Porque a Inteligência Emocional é uma das habilidades mais valorizadas pelas organizações?

08/06/2020 às 11:51 PNL

Porque a Inteligência Emocional é uma das habilidades mais valorizadas pelas organizações?

Saiba porque ter o controle racional das emoções pode te deixar com um diferencial e tanto na hora de ser contratado por uma empresa

Vivemos em uma sociedade em que milhares de profissionais lutam para conquistar o emprego dos sonhos e trilhar uma carreira de sucesso. Mas para que isso aconteça, é preciso de, além de esforço e competência, algumas habilidades que nem sempre aprendemos na universidade.

A Inteligência Emocional é um ótimo exemplo. Preparamos esse post que vai te mostrar por que essa habilidade é tão essencial para as empresas na hora de contratar um talento. Afinal, nem sempre a competência técnica é o fator decisivo, certo? Aproveite a leitura!

O que é Inteligência Emocional?

Podemos dizer que Inteligência Emocional é total reconhecimento e avaliação minuciosa de todas as emoções alheias, principalmente no âmbito profissional. Além disso, a Inteligência Emocional diz respeito à empatia que deve ser estabelecida com esses sentimentos.

Tudo isso em prol de um único objetivo: alcançar os resultados esperados. O uso sensato da Inteligência Emocional pode ser de grande valia em sua carreira, principalmente diante de cenários pouco animadores.

Por isso, ela é tão valorizada pelas grandes organizações. Conheça os principais motivos:

Solução para momentos de crise

Imagine que você trabalha em uma empresa que está passando por um momento delicado de crise, em que todos estão com os nervos à flor da pele.

Se você, mesmo diante de tanta adversidade, usar a sua Inteligência Emocional para compreender as emoções dos outros e manter um bom nível de empatia com elas, certamente terá destaque.

Momentos de grande tensão como esses exigem um bom nível de maturidade profissional, em todos os aspectos, o que nem sempre é fácil.

Saber “enxergar” boas oportunidades ao invés de mais problemas, é uma habilidade essencial nos dias de hoje.

Dá mais motivação no dia a dia

Outra boa vantagem de se ter Inteligência Emocional dentro das empresas. Pode até não parecer, mas ela pode dar muito mais motivação para os colaboradores que a possuem.

E isso implica em resultados muito melhores no final. Saber agir na hora certa, de forma consciente, é um dos segredos.

Quando um funcionário vê sempre o lado positivo de uma situação adversa, a tendência é que ele aproveite aquele diferencial e faça bom uso dele em prol de toda a organização.

Com as metas alcançadas, nada poderia ser diferente do que uma alta motivação, todos os dias.

Nos auxilia a lidar com as nossas próprias emoções

A Inteligência Emocional ainda nos traz um outro benefício extremamente importante: ela nos ajuda a lidar com as nossas próprias emoções.

Com uma melhor compreensão das emoções alheias, principalmente em situações estressantes, podemos entender melhor nossos próprios sentimentos.

Conseguimos ter uma maior clareza de tudo que nos atrapalha no dia a dia e nos impede de alcançar os resultados esperados.

Além disso, quando temos Inteligência Emocional, conseguimos a proeza de ter um maior controle das nossas emoções e não deixamos que elas se manifestem de forma mais contundente.

Gestão de equipes: a Inteligência Emocional é uma arma eficaz

Se você é um gestor ou líder e acredita que precisa fazer uma boa gestão de toda a sua equipe, para que ela alcance um melhor desempenho, desenvolver sua Inteligência Emocional pode ser a solução.

Com suas emoções sob total controle e um alto nível de empatia com os sentimentos alheios, gerir pessoas fica mais fácil.

Além disso, a Inteligência Emocional permite que a convivência dentro do ambiente corporativo seja mais prazerosa e pacífica. E isso deixa o clima entre os funcionários muito mais tranquilo.

Um bom gestor de equipes deve, acima de tudo, ter total controle das emoções e fazer o bom uso da razão na hora certa.

Aumento significativo da produtividade

Quem tem a Inteligência Emocional bem desenvolvida, na maioria das vezes, consegue ser bem mais produtivo no trabalho. O motivo é simples: motivação, bom controle das emoções e empatia com os sentimentos alheios, resulta em uma maior produtividade. E isso é inevitável!

Por isso, milhares de organizações valorizam e muito a Inteligência Emocional, pois ela só traz vantagens. Se você quiser sua equipe de trabalho com uma alta performance, investir em um bom curso de PNL do IBND, pode facilitar e muito. Ter resultados satisfatórios é sempre bem-vindo, certo?

Maior aceitação das diferenças

Em um mundo em que o preconceito ainda está presente em muitas empresas, a Inteligência Emocional pode ser de grande valia. Ter a maturidade para lidar com as diferenças, com isenção de julgamento e sem nenhum tipo de preconceito, pode até não ser fácil, mas é totalmente possível.

A Inteligência Emocional nos permite uma maior aceitação de tudo aquilo que é “diferente” das nossas opiniões pessoais ou costumes, dentro do ambiente de trabalho.

Além disso, conseguimos ser bem mais tolerantes com as imperfeições alheias e com total imparcialidade, o que promove um clima organizacional muito melhor.

A PNL, por ter foco direto em nossas emoções, pode te ajudar a desenvolver a sua Inteligência Emocional e deixar você ser um dos talentos mais disputados do mercado. Pode acreditar!

Venha para o IBND aprender PNL

Os cursos de PNL e hipnose do IBND são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos.

O IBND oferece soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso. Em nossa instituição, você pode ficar tranquilo que a sua realização pessoal e profissional é garantida. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK