Fique por dentro dos principais tipos de perfis profissionais

26/05/2021 às 19:37 Coaching

Fique por dentro dos principais tipos de perfis profissionais

O mercado de trabalho está cada vez mais disputado. Diariamente, milhares de profissionais travam uma batalha intensa para conquistar o emprego dos sonhos. E esse contexto nos leva a discutir sobre um tema interessante: os tipos de perfis profissionais. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar os 7 tipos de perfis profissionais mais comuns dentro das organizações, bem como a importância do gestor saber avaliá-los. Chegou aquele momento mágico de apreciar mais uma leitura no blog do IBND.

Tipos de perfis profissionais

Antes de mais nada, vale salientar que toda empresa conta com colaboradores com diferentes tipos de perfis profissionais. A grande questão é que nem todos os líderes e gestores de RH sabem identificá-los, por isso, a importância de se ter know how. Conheça os principais: 

Perfil analista

Dentre todos os tipos de perfis profissionais, o analista é o mais detalhista e meticuloso no desempenho das suas funções. Além disso, ele tem um amplo conhecimento de todas as suas atividades exercidas no dia a dia. Ele costuma ter um alto nível de precisão e disciplina para evitar que erros sejam cometidos.

Dotados de um senso extremamente crítico, até em relação ao próprio trabalho, trabalhar com profissionais com esse tipo de perfil pode não ser o mais recomendado, já que para eles nenhuma execução é perfeita o bastante e sempre pode ser melhorada. Eles prezam pela perfeição em tudo que fazem. 

Perfil explosivo

Profissionais com esse perfil podem até demonstrar uma certa calma e tranquilidade no dia a dia dentro do ambiente de trabalho. Mas quando aparece um problema que atrapalha essa calmaria, é melhor não ficar perto deles, pois a explosão de raiva, nervosismo e total descontrole, pode ser enorme. O resultado é a queda na produtividade de toda a equipe. 

Dependendo da situação, profissionais com perfis explosivos costumam até mesmo ultrapassar o limite do respeito com os outros colegas de trabalho e acabam gerando um mal-estar dentro da empresa. Por isso, esses “esquentadinhos” não são os mais indicados para se ter por perto, principalmente na hora que aparece algum problema. 

Perfil executor

Os profissionais que se encaixam nesse perfil são autoconfiantes e acreditam que são capazes de resolver qualquer tipo de problema dentro do ambiente de trabalho. Eles adoram lidar com desafios em sua profissão, são defensores natos das suas opiniões e extremamente competitivos. 

Mas como nem tudo são flores, o perfil executor costuma ser uma pessoa difícil de lidar e bastante autoritária. Eles são péssimos ouvintes e só se preocupam com a suas próprias opiniões. Além disso, têm resistência para trabalhar em equipe, pelo fato de confiarem somente em si. 

Perfil planejador

Colaboradores que possuem esse perfil são mais conservadores e gostam da rotina no dia a dia dentro do ambiente de trabalho. Eles são extremamente organizados, tem bom senso aguçado e fazem questão de fazer um planejamento de tudo que será feito, para que a execução das tarefas fique mais clara. 

Como são extremamente metódicos, prezam pelo equilíbrio e estabilidade em sua função. Em contrapartida, profissionais com perfil planejador têm dificuldades para lidar com mudanças repentinas ou improvisos, já que a organização e o planejamento é o que os rege. 

Perfil comunicador

Entre todos os tipos de perfis profissionais, o comunicador é mais persuasivo. São bastante entusiasmados dentro do ambiente de trabalho e costumam motivar todas as pessoas que estão ao seu redor. São bastante dedicados, principalmente na hora de colocar os projetos em prática.

Por outro lado, esses profissionais não dão tanta ênfase para a organização e o planejamento na hora de executar suas tarefas. Para eles, tudo é viável. E isso pode gerar atrasos ou erros no dia a dia. Apesar de terem o dom da oratória, profissionais com perfil comunicador precisam ser um pouco mais conscientes em suas ações. 

Perfil procrastinador

Esse é um dos perfis profissionais que todo recrutador deveria passar bem longe. Um colaborador procrastinador é aquele que o chefe precisa ficar monitorando o tempo inteiro, pois ele vive procrastinando. Esse tipo de perfil normalmente deixa tudo para a última hora e acaba entregando as tarefas com atrasos, pois sempre são feitas às pressas. 

Os famosos procrastinadores são os responsáveis pela falta de produtividade de uma empresa e costumam não dar muita bola para o crescimento profissional. As cobranças constantes por parte do chefe, a falta de foco no trabalho e a procrastinação demasiada, fazem parte do dia a dia deles. 

Perfil competitivo

Por fim, esse é um dos perfis profissionais que pode trazer diversos benefícios para uma organização. Colaboradores competitivos costumam ser dedicados, empenhados e engajados com os objetivos da empresa. Além disso, conseguem assumir diversas tarefas, tendem a ser mais autoconfiantes e não se importam em trabalhar até tarde para que todas as tarefas sejam cumpridas. 

Mas a grande questão é que, por serem extremamente competitivos, podem deixar o clima organizacional desagradável e tenso, já que pensam somente em si próprios e não na equipe na qual fazem parte. Dessa forma, cabe ao gestor dar mais ênfase ao trabalho em equipe, para amenizar a competitividade individual excessiva, que não é nada saudável. 

Qual a importância de avaliar os tipos de perfis profissionais? 

Conheça as vantagens de fazer a avaliação dos perfis profissionais de todos os colaboradores de uma empresa:

  • Contribui para o aumento considerável da produtividade da equipe; 

  • Diminui a rotatividade de funcionários; 

  • Maior assertividade na hora de realocar cargos;

  • Permite a elaboração de estratégias para dar mais motivação.

Está vendo como conhecer os tipos de perfis profissionais é importante para todo gestor? Qualquer empresa que faz essa análise tem grandes chances de prosperar. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK