Mentalidade empreendedora: como saber se você tem uma?

24/05/2021 às 19:37 PNL

Mentalidade empreendedora: como saber se você tem uma?

Empreender em qualquer área pode ser um desafio. Por mais que o mundo dos negócios não exija uma formação específica ou experiências anteriores, algumas características são comuns na maioria dos empresários de sucesso. E uma delas é a mentalidade empreendedora. Se você está pensando em empreender, continue a leitura deste post e descubra se você tem uma mentalidade empreendedora ou ainda precisa aprimorá-la. Que tal se acomodar no sofá para curtir mais uma cativante leitura do nosso blog?  

O que é mentalidade empreendedora? 

Podemos dizer que é um conjunto de características importantes que têm relação com os pensamentos, atitudes e posturas de uma pessoa que empreende ou está pensando em empreender. Esses fatores que formam a mentalidade empreendedora não são tão evidentes, mas têm uma enorme valia e podem ser desenvolvidos na prática do dia a dia. Conheça quais são eles e prospere na sua área de atuação:

Coragem realista

Talvez essa seja a característica mais importante de todas. Uma pessoa que tem mentalidade empreendedora deve ter coragem para empreender. Mas coragem nesse contexto significa uma minuciosa análise sobre todos os detalhes do negócio em questão. E isso inclui o mercado, público-alvo, concorrência, preços praticados, posicionamento, estratégias de vendas, dentre vários outros. A resiliência sempre ajuda nesse processo. 

Mas vale ressaltar que essa coragem na qual estamos nos referindo precisa ser, acima de tudo, realista. Ou seja, o empreendedor precisa avaliar todas as variáveis com bastante calma para que o seu negócio não corra riscos sem necessidade. Mas como absolutamente nada no mundo das organizações é 100% garantido, o empresário precisa agir com uma coragem realista para enfrentar os desafios que surgirão pelo caminho. Isso é fundamental. 

Capacidade de decisão

Essa característica também é primordial. Um indivíduo que tem mentalidade empreendedora precisa ter a habilidade de tomar decisões em todos os momentos, sejam eles favoráveis ou não. O dia a dia de qualquer negócio implica na tomada de decisões constantes. E tais escolhas podem ser as mais variadas, que vão desde delegar tarefas até optar pelo fornecedor com o melhor custo-benefício. 

São diversos assuntos que exigem que o empreendedor faça uma escolha assertiva, para que o negócio não fique no prejuízo. Dessa forma, se você está pensando em empreender, a sua plena capacidade de decisão precisa ser aprimorada, o mais depressa possível. Com essa qualidade mais em evidência, tudo pode ficar mais fácil e menos penoso. 

Visão de negócios estratégica

A visão estratégica faz menção quando o empreendedor consegue enxergar uma boa oportunidade de negócio em sua área de atuação. Todo empresário, para que a sua empresa consiga vender mais e ganhar mais visibilidade, precisa usar estratégias que façam isso acontecer, o que nem sempre é fácil ou acontece da noite para o dia. Mas é algo extremamente necessário. Quanto mais alta for a sinergia, melhor para todo o seu negócio. 

Dessa forma, a visão de negócios estratégica faz com que sejam identificados pontos que precisam de alguns ajustes e aperfeiçoar tudo aquilo que está dando certo. Uma mentalidade empreendedora permite que o empresário volte a sua atenção para todo o negócio, ao invés de direcionar seus esforços para um ponto específico. Esse olhar mais abrangente pode ser mais interessante para a prosperidade futura de qualquer empresa. 

Raciocínio prático e eficiente

A capacidade de raciocinar e resolver os problemas do dia a dia de forma prática e sem gastos desnecessários, também faz parte de uma mentalidade empreendedora. Mas para desenvolver essa característica ímpar relacionada ao mundo dos negócios, é preciso estar a par de todas as variáveis que dizem respeito à empresa, que não são poucas e podem ser bastante complexas.  

Raciocinar de forma prática e eficiente pode fazer com que todo o seu planejamento seja mais assertivo, facilitando a tomada de decisões no cotidiano, para que sejam alcançados os resultados propostos. Todas as suas ações precisam estar sempre baseadas em uma lógica que seja simples, prática e, sobretudo, funcional. A palavra “eficiência” deve ser o carro-chefe de qualquer negócio. 

Disciplina

Você precisa ter em mente que, nenhum negócio, por mais promissor que seja, não alcança o sucesso do dia para a noite. O empreendedor precisa ter a maturidade para entender que tudo na vida tem os seus altos e baixos. Dessa forma, é necessário ter muita persistência e disposição para encarar os desafios que aparecerão. Manter a disciplina sempre em alta pode ajudar a alcançar os resultados esperados. 

Vale salientar que a disciplina tem uma estreita relação com a organização. Um empreendedor que é regido pela disciplina, consegue gerir a sua empresa com mais assertividade e previsibilidade. E esse saudável gerenciamento de tempo e energia pode ser crucial para o alcance da excelência na execução das tarefas do dia a dia. Em suma, quanto mais disciplinado e focado o empresário for, maiores são as chances dele alcançar o sucesso. 

 Agora que você conheceu as principais características de uma mente empreendedora, que tal começar a exercitá-las na sua rotina diária e fazer a sua empresa se tornar referência para seus clientes? Pode acreditar, é possível! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK