Como ter mais foco no presente

26/10/2020 às 12:06 PNL

Como ter mais foco no presente

A maioria das pessoas vive pensando no futuro, alimentando sonhos que querem realizar e relembrando erros e acertos do passado, mas não dão muita importância para o presente. Isso está totalmente errado! Apesar das recordações e dos sonhos serem importantes, ter foco no presente é fundamental para o nosso bem-estar.

Focar no presente é fundamental para conquistar objetivos no futuro, começando a realizar as ações para isto agora. E claro, para não repetir erros do passado. É o presente que estamos vivendo e é nele que precisamos nos manter imersos para continuarmos motivados a crescer.

A importância do presente

É fundamental entender que o agora é o bem mais precioso que temos. O momento em que estamos vivendo é o único sob qual temos controle e podemos agir. As atitudes que temos hoje refletirão em conquistas ou fracassos do futuro.

O presente é o mais importante porque é sobre ele que temos poder. O passado não tem como ser alterado e o futuro ainda não aconteceu, não temos como ir ao futuro para ver algo realizado, precisamos construí-lo no agora, no presente.

Não se prender ao passado e nem alimentar sonhos futuros em demasia nos ajudam a conquistar nada. O que pode nos ajudar são as ações que fazemos no presente. Tudo o que fazemos hoje refletirá em nosso futuro, pense nisso!

Como viver o presente com mais intensidade?

É bem simples! Ter foco no presente requer apenas que nos concentremos no que estamos vivendo agora. Falando isso, parece algo bem fácil de ser feito, mas uma das nossas tendências é desviar os pensamentos para o passado ou para o futuro, como já falamos acima.

Então, para lhe ajudar a manter o foco no presente, separamos diversas dicas simples que você pode realizar no dia a dia para ampliar a sua concentração, confira abaixo:

Se livre das mágoas do passado

Guardar mágoas de pessoas ou de si mesmo é algo que nos prende ao passado. A dica é que você possa praticar o perdão para se livrar das mágoas. “Passar uma borracha” no passado é um passo fundamental para ter mais foco no presente.

Então, procure a ajuda profissional necessária para enfrentar esse ressentimento e adquirir resiliência. E converse com as pessoas que te atingiram ou foram atingidas por você em algum momento para pôr um fim em qualquer mágoa do passado. Dessa forma, será muito mais fácil focar no presente.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Planeje o futuro com foco nas ações que você pode fazer hoje

Ter sonhos e planejar o nosso futuro é fundamental para o sucesso. Mas é importante entender que viver “no futuro” é impossível. Não dá simplesmente para ter um sonho e pular para a data em que será realizado.

Precisamos viver todo o processo. Então a dica é que você planeje o futuro, focando principalmente nas ações que você pode fazer hoje.

Digamos, por exemplo, que você queira emagrecer 10 quilos até o próximo ano. Em vez de adotar dietas milagrosas, viva o hoje! Foque em ações práticas que darão resultado no médio prazo como uma caminhada leve ou evitar comer alimentos com alto teor de gordura hoje.

Dessa forma, você estará pensando no futuro, mas fazendo o que precisa no presente para alcançar os seus sonhos.

Tenha a noção real do seu presente

Reflita sobre o seu momento atual. Como sua vida tem andado? Você se sente motivado? Você tem conquistado suas metas? Você se sente satisfeito com o seu dia a dia? Essa preocupação com o presente é fundamental para ter mais foco nele.

Entender a sua real situação é fundamental para investir no presente. Assim, você pode entender como o seu dia a dia está influenciando os seus resultados e fazer as mudanças necessárias para se sentir muito mais motivado e otimista.

Celebre até as pequenas conquistas

Às vezes pensamos apenas na realização de grandes sonhos, mas esquecemos de comemorar conquistas simples. Uma maneira de manter o foco no presente é celebrar as pequenas conquistas.

Voltando ao exemplo que demos acima do emagrecimento, por exemplo, você pode comemorar quando conseguir dar uma caminhada durante três dias seguidos ou perder 500 gramas durante uma semana, por exemplo.

Esse processo de celebração pode ser fundamental para ter mais foco no presente e se manter motivado para realizar os grandes sonhos.

Crie uma rotina de hábitos que ajudem a elevar a sua concentração

A nossa última dica é que você crie uma rotina de hábitos que elevem a sua concentração. O primeiro passo é identificar e eliminar distrações, assim você pode evitar objetos e pensamentos que lhe tirem o foco.

Outro passo importante é adotar hábitos como a meditação, técnicas de respiração e métodos de concentração que podem lhe ajudar a melhorar o seu foco no dia a dia.  

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL

No IBND possuímos uma Formação Practitioner em PNL completa. Aqui você aprenderá todos a utilizar todos os recursos da PNL para transformar a sua vida e a vida de outras pessoas. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK