Como evitar o pessimismo em sua vida?

02/06/2021 às 19:27 Coaching

Como evitar o pessimismo em sua vida?

A nossa vida é cheia de altos e baixos. Em determinados momentos podemos estar entusiasmados e motivados, já em outros, o baixo astral e o pessimismo podem chegar para valer. Por isso, elaboramos esse artigo que traz dicas de ouro sobre como você pode evitar o pessimismo em sua vida. Pode até parecer impossível, não não é. Continue a leitura e deixe o seu dia a dia mais feliz e prazeroso. 

O que é o pessimismo? 

Se trata de um estado emocional que é exatamente o oposto do otimismo. O pessimismo sempre enxerga o lado negativo das coisas e espera sempre o pior de qualquer situação. É uma tendência de ver e julgar tudo sempre pelo lado mais desfavorável, mesmo que a situação não seja tão grave assim. Conviver com pessoas pessimistas pode não ser nada agradável. Saiba como evitar o pessimismo em sua vida:

Faça escolhas conscientes

A nossa vida é feita de escolhas, certo? A maneira como você encara tudo aquilo que acontece contigo, também é meramente uma questão de escolha. Ao contrário de uma pessoa pessimista que, ao se deparar com uma dificuldade, logo desiste por achar que não vai conseguir, o otimista procura encontrar uma solução. Isso é escolha. 

Por isso, se você é um pessimista nato, já pensou em escolher ser uma pessoa otimista? Dessa forma, o seu cérebro vai sempre focar em uma possível solução para os desafios da vida, ao invés de desistir sem ao menos tentar. 

Não tenha medo de enfrentá-lo

É absolutamente normal termos pensamentos pessimistas de vez em quando, afinal de contas, somos humanos. Mas quando isso acontecer, você não deve ter medo de enfrentar o pessimismo em sua mente. Encare-o de frente! 

Lembre-se de que esse sentimento não vai te ajudar em nada na hora de encontrar possíveis soluções para os problemas. Na verdade, o pessimismo vai te impedir de resolver uma determinada situação. Algumas frases motivacionais podem te ajudar a ficar livre do pessimismo. 

Administre suas expectativas

Saber administrar as suas expectativas em relação a algo é fundamental para evitar o pessimismo em sua vida. Se você está apreensivo por causa de alguma situação, pense em todos os possíveis resultados que podem acontecer e cogite todos eles como sendo uma possibilidade real. 

Tenha em mente que nada de grave vai acontecer em sua vida, caso aconteça aquilo que você não queria ou não esperava. Lembre-se de que o pior resultado nem sempre é o fim do mundo para quem é otimista. 

Observe mais

Você já percebeu que, na maioria das vezes, damos mais atenção aos acontecimentos ruins do que aquilo que acontece de bom em nossa vida? E isso só aumenta ainda mais o nosso negativismo, que pode ser prejudicial no dia a dia. 

Experimente se tornar um observador nato. No final de cada dia, ao invés de pensar sobre as coisas ruins que aconteceram, passe a observar as coisas boas que aconteceram. Com o passar do tempo, você vai perceber que nada é tão ruim quanto possa parecer. É uma excelente tática. 

Evite pessoas pessimistas

Você pode até não perceber, mas o pessimismo é contagioso. Quanto mais escutamos sobre acontecimentos ruins, maiores são as chances de querermos continuar falando sobre eles. Pessoas pessimistas não enxergam nada de positivo nas coisas. Por isso, evite-as a todo custo. 

Seja aquele amigo de longa data, um colega de trabalho ou até algum familiar mais próximo. Se forem pessoas pessimistas, é melhor ficar bem longe delas. Essas fontes de pessimismo podem ser altamente contagiantes e te deixar como elas. E você não vai querer isso para sua vida, certo?

Não reclame de nada

Para ficar livre de vez de todo pessimismo em sua vida, a dica aqui é não reclamar de nada. Quando fazemos isso, começamos a enxergar mais pontos positivos do que negativos no dia a dia. Reclamar não adianta nada, pelo contrário, agrava as dificuldades. Evite reclamar!

Se você é uma pessoa que reclama bastante, faça um teste e tente ficar 7 dias sem reclamar de nada. No começo pode até parecer estranho, mas depois você se acostuma e vai reclamar muito menos. Depois de 1 mês, vai notar uma grande diferença em sua vida e perceber que nem tudo é o que parece. 

Tenha gratidão

Pessoas extremamente pessimistas costumam reclamar bastante e raramente agradecem o que acontece de positivo em suas vidas. Temos um desafio para você: antes de começar o seu dia, pela manhã, faça uma lista das coisas que você se sente agradecido. 

Não importa o que seja, desde que você tenha gratidão por elas. Se você ler essa lista todos os dias e ir acrescentando coisas nela, vai ver que tem muito mais motivos para agradecer do que para reclamar da vida. O seu otimismo e o mindset podem aumentar exponencialmente. 

Procure entender

Sempre que você notar que o pessimismo está invadindo a sua mente, fique atento na mensagem que existe por trás desses pensamentos e tente descobrir o que eles querem dizer. Muitas vezes, emoções negativas podem informar que alguma coisa não está indo bem em nossa vida. 

Sendo assim, tente entender o motivo de tanto pessimismo e não ignore os sinais que seus pensamentos ruins estão querendo te mostrar. Faça uma análise de como anda a sua vida profissional e pessoal, bem como o seu nível de satisfação com ambas. 

Sabemos que não é tarefa fácil se livrar do pessimismo, mas seguindo as nossas dicas, você pode se tornar muito mais otimista e, sobretudo, feliz. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK