Pensamento crítico: o que é e como desenvolver?

24/05/2021 às 19:37 PNL

Pensamento crítico: o que é e como desenvolver?

A mente humana é altamente complexa. Até hoje, mesmo com toda a tecnologia disponível, a medicina atual ainda não conseguiu desvendar totalmente os seus mistérios. O pensamento crítico é um ótimo exemplo que merece destaque. Por isso, esse artigo vai te mostrar o que é isso, as vantagens de pensar de forma crítica e como desenvolver o pensamento crítico em seu cotidiano. Fique conosco até o final da leitura!

O que é o pensamento crítico?

Podemos dizer que é uma avaliação voluntária de uma pessoa diante de uma determinada situação ou experiência, que faz o uso de argumentos para se posicionar sobre aquilo que acabou de presenciar. O pensamento crítico é constituído de uma observação inicial de uma circunstância e do julgamento da mesma. Até o seu mindset pode ficar mais aguçado.

Vale ressaltar que, no pensamento crítico, esse julgamento não é feito impulsivamente ou de forma automática. Para que ele seja formado, é preciso que a pessoa faça uma análise prévia de todo o ocorrido e que tenha argumentos ou motivos que sustentem o seu posicionamento perante aquilo. Em suma, o pensamento crítico deve ser racional e consciente. 

Vantagens do pensamento crítico

Pode até não parecer, mas pensar de forma crítica é fundamental para a formação de profissionais, gestores e empreendedores bem sucedidos, em quaisquer áreas. Conheça as vantagens do pensamento crítico: 

  • Forma pessoas empoderadas e proativas; 

  • Favorece a inovação, pois permite às pessoas enxergar novas soluções para os problemas do dia a dia; 

  • Aguça a nossa curiosidade e o sendo de investigação, contribuindo para um aprendizado mais eficiente; 

  • Permite uma maior e saudável interação entre professores e alunos, tanto no ensinamento quanto no aprendizado; 

  • Maior incentivo à criatividade espontânea;

  • Instiga a ter uma maior flexibilidade e empatia, tão necessárias no mundo de hoje; 

  • Estimula as pessoas a formar suas próprias opiniões;

  • Deixa os indivíduos menos suscetíveis à manipulação, no que diz respeito à formação de opinião; 

  • Permite que os profissionais tenham um maior autonomia dentro das organizações;

  • Aumento considerável da produtividade; 

  • Deixe as habilidades de liderança mais em evidência;

  • Estimula a competitividade saudável dentro das empresas;

  • Auxilia na gestão de conflitos, permitindo que os gestores ou líderes compreendam os motivos dos colaboradores envolvidos; 

  • Contribui para eliminar todas as barreiras emocionais que impedem a nossa realização pessoal ou profissional. 

Viu como o pensamento crítico oferece vantagens para praticamente todas as pessoas que estão inseridas em um determinado contexto?  Por isso, ele é fundamental em nossas vidas. 

Como posso desenvolver o pensamento crítico?

Conheça as nossas dicas sobre como você pode desenvolver o pensamento crítico em seu dia a dia:

Tenha equilíbrio em seus pensamentos

O pensamento crítico não dá espaço para reações impulsivas e automáticas no cotidiano. Por isso, antes de tomar qualquer tipo de atitude a respeito de algo, reflita bem. Manter o bom senso e o equilíbrio em seus pensamentos permite que você seja mais assertivo em sua posição a respeito de algum assunto ou situação. A hipnose pode ser bastante útil nesse aspecto. 

Seja moderado, mental e emocionalmente

Você não é o dono da verdade, por mais que acredite que seja. Para cada cenário existe um tipo de crítica e abordagem diferente. Por isso, recomendamos sempre escutar a opinião alheia, ou seja, dos colegas de trabalho, amigos, clientes e familiares. Essa postura moderada, dos pontos de vista mental e emocional, podem te fazer enxergar uma solução promissora.

Esteja sempre a par da situação que está envolvido

Quanto mais informações você tiver sobre um determinado assunto, maior será a sua capacidade de argumentação e de pensar de forma crítica. E essa consciência situacional é importante, pois, conhecendo os argumentos das outras pessoas, que também são formadoras de opinião, você pode ter uma visão mais ampla do cenário que está envolvido. 

Eficácia, disciplina e eficiência

Esses três fatores são primordiais para desenvolver o pensamento crítico. Isso não significa que você vai ficar pensando o dia inteiro sobre como resolver um problema. Na verdade, você precisa agir com eficácia e manter a disciplina, para que tudo seja resolvido com a máxima eficiência. O problema precisa ser avaliado e ter soluções viáveis para serem colocadas em prática. 

Tenha inteligência emocional

Saber gerenciar suas próprias emoções, pode até não ser algo fácil, mas é fundamental para desenvolver o pensamento crítico. Uma inteligência emocional bem aguçada permite a superação de preconceitos com muito mais facilidade. Vale ressaltar que toda e qualquer crítica sempre deve partir de uma minuciosa análise. E quando não deixamos as nossas emoções interferirem nesse processo, tudo fica mais claro e fácil. 

Habilidades que têm relação com o pensamento crítico

Conheça as principais competências que servem como pilar de sustentação para o pensamento crítico: 

  • Grande capacidade de observação; 

  • Foco na situação;

  • Raciocínio lógico bem estruturado;

  • Senso de curiosidade;

  • Empatia aguçada;

  • Autoconhecimento;

  • Capacidade de avaliação objetiva;

  • Competência analítica;

  • Criatividade em evidência;

  • Maior autonomia, especialmente para tomar decisões;

  • Bom senso e compreensão.

Pode até não ser fácil desenvolver pensamento crítico e pode levar muito tempo para se conseguir. Mas a grande questão é que pensar de forma crítica pode deixar a sua vida profissional e pessoal muito melhor. Até  as suas decisões no dia a dia se tornarão mais assertivas, já que suas opiniões terão um maior embasamento. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK