos os formados saem preparados para utilizar os recursos da PNL com excelência. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®