O que é bom senso

07/04/2021 às 13:53 Coaching

O que é bom senso

Com toda certeza, você já ouviu muitas pessoas dizerem que é preciso ter bom senso, mas você sabe o que esse termo significa? Aqui vamos explicar o que é bom senso, porque ele é tão importante ao longo da vida e como ele pode ajudar no desenvolvimento pessoal.

Definição de Bom Senso

Bom senso é uma expressão que está relacionada a sabedoria, ao respeito ao próximo e a prática de mais empatia no dia a dia. E ter bom senso depende do autoconhecimento para ter um bom filtro e não errar em atitudes rotineiras.

Quando falamos a expressão “agir com bom senso” queremos dizer que a pessoa age com sabedoria, com sensatez, ela analisa as situações, considera a ética e as pessoas envolvidas no contexto para emitir a sua opinião e tomar decisões.

Sem noção x Bom Senso

Você também já deve ter ouvido falar sobre senso comum, que é uma atitude praticada por muitas pessoas, sendo uma definição comum e aceita pela sociedade, porém que nem sempre é algo sensato.

O bom senso é ir além do senso comum. Uma pessoa sem noção é aquela que liga somente para o senso comum, é por ele que ela toma suas atitudes e emite suas opiniões. Pessoas com bom senso agem de forma diferente, elas são articuladas, sabem discernir certo e errado, e muitas vezes, fogem do senso comum.

Exemplos de Bom Senso

Se você ainda está em dúvida sobre o que é bom senso, nada melhor do que abordar algumas atitudes praticadas por pessoas de bom senso. Um bom exemplo de bom senso é evitar discussões ao perceber que a outra pessoa apenas quer impor uma opinião e não está aberto a conversar sobre um assunto.

Também é sinal de bom senso, quando não concordamos com um argumento, mesmo assim respeitamos que emite a opinião. Outro ato de bom senso é evitar agir por impulso para não magoar outras pessoas e nem se arrepender de decisões erradas.

Podemos dizer que ser empático e tentar se colocar no lugar dos outros também é uma atitude de pessoas com bom senso.

Conheça nossa Formação em Coaching.

Como ter bom senso?

Acho que agora você já entendeu o que é bom senso, é hora de colocá-lo em prática! Então, separamos algumas dicas valiosas para desenvolver o bom senso e tomar melhores decisões, confira abaixo:

Se autoavalie

A autoavaliação é importante para pessoas com bom senso. Refletir bastante sobre as situações é fundamental para tomar decisões assertivas e fugir da impulsividade.

Procure avaliar os prós e contras de suas decisões, trabalhe os pontos de melhoria para se tornar uma pessoa e um profissional melhor, assim você desenvolverá o bom

senso. Dessa forma, você tomará decisões melhores e formulará argumentos mais bem construídos para evitar se arrepender de suas atitudes posteriormente.

Seja empático

A empatia é uma habilidade importantíssima nos dias de hoje. Ter empatia no trabalho e na vida pessoal é essencial para tomar atitudes de bom senso. Assim, você poderá enxergar situações pelo ponto de vista de outras pessoas.

E ter essa “visão de fora” é fundamental para desenvolver o bom senso. A nossa visão sobre as coisas é muito limitada, é importante enxergar as situações por outra ótica para ter uma noção mais real das situações do dia a dia.

Não se culpe e reconheça os seus erros

Quando falamos de pessoas com bom senso pode parecer que elas não possuem erros, que sempre agem corretamente, porém não é bem assim. Todos somos passíveis de erros, todos cometemos falhas e isso é comum ao longo da vida. Portanto, o primeiro passo é não se culpar pelos seus erros porque eles vão acontecer.

O mais importante é que você reconheça seus erros, compreenda o que te fez errar, peça desculpas a quem for preciso e avalie as suas ações. Dessa maneira, você pode reduzir suas chances de erro da próxima vez e se tornar uma pessoa mais sensata e correta.

Desenvolva a inteligência emocional

A inteligência emocional é a base do bom senso. Isso porque essa habilidade permite que nos controlemos as nossas emoções. E somente assim é possível desenvolver o bom senso. Ter controle sobre as emoções é essencial para não agir por impulso, refletir sobre suas atitudes e tomar boas decisões.

Isso é muito importante para se tornar uma pessoa mais sábia e sensata. É preciso se questionar, refletir, entender como suas emoções te influenciam. Dessa maneira, você consegue gerenciar bem suas emoções, controlando impulsos, evitando discussões e momentos desnecessários por desenvolver o bom senso.

Faça nossa Formação de Coaching!

No IBND, temos um curso de coach com certificação internacional. Não perca tempo e venha aprender tudo sobre coaching com a gente!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK