Expertise: o que é e saiba se você tem

12/05/2021 às 20:17 PNL

Expertise: o que é e saiba se você tem

O mundo dos negócios exige determinadas habilidades tanto dos empreendedores quanto dos funcionários. Afinal, é necessário ter uma maior visibilidade no mercado para se destacar. Diante desse contexto, um importante conceito vem à tona: a expertise. Elaboramos esse post que vai te mostrar o que isso significa e a importância da expertise para sua carreira. Chegou aquela hora mágica de apreciar mais uma cativante leitura aqui em nosso blog. Aproveite-a ao máximo! 

O que é expertise? 

A palavra expertise significa especialização ou grande experiência em alguma área. Podemos dizer que é um conjunto de habilidades e conhecimentos que um indivíduo possui no seu segmento de atuação. Ou seja, expertise é o conhecimento que foi adquirido através de um estudo sobre determinado assunto e a extrema habilidade de executar o que foi aprendido. Ter resiliência é fundamental. 

A expertise tem uma estreita relação com a competência e capacidade para realizar algo. No universo corporativo, esse conceito está relacionado ao Know-how. Uma pessoa que é especialista em alguma área do conhecimento é chamado de expert. Na maioria das vezes, os experts se destacam pela forma de executarem o seu trabalho, tamanha a sua competência e habilidade. 

Como saber se tenho expertise em algo? 

Para saber se você tem expertise em alguma coisa, primeiramente, você deve fazer uma autoavaliação Você deve se perguntar: sou especialista em alguma área?; tenho talento para executar determinada atividade com total maestria?; sou perito na profissão que exerço?; possuo extrema habilidade que se destaca naquilo que faço no dia a dia? 

Se alguma das respostas for “não”, provavelmente você não tem expertise. Mas não se preocupe com isso, pois é possível se tornar um expert na sua profissão ou até em outra coisa, como tocar um instrumento musical, por exemplo. Na verdade, qualquer pessoa pode ter expertise em algo. Basta adquirir os conhecimentos necessários, ter a capacidade, desenvolver a habilidade e, principalmente, saber colocar em prática tudo aquilo que aprendeu, com a máxima eficiência. 

Qual a importância da expertise em minha carreira?

Conheça as principais vantagens de ser um expert em sua profissão e se torne um talento disputado pelas maiores organizações: 

Trabalho bem executado

Um profissional que desenvolve a sua expertise de maneira contínua, tem altas chances de exercer um trabalho cada vez mais bem feito, dentro da sua área de atuação. Através do conhecimento adquirido, a prática pode ser continuamente aprimorada. E tudo isso aumenta a sua experiência no assunto, elevando o nível do seu trabalho. Algumas frases motivacionais podem dar mais inspiração.

Posição de destaque na carreira

Quando um colaborador se torna um expert em sua profissão, ele acaba ganhando uma posição de destaque em sua carreira. O motivo é que ele faz o bom uso das suas competências e principais habilidades, na hora de realizar o seu trabalho. E quando se ganha uma considerável notoriedade por causa disso, grandes organizações passarão a disputá-lo. 

Referência no mercado

Outra vantagem de se ter expertise, é que essa característica pode transformar o profissional, que é considerado um expert, em referência na sua área de atuação. Pelo fato dele executar tão bem uma atividade, ele acaba se tornando uma referência para outros profissionais da mesma área, que acabam o considerando um mentor. E quando um colaborador se torna uma referência, a sua carreira pode deslanchar. 

Sucesso profissional

É muito raro se deparar com algum expert de qualquer área que não tenha tido sucesso. Profissionais que têm grande expertise no segmento que atuam, são mais bem sucedidos do que aqueles que não possuem essa qualidade. O sucesso é praticamente inevitável para todos aqueles que têm alguma expertise. 

Como posso desenvolver a minha expertise? 

Saiba como você pode se tornar um expert em alguma área. Fique por dentro das nossas dicas: 

Procure identificar algo que você faz bem

Esse é o primeiro passo. Procure identificar aquilo que você consegue realizar da melhor forma. Vale ressaltar que a expertise não precisa estar atrelada somente ao ambiente de trabalho. Por isso, tente perceber o que você consegue realizar com excelência, seja em casa ou até nos momentos de lazer, com um hobby, por exemplo. 

Invista na sua competência

Depois que você identificou o que faz de melhor, chegou a hora de investir no seu talento, para aprimorá-lo ainda mais. Cursos, treinamentos, workshops e um amplo networking, podem te ajudar a se tornar um expert em alguma área. Em suma, invista em conhecimento para desenvolver ainda mais o que já sabe fazer bem. 

Tenha um mentor

Contar com o apoio de uma pessoa mais experiente pode ser de grande valia quando queremos desenvolver alguma expertise. Dessa forma, identifique os principais especialistas na sua área de atuação e procure se espelhar neles. Observe como o seu mentor pode contribuir para que você desenvolva ainda mais a sua habilidade, a ponto de se tornar um expert. 

Obtenha feedbacks

Pode até não parecer, mas os feedbacks são ótimas maneiras de  aperfeiçoarmos a nossa expertise em algo. Por isso, não tenha vergonha em pedir feedbacks para pessoas mais próximas. Essa é uma excelente forma de identificar seus pontos fortes e os que ainda precisam de alguns ajustes. Somente assim, você se tornará um expert.

Agora que você está por dentro do que é expertise e dos seus benefícios para sua carreira, que tal começar a colocar em prática as nossas dicas e se tornar o mais novo expert da empresa que trabalha? 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK