Você sabe o que é endomarketing?

11/05/2021 às 20:17 Dicas PNL

Você sabe o que é endomarketing?

Diante de tanta competitividade, as empresas precisam encontrar formas de prosperarem no mercado e alternativas viáveis para manter os seus colaboradores sempre engajados e motivados. Diante desse contexto, existe um termo bastante usado dentro do mundo corporativo: o endomarketing. Esse post vai te mostrar o que é isso e porque ele é fundamental para qualquer negócio que deseja ser a preferência dos clientes. Fique conosco até o final da leitura! 

O que é endomarketing? 

Nada mais é do que o marketing direcionado para todas as ações internas dentro de qualquer empresa. Conhecido como marketing interno, o endomarketing pode ser definido com um estudo de todas as necessidades e desejos dos colaboradores de um determinado negócio, independente do segmento de atuação.

Mas se você está pensando que esse conceito se resume somente nas ações do setor de marketing de uma empresa, está enganado. O setor de RH também tem um papel crucial no processo. Juntamente com o marketing, o principal objetivo das ações de endomarketing é garantir um ambiente de trabalho que esteja bem alinhado com as expectativas dos funcionários. 

Quais são os benefícios do endomarketing? 

Conheça as principais vantagens do endomarketing para todos os seus colaboradores:

Mais motivação e engajamento

Um dos principais sonhos da maioria dos empreendedores é contar com funcionários motivados e engajados. Por isso, algumas ações de endomarketing podem ser cruciais para deixar a motivação e o engajamento em alta, além de turbinar o mindset.

Quando os colaboradores dão o melhor de si e estão mais empenhados em atingir os objetivos da empresa, todos saem ganhando. A motivação dos funcionários é uma qualidade essencial nos dias de hoje e jamais poderá faltar dentro do ambiente corporativo. 

Aumento da produtividade

Quanto mais assertivas forem as ações de endomarketing da sua empresa, mais produtivos os seus colaboradores serão. Quando se está satisfeito e motivado com o trabalho, fica muito mais fácil ser mais produtivo no dia a dia, entregar mais qualidade e resultados cada vez mais satisfatórios. E quanto mais produtivos são os funcionários, melhor para todo o negócio. A hipnose também pode contribuir para o aumento da produtividade. 

Retenção de talentos

Uma estratégia de endomarketing bem feita pode reter os melhores talentos que trabalham na sua empresa. A alta rotatividade dentro das organizações é um dos principais desafios enfrentados por elas, já que isso pode trazer uma má reputação e um considerável aumento de custos com processos seletivos frequentes. 

Por isso, o endomarketing pode amenizar essa situação, pois os talentos que já trabalham em sua empresa vão pensar duas vezes antes de pedirem demissão. E contar sempre com bons talentos é fundamental para a prosperidade do seu negócio, certo? 

Alinhamento de objetivos

Os objetivos da empresa precisam estar bem alinhados com os dos colaboradores, que são as pessoas diretamente envolvidas. Através de uma comunicação interna eficiente, pode-se deixar claro todos os pontos de destaque e que merecem a devida atenção. Quando os objetivos estão bem claros, tudo pode ficar mais fácil. 

Incentivo à formação profissional

Uma empresa pode, através de ações de endomarketing, incentivar o crescimento profissional dos seus colaboradores e oferecer oportunidades para isso. E tudo isso se traduz em funcionários muito mais capacitados para desenvolver suas atividades no dia a dia, já que possuirão novas habilidades técnicas e comportamentais. Toda a empresa é que sai ganhando no final. 

Reconhecimento no mercado

Você sabia que uma organização que investe pesado em ações de endomarketing tem muito mais chances de ter mais prestígio e reconhecimento no mercado? É verdade! Ela ainda pode atrair profissionais altamente capacitados para fazer parte do seu time. Afinal de contas, todo mundo gostaria de trabalhar em uma empresa de reconhecimento e que tenha uma relação fortalecida com seus colaboradores. 

Exemplos de endomarketing

A seguir, listamos alguns exemplos de ações de endomarketing que podem ser feitas em seu negócio. Pode acreditar, elas funcionam de verdade.

  • Campanhas de branding

São ações exclusivas para atrair os melhores talentos do mercado. Aqui, os diferenciais da sua empresa precisam estar em evidência, para mostrar que trabalhar nela pode ser um excelente negócio. 

  • Ações de reconhecimento profissional

Nesse contexto, o endomarketing deve investir em campanhas que valorizem e reconheçam o bom desempenho e o esforço dos seus profissionais. E não existe nada mais gratificante para um colaborador do que ser reconhecido. 

  • Eventos promovidos pela empresa para os funcionários e sua família

O objetivo é promover uma maior integração do colaborador com seus familiares dentro do ambiente corporativo. Saber que a sua família também é importante para a empresa que trabalha, pode deixar qualquer colaborador mais engajado. 

  • Palestras motivacionais, treinamentos e workshops

Tudo que possa aumentar o bom entrosamento entre os colaboradores, agregar valor em suas vidas e contribuir para o crescimento profissional deles, deve fazer parte das ações de endomarketing de uma empresa. 

  • Ações para garantir segurança, valorização e bem-estar

Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que ofereça um ambiente seguro, que valoriza o seu trabalho e garante mais bem-estar todos os dias? Por isso, esse tipo de endomarketing não deve ser esquecido. 

  • Campanhas para promover o alinhamento dos colaboradores com as estratégias da organização

Todos os objetivos e estratégias da sua empresa precisam estar devidamente alinhados com os colaboradores, para que todos os processos fluam com mais assertividade, sem retrabalhos e conflitos. 

 Está vendo como o endomarketing é essencial para uma organização que deseja prosperar e ter mais visibilidade? Lembre-se de que a relação empresa x colaborador precisa estar cada vez mais fortalecida. 

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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