Paz espiritual: o que é e como alcançá-la?

22/09/2021 às 17:50 Coaching

Paz espiritual: o que é e como alcançá-la?

O que você entende por paz interior? Este termo é frequentemente usado em diferentes contextos. 

Mas, embora seja uma ideia bastante associada a algumas tradições orientais como o budismo, também existe uma interpretação que pode ser abordada a partir da psicologia e ferramentas terapêuticas como a Hipnose, que deixa para trás as conotações religiosas, e que se ligam a uma forma de viver que tantos de nós almejamos. 

Neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos levá-lo a entender o que é a paz interior e o que sabemos sobre como alcançar essa tranquilidade emocional e mental. Boa leitura!

O que é a paz interior?

Estado cognitivo e emocional relacionado à sensação de bem estar e calma, a paz interior define a forma como nos comportamos.  

Por vezes, este termo pode ser erroneamente interpretado como a ausência de preocupações ou medos, onde ao nos dissociarmos de qualquer disposição mental negativa conseguiriamos alcançar a tão buscada e sonhada paz de espírito. No entanto, a paz interior não é tradicionalmente definida como a ausência de medos e ansiedades. 

Esta paz sobre a qual falamos está associada ao bem estar e à sensação de que não há conflitos significativos para resolver em nosso ambiente imediato. Ou seja, ao atingir essa paz desenvolvemos estágios mentais mais abrangentes, saindo de uma disposição mental predominantemente negativa, para nos guiarmos no sentido do equilíbrio emocional

Como desenvolver este estado de bem-estar emocional

A paz interior vem se assumir e respeitar escolhas

Pode ser contraditório, mas no processo de busca da paz interior devemos aceitar nossa responsabilidade por nossas escolhas, entendendo que o momento que vivemos é um processo natural pelo qual somos responsáveis. Afinal, ter paz não é fechar os olhos para a realidade, mas sim compreender o que é vivenciado e porque. 

Como seres imperfeitos estamos em constante evolução e muitas pessoas - inclusive você -  ainda farão escolhas guiadas pelo cérebro límbico (ou cérebro emocional), relacionado às nossas emoções, ao invés de investirem no aperfeiçoamento da sua inteligência emocional.

Para alcançar a paz interior, devemos aceitar e não interferir na escolha do outro

Não temos obrigação de tentar interferir na escolha do outro, muito pelo contrário; Devemos respeitar a escolha do próximo, uma vez que o caminho do controle tem como destino final o adoecimento pessoal e coletivo. 

Cada um é responsável por suas escolhas. E deixar que cada um tome as rédeas da própria vida, é essencial para o processo de amadurecimento, afinal, ao fazermos nossas próprias escolhas e assumirmos a responsabilidade por elas, crescemos como seres humanos. 

Paz interior também é sobre perdão

Entenda: perdoar não é simplesmente aceitar ou conviver com o erro, mas perceber que estamos aqui para evoluir e entender onde erramos e porquê erramos para seguir a nossa jornada rumo à paz espiritual. 

Lembre-se de quando você era criança e agia como tal. A cada fase da vida percebemos uma mudança nítida no sentido de maturidade. E, portanto, você não é mais o que era ontem e, com certeza, no dia amanhã não será mais o mesmo ser humano que está lendo este conteúdo. 

A gratidão faz parte do processo

Cultivar a gratidão é um caminho para paz, por nos levar a um sentido empático e lógico da vida. Saber dar valor ao que é bom e ruim, é essencial para olharmos a vida sob uma perspectiva mais positiva. 

Quer entender mais sobre gratidão? Confira os benefícios da gratidão que disponibilizamos aqui no blog do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento.

A Hipnose e o desenvolvimento da paz interior

A mente consciente e subconsciente são mutuamente responsáveis pelos nossos pensamentos, emoções e comportamentos, e, neste sentido, aprender a desenvolver um diálogo entre ambas as mentes pode ajudar a promover uma maior condição de compreensão e administração de nossos elementos internos. 

Neste contexto, a Hipnose gera possibilidades de aprendizados e reconhecimentos dos elementos do mundo interno, proporcionando o equilíbrio e a paz interior de forma eficaz. 

Quer verificar como a hipnose para paz interior funciona de forma prática num atendimento?


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK