Entenda como corpo e mente se conectam e como equilibrá-los.

19/04/2022 às 17:56 PNL

Entenda como corpo e mente se conectam e como equilibrá-los.

Dentre os pressupostos básicos da PNL descritos no livro “Introdução à Programação Neurolinguística”, uma obra de grande valor no segmento, corpo e mente são partes do mesmo sistema. 

Ou seja, nossos pensamentos afetam instantaneamente nossa tensão muscular, respiração, batimentos cardíacos, etc. Estes, por sua vez, afetam aquilo que pensamos. E quando aprendemos a mudar um deles, aprendemos a mudar o outro. 

Mas, com a correria do dia a dia, pode parecer difícil manter um equilíbrio entre corpo e mente, certo? No entanto, é esta conexão que permite uma vida mais leve e saudável. 

Seja do preparo de uma refeição balanceada, seja do equilíbrio entre trabalho e descanso, o corre-corre generalizado muitas vezes nos impede de fazer escolhas que impactam positivamente nosso bem-estar, nossa mente e — consequentemente — nosso corpo, e vice-versa.

Com isso em mente, neste conteúdo do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, elencamos alguns detalhes importantes sobre como  corpo e mente se conectam e o que podemos fazer para melhorar essa parceria.

Siga a sua leitura!

A importância de equilibrar corpo e mente

Durante muitos anos, a ciência acreditava que corpo e mente funcionavam de maneiras distintas. Contudo, com os avanços da medicina e da neurociência, hoje sabemos que nossas emoções e pensamentos exercem uma forte influência na forma como nosso organismo físico opera. 

Quando exercitamos apenas nossa mente e esquecemos do resto, com o tempo passamos a sentir dores físicas pela falta de movimento. E o mesmo vale para o nosso corpo: de nada adianta se exercitar todos os dias, se você permanece estressado, ansioso e irritado no dia a dia. 

“Mente sã, corpo são” 

Juvenal

Encontrar o equilíbrio entre corpo e mente é importante para que tudo corra bem, seja na vida pessoal, seja no campo profissional. Para tanto, pode ser necessário haver uma mudança de hábitos e combate a comportamentos que são, notoriamente, prejudiciais à nossa saúde. 

Sinais que podem indicar desequilíbrio 

Quando nosso emocional não está bem, nosso corpo sente e reage. Por isso, é sempre importante estar atento a alguns sinais que podem indicar o desequilíbrio entre corpo e mente, para, dessa forma, buscar ajuda e evitar mais danos físicos e psicológicos.

Alguns dos sinais de desequilíbrio incluem: 

  • Estresse crônico;

  • Depressão;

  • Distúrbios do sono, como insônia, bruxismo e síndrome das pernas inquietas;

  • Dores nas costas, pernas e pescoço;

  • Indisposição durante o dia;

  • Irritabilidade;

  • Dificuldade de concentração;

  • Autoconfiança abalada, sem iniciativa para tomadas de decisão importantes;

  • Transtornos alimentares, que podem provocar obesidade ou magreza extrema;

  • Problemas com relacionamentos amorosos, incluindo a perda de libido.

Orientações para equilibrar corpo e mente 

Se você acredita que equilibrar corpo e mente seja uma tarefa árdua e impossível para você, chegou a hora de desconstruir essa crença limitante!

A seguir, os profissionais em Programação Neurolinguística listaram algumas atitudes simples através das quais é possível resgatar essa união dentro de si e viver em plenitude com o seu corpo e a sua mente; confira.

Pratique atividades físicas

Essa é a recomendação mais básica e sincera para equilibrar corpo e mente. Afinal, quando movimentamos nosso corpo, nosso cérebro também é estimulado ajudando a aumentar a produção dos chamados hormônios da felicidade.

Uma caminhada de trinta minutos, de três a quatro vezes por semana, pode ser o suficiente para limpar a mente e trabalhar o corpo.  

Tenha uma alimentação saudável

Comer bem é algo mais simples do que se pensa — e não precisa ser caro. Além disso, o ato de cozinhar tem um impacto muito positivo em nossa mente. 

Tudo o que comemos influencia diretamente no funcionamento do organismo, mas você sabia que muitas frutas, vegetais, cereais, etc. são poderosos aliados no combate a transtornos como depressão e ansiedade? Inclua um pouco mais de cor nas suas refeições!

Tenha uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono é tão importante quanto se alimentar bem e praticar exercícios físicos para equilibrar o corpo e mente. Afinal, a insônia, por exemplo, causa falta de concentração, cansaço excessivo, dores musculares, irritabilidade, lentidão, entre vários outros. 

Mas não basta apenas dormir às oito horas recomendadas. Para que o corpo e mente verdadeiramente descansem, é preciso fazer uma boa higiene do sono. Ou seja, praticar um conjunto de atitudes benéficas antes do sono para melhorar a qualidade do descanso.

Entre essas atitudes podemos citar:

  • Não consumir alimentos estimulantes antes de dormir (café, refrigerantes, bebidas alcoólicas);

  • Deitar-se sempre no mesmo horário;

  • Evitar dormir durante o dia;

  • Optar por refeições leves na janta;

  • Não praticar exercícios físicos perto do horário de dormir;

  • Dormir em ambiente que estimule o sono, como um quarto escuro, organizado, sem barulhos externos.

Aprenda a meditar 

A meditação é benéfica tanto para a mente quanto para o corpo. Pois, ajuda a controlar a ansiedade, melhora a concentração, promove o autoconhecimento e gera paz interior. Dessa forma, obtém-se mais serenidade em sua vida pessoal e profissional. 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar os outros artigos em nosso blog e conhecer o curso de PNL do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK