O poder da palavra: tenha cuidado com o que você fala!

09/06/2021 às 23:07 PNL

O poder da palavra: tenha cuidado com o que você fala!

As palavras que jogamos ao universo exprimem nossos pensamentos e emoções interiores. Como você tem se comunicado? Como você escolhe as palavras a serem pronunciadas? Pode não parecer, mas o poder da palavra é algo é verdadeiro e surpreendentemente influente em nossas vidas.

Tenho certeza de que você conhece uma pessoa que reclama constantemente, seja no mundo físico ou digital. E seja por uma insatisfação, chateação ou mesmo pela força do hábito, este tipo de pessoa dedica grande tempo e energia para fazer do seu mundo um lugar nada agradável, mesmo que de forma inconsciente.

As palavras tem o poder de interferir nas nossas emoções, no nosso estado emocional e até mesmo em nossas ações. O que falamos para nós mesmos ou o que é dito por um terceiro pode nos motivar ou desmotivar.

A fim de que você entenda o poder da palavra em nossas vidas, o IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) preparou este material completo para que você não desmereça a potência da linguagem e saiba como utilizá-la a seu favor. Boa leitura!

As palavras criam, mas também destroem!

Palavras criam relacionamentos, mas também são plenamente capazes de destruí-los. Apenas como exemplo, pense num casal que está tendo uma briga; caso alguma palavra seja dita de forma errada e num momento nada propicio, a história romântica pode não terminar bem e separá-los de forma definitiva.

Mas, além das palavras que escolhemos utilizar, a forma como as pronunciamos com honestidade, ironia ou até mesmo sarcasmo, pode deixar um sentido dúbio e sujeito a diferentes interpretações.

Neste contexto, o amadurecimento da inteligência e gestão emocional possibilita que nos adequemos melhor ao uso de palavras. Assim, mesmo que estejamos com muita raiva seremos capazes de buscar um meio mais adequado para nos expressarmos, sem deixar espaços para arrependimentos pelo que foi dito.

As palavras têm personalidade! Você sabia?

Sim. Existem palavras pobres, palavras pessimistas, palavras otimistas, etc. E tamanho é o poder da palavra que quando as pronunciamos podemos deixar claro ao mundo exterior quem somos, quais as nossas limitações, medos e grandezas interiores.

Quando dizemos sentenças como “não posso”, “não consigo”, deixamos claro o que é capaz de nos limitar e nos afastar dos nossos objetivos. Deste modo, é importante que nos eduquemos para enriquecer e expandir nosso vocabulário, tendo mais consciência da personalidade da palavra que escolhemos utilizar.

Quando usamos palavras pessimistas, esta personalidade acaba por se refletir em nossa vida pessoal, social e profissional!

A força de uma palavra pode definir o nosso futuro e decidir nossa vida. Portanto, se você quer trilhar um caminho abundante, alegre e otimista, emita palavras positivas. E lembre-se: para uma mesma situação, existem variadas formas de se dizer a mesma coisa. A escolha é sua!

Quer carregar o poder da palavra no seu cotidiano?

Se após compreender o poder da palavra você deseja conduzir esta potência lingüística para criar situações favoráveis em sua vida. Confira logo abaixo algumas características que são comuns na oratória das pessoas que usam as palavras a favor dos seus objetivos:

  • Coesão: pessoas que sabem conduzir o poder das palavras demonstram racionalidade na fala e uma estruturação natural em sua forma de falar e na estruturação das palavras.
  • Execução: são mestres em iniciar e manter uma conversa bem executada e alinhada a sua linha de pensamentos.
  • Escolha sábia: quem domina o poder da palavra sabe escolher o modo e meio mais adequado pelos quais as palavras serão pronunciadas.

Mas, assim como trabalhar o seu vocabulário e oratória pode ser uma ferramenta poderosa, a escuta ativa também é uma postura importante quando queremos manter relacionamentos saudáveis e acrescentar credibilidade a nossa personalidade.

Escutar, em determinados momentos, pode ser mais efetivo do que utilizar a fala a todo o momento. Quando escutamos respeitamos o espaço do outro e abrimos caminho para que ele se manifeste, criando um equilíbrio perfeito entre dar e receber.

Elimine as palavras sabotadoras da sua vida!

Como dissemos mais acima, as palavras tem personalidade. E aquelas com personalidade sabotadora precisam ser cortadas da sua vida se você deseja utilizar o poder da palavra a favor dos seus objetivos, sonhos e resultados.

Então que tal, substituir estas palavras negativas por sinônimos muito mais valiosos. Veja só por onde você pode começar:

Troque o “mas” por “e”

Quando explicamos uma coisa para um colega do trabalho, por exemplo, e recebemos em resposta algo como “sim, mas...” achamos que ele irá rejeitar nossa ideia ou não gostou do que você falou. Agora vamos supor que no lugar do ‘mas’, ele usasse ‘e’. Percebe como a situação muda?

A palavra ‘mas’ tem o potencial de diminuir uma ideia ou pensamento. Portanto, comece a perceber onde na sua comunicação você pode substituir o ‘mas’ por ‘e’!

Nunca diga “NÃO”!

“Não posso”, “não consigo”, “não tem jeito”, “não sei”. Usamos a palavra ‘não’ com muita frequência no dia a dia e no contexto das frases exemplificadas aqui, perceba o quão negativas elas são. Quando falamos que não podemos fazer algo ou que não conseguimos fechamos uma porta para encontrar soluções;

Então que tal, ao invés de falar “não posso” você dizer que ainda não conseguiu encontrar uma maneira de resolver um problema? Esta pequena mudança pode ter um efeito significativo sobre a sua atitude de resolver problemas.

Troque o “tentar” por “eu posso, e eu vou”

Quando tentamos perder peso, tentamos sair da dívida, tentamos ser feliz, etc., não estamos de fato focado nos nossos objetivos. A palavra ‘tentar’ já pressupõe a possibilidade de falha. Quem tenta deixa claro que pode não concretizar.

Quer um exemplo: aquele dia que você chamou seu amigo para sair e ele respondeu que ia tentar ir, você já sabia que não poderia contar com a presença dele, não é?

Quer excluir a palavra ‘tentar’ do seu vocabulário? Então faça, queira, vá!

Mude sua forma de se expressar com a PNL!

A Programação Neurolinguistica (PNL) é um campo de estudos amplo que oferece a você as melhores ferramentas para reprogramar a sua comunicação tornando-a mais direta, clara e eficaz.

Conheça aqui o curso de pnl do IBND e comece a aprender o quanto antes a gerenciar suas emoções, eliminar crenças limitantes, ressignificar lembranças negativas, alcançar o autoconhecimento, etc.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK