Hipnose clínica: o que é e como esta ferramenta transforma vidas!

14/05/2021 às 14:47 PNL

Hipnose clínica: o que é e como esta ferramenta transforma vidas!

Você conhece alguém que sofre com ansiedade, depressão, vícios, fobias, traumas psicológicos e demais problemas emocionais? Já se perguntou quais tratamentos podem auxiliar de maneira eficaz este individuo? Então continue lendo este artigo para descobrir o poder transformador que a Hipnose Clínica pode proporcionar!

Como sabemos, a hipnose em contexto geral é um estado alterado e ampliado de consciência que possibilita o acesso ao cérebro primitivo, ou seja, ao nosso inconsciente, onde se encontram nossas emoções, sentimentos, hábitos e memórias de longo prazo que não podemos controlar no nível consciente.

É através desta camada mais profunda do nosso cérebro que somos capazes de criar novos padrões mentais e reprogramar nossa mente para, por exemplo, largar vícios, diminuir sintomas de stress e ansiedade, tratar a síndrome do pânico e até mesmo diminuir dores físicas.

Mas afinal, o que é a Hipnose Clinica?

A Hipnose Clínica (ou hipnoterapia) é uma ferramenta muito importante de caráter terapêutico para o tratamento de diversos problemas de saúde, sejam eles físicos ou psicológicos tais como as doenças psicossomáticas.

Em outras palavras, a Hipnose Clinica é uma terapia que utiliza a hipnose para educar a mente subconsciente e inconsciente a fim de tratar sentimentos, vícios e fobias que armazenamos ao longo de nossas experiências enquanto seres humanos, modificando padrões que nos sabotam e nos deixam, ou podem vir a nos deixar doentes.

Esta ferramenta terapêutica é aprovada pelos meios científicos?

Regulamentada pelos conselhos federais de medicina, odontologia, psicologia e fisioterapia, a hipnose na odontologia pode funcionar como um complemento da anestesia; já na medicina esta ferramenta tem sido utilizada no tratamento de dores crônicas, como no caso de paciente com câncer.

No Brasil, a hipnoterapia vêm sendo cada vez mais reconhecida como uma alternativa eficiente para tratar diversas doenças, dores crônicas, fobias, vícios, pensamentos negativos, etc., e sua ascensão é benéfica para todos nós.

Afinal, todos nós temos uma história e somos feitos de memórias que guiam nossas vidas sem nem mesmo percebermos. Assim, qualquer questão emocional ou comportamento indesejado pode ser tratado com ajuda da Hipnose Clínica, pois esta ferramenta nos ensina a entender como podemos assumir o controle de nossa mente e, por consequência, guiar nossa estrada rumo àquilo que desejamos.

Mas por que a Hipnose Clínica é tão eficaz?

A Hipnose Clínica é uma ferramenta completa que não apenas consegue identificar sintomas, mas também é capaz de identificar a causa e origem que desencadeou os problemas que vivemos hoje e que podem ter origem de emoções geradas por eventos passados.

Estas emoções, como já dito, armazenam-se em nosso cérebro primitivo (o inconsciente)  conduzindo nossos sentimentos, nossas ações, escolhas e decisões, podendo até mesmo desencadear doenças físicas em nosso organismo.

E, por meio da Hipnose Clínica é possível comunicar-se com esta camada profunda do nosso cérebro a fim de identificar traumas de infância e Ressignificar estas emoções, dando novos sentidos a acontecimentos do passado, de forma a tratar o problema que nos aflige diretamente da sua raiz.

Na grande maioria dos casos, os resultados alcançados com a hipnoterapia são efetivos, positivos e rápidos em relação a outros tipos de terapia mais convencionais que podem deixar efeitos colaterais.

Os benefícios da Hipnose Clínica em nossas vidas

No IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) defendemos que todo ser humano deveria passar pelo menos uma vez na vida por uma sessão de hipnose. Afinal, mesmo que não saibamos grandes traumas podem estar “escondidos” em nosso inconsciente guiando ações e sentimentos prejudiciais, por exemplo.

Pensando nisso, a seguir listamos alguns dos principais benefícios pelos quais todos nós deveríamos passar por uma sessão de hipnoterapia. Veja só:

  1. Autoconhecimento

Sendo uma terapia que possibilita o acesso a mente inconsciente, a Hipnose Clínica possibilita uma introspecção ao nosso interior, consequentemente, permitindo que nos conheçamos mais.

E por que o autoconhecimento pode ser benéfico? Pois ele permite que conheçamos nossos limites e que possamos adquirir inteligência emocional!

  1. É um tratamento breve e sem efeitos colaterais

Contanto que a sessão seja administrada por um profissional capacitado e com experiência, o tratamento de Hipnose Clínica não trará nenhum efeito colateral.

Ao contrário de alguns tratamentos psiquiátricos e médicos acompanhado de remédios, a hipnose é tratamento totalmente natural, onde se utiliza apenas a mente humana. Ademais, esta ferramenta terapêutica é mais eficiente e rápida que as demais terapias.

Segundo uma pesquisa feita pela revista American Health Magazine, a hipnose em comparação a psicanálise e a psicologia comportamental, tem uma taxa de 93% de sucesso na recuperação de clientes após 6 sessões durante cerca de um mês e meio.

  1. Tem aplicação diversificada

Como já dito, a Hipnose Clínica pode ser utilizada como ferramenta de tratamento para diversas doenças físicas e psicológicas. Por isso, um dos seus principais benefícios está na sua versatilidade.

Entre as mais procuradas terapias encontramos tratamentos para ansiedade, crise de pânico, depressão, fobias mais comuns, vícios como tabagismo, emagrecimento, disfunções sexuais e desenvolvimento pessoal.

  1. É excelente para chegar à origem dos problemas

Um fenômeno muito popular e recorrente em sessões de hipnose é a chamada Regressão, onde o paciente retorna a experiências do seu passado para lidar com seus traumas guardados.

Sabemos que não é possível mudar o que já aconteceu, mas também sabemos que é totalmente viável ressignificar acontecimentos para olhá-los sob um novo prisma e, assim, dar fim a sintomas e atitudes prejudiciais.

  1. Melhora a qualidade de vida

Além dos benefícios listados acima, a Hipnose Clínica pode impactar positivamente a nossa qualidade de vida, sobretudo, melhorado a nossa disposição, auxiliando na regulagem do nosso sono e ampliando nossa inteligência emocional, por exemplo.

Quer aprender a utilizar a Hipnose Clínica no atendimento aos seus clientes? Conheça a formação do IBND!

Profissionais que hoje atuam com a Hipnose Clínica como ferramenta de seus trabalhos seja na área de psicologia, psiquiatria, medicina, pedagogia, odontologia, etc., relatam melhoras visíveis no tratamento com seus clientes.

Se você quer aprender a Hipnose Clínica e garantir seu certificado como profissional especializado para trabalhar com esta ferramenta, conheça o curso de hipnose do IBND. Uma formação completa onde você irá aprender a hipnose clinica e regressiva com PNL do absoluto zero!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK