Meritocracia: fique por dentro desse importante conceito

24/05/2021 às 19:37 Coaching

Meritocracia: fique por dentro desse importante conceito

O mundo das organizações é desafiador e instigante. Milhares de profissionais ocupam uma posição de destaque em suas carreiras unicamente pelo merecimento. Diante desse contexto, surge um termo bastante discutido dentro do ambiente corporativo: a  meritocracia. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar o que é isso, as vantagens e como implantar dentro da sua empresa, para que ela se torne uma referência no mercado. Preparado (a) para aprender um pouco mais? Então, vamos lá! 

O que é meritocracia? 

Podemos dizer que o termo meritocracia é o alcance do poder através do merecimento. Em outras palavras, é quando os objetivos de uma pessoa são atingidos unicamente pelo esforço e dedicação, seja no trabalho ou nos estudos. A meritocracia é derivada da palavra “mérito”, que indica que um indivíduo teve algum destaque em sua área de atuação exclusivamente pelo seu empenho e foi recompensado por isso. 

Apesar de ser um tema bastante polêmico por dividir opiniões, a meritocracia é fundamental dentro das empresas, especialmente para os colaboradores mais competentes e dedicados. Esse reconhecimento do sucesso pelo mérito se dá através de recompensas, que podem ser variadas e é crucial para a prosperidade de qualquer negócio no mercado. 

Vantagens da meritocracia

O modelo meritocrático, quando bem implantado de forma estratégica dentro das empresas, pode trazer diversas vantagens como: 

Estimula a competitividade saudável 

Quando existe uma competitividade saudável entre os colaboradores de uma empresa, todos ficam no lucro. Aqueles que tiverem um maior destaque pelos seus méritos, no alcance dos objetivos, terão a sua recompensa. E todo esse estímulo pode ser crucial para o bom andamento das atividades.

Promoção por causa do mérito

A meritocracia incentiva a promoção de um determinado colaborador a um cargo mais importante dentro da organização, exclusivamente pelo seu mérito e nada mais. Nesse modelo não existe espaço para apadrinhamentos ou indicações de terceiros, que, infelizmente, existem dentro de muitas organizações hoje em dia. 

Incentivo ao esforço no dia a dia

Quando uma empresa adota a meritocracia, ela acaba incentivando o esforço em conjunto de todos os seus funcionários para atingir os seus objetivos. Afinal de contas, todo mundo gostaria de ser reconhecido e recompensado pela sua capacidade e merecimento. E quanto maior o esforço, maior poderá ser a recompensa, certo? 

Maior produtividade dos colaboradores

Na mesma linha de raciocínio do tópico anterior, quando o funcionário se esforça mais no dia a dia, automaticamente ele também se torna mais produtivo na execução das suas tarefas. Ou seja, a meritocracia pode ser uma grande fonte de incentivo para o aumento da produtividade. A procrastinação praticamente não existe dentro desse modelo. A hipnose pode aumentar a produtividade dentro de uma empresa. 

Empresa mais eficiente

Com todos os colaboradores trabalhando sempre em alta performance, incentivados pelo modelo meritocrático, toda a empresa se torna mais eficiente e competitiva. A meritocracia, se usada de forma estratégica, pode ser uma excelente alternativa para os negócios. Todos saem ganhando no final. 

Recompensa os vencedores

Na meritocracia, todos aqueles que alcançaram os seus objetivos e venceram os desafios, precisam ser recompensados de alguma forma. O reconhecimento é importante, mas a recompensa também faz parte desse modelo. E ela pode se dar através de diversas formas, desde que aconteça efetivamente. 

Como implantar a meritocracia nas empresas?

Saiba como você pode implantar o modelo meritocrático na sua empresa, para ela ser disputada pelo melhores talentos do mercado: 

Modelo de remuneração variável

Você precisa ter em mente que, quanto mais o colaborador entregar resultados concretos, maior deverá ser a sua remuneração. Por isso, a implantação de um modelo de remuneração variável é uma boa alternativa.

Política de bônus atrelada ao salário

Todo funcionário que atingir as metas do mês estipuladas para ele, unicamente pelo seu mérito, deverá receber um bônus extra em dinheiro juntamente com o salário. Esse sistema costuma trazer bons resultados para as empresas. 

Premiações diferenciadas

Você já pensou em oferecer um jantar ou uma viagem como forma de recompensa para os colaboradores que atingirem os resultados esperados? Esse tipo de premiação pode estimular toda a equipe a trabalhar em perfeita sinergia e pode ser gratificante para os contemplados. Tudo isso com uma dose extra de bom senso

Definição de metas e objetivos desafiadores e realizáveis

O empreendedor deve definir para toda a equipe, de forma clara, metas e objetivos que sejam desafiadores e possíveis de serem alcançados. Isso pode estimular a determinação e o foco de todos os envolvidos. Depois dos resultados concretos em mãos, é só premiar os mais merecedores. 

Mensure a evolução

Você precisa ter meios para mensurar tudo o que diz respeito ao modelo meritocrático, em especial, os resultados alcançados. Toda a evolução em relação ao empenho individual de cada um dos colaboradores e de toda a equipe, deve ser monitorada. Faça bom uso da tecnologia para isso. 

Deixe os colaboradores cientes de tudo

Para que a meritocracia implantada em sua empresa seja justa, é fundamental que você deixe tudo aquilo que está em jogo para os colaboradores, de forma bem clara. Nesse contexto, não podem existir deduções por parte de ninguém. Todos devem entender o que precisa ser feito para que os resultados sejam alcançados com eficiência. 

Viu como a meritocracia é fundamental para as empresas que desejarem prosperar? Agora é implantar esse sistema em seu negócio e torná-lo uma referência positiva para milhares de profissionais. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK