Florais de Bach para ansiedade: realmente funcionam?

22/04/2022 às 17:56 PNL

Florais de Bach para ansiedade: realmente funcionam?

A busca por tratamentos naturais se tornou comum para quem procura por opções menos invasivas e com menor ou nenhum efeito colateral à saúde. E os Florais de Bach se encaixam nesse padrão, visto que se trata de essências feitas a partir do extrato de plantas, de modo a proporcionar mais equilíbrio emocional e melhorar a saúde. 

Hoje, existem diferentes tipos de terapias florais, como óleo, águas, fragrâncias e remédios, que usam diluições baseadas na prática homeopática. 

As promessas dos Florais de Bach são, sem dúvidas, bastante tentadoras. Mas será que elas funcionam de fato?

Neste conteúdo do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) vamos desvendar mais este mistério que rendeu o mercado.

Mas, afinal, florais são eficazes para a saúde emocional?

Quando a ansiedade começa a fazer do nosso dia a dia de forma constante, todo o corpo sente. 

Como dizia o Dr. Edward Bach, criador dos Florais de Bach:

“Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções”. 

O medo, a ansiedade, a tensão e a instabilidade emocional agravam e podem até mesmo desencadear diversos problemas de saúde, prejudicando nossa qualidade de vida e bem-estar. 

Neste contexto, as terapias florais surgem no mercado como uma prática integrativa e complementar aos tratamentos tradicionais, sendo cada vez mais valorizada por seu poder bastante eficiente.

Portanto, sim, os Florais de Bach funcionam. Contudo, não devem ser usados como terapia solitária, mas sim como um facilitador do tratamento para ansiedade, por exemplo. 

Os Florais de Bach

Os Florais de Bach são totalmente naturais e sem contraindicações. Desenvolvido pelo Dr. Edward Bach após observar como as pessoas reagiam ao mesmo tratamento, os florais foram divididos em 7 grupos essenciais. 

  • Medo;

  • Insegurança e incerteza;

  • Falta de interesse no presente;

  • Solidão;

  • Hipersensibilidade às influências externas;

  • Desespero;

  • Cuidado excessivo com os outros / preocupação.

Produzido à base da essência das flores, plantas silvestres e árvores, os Florais de Bach visam a restauração do equilíbrio emocional, facilitando que o indivíduo aceite e trabalhe suas emoções.

O floral Mimulus, por exemplo, é capaz de auxiliar no medo de coisas conhecidas e timidez. Pois, influencia o desenvolvimento da coragem, aumentando a espontaneidade para se colocar com firmeza nas mais diferentes situações;

Por sua vez, o floral Cherry Plum é indicado nos casos em que a pessoa tem medo de perder o controle físico, mental e emocional, como acontece em crises de ansiedade, ajudando no autocontrole.

Os Florais de Bach para ansiedade

A ansiedade é uma reação natural do corpo, a qual estimula a ação perante situações de possível perigo, sendo essencial a nossa sobrevivência. Contudo, quando essa resposta se torna disfuncional, é preciso buscar tratamento para que a ansiedade não passe a ser considerada patológica. 

Em um estudo realizado em 2010 pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), foram verificados os efeitos dos florais Cherry Plum, White Chestnut, Impatiens e Beech em pessoas ansiosas, onde se constatou que resultados e efeitos bastante positivos na diminuição da inquietação, nervosismo, preocupação, apreensão e tensão — sintomas típicos da ansiedade.

Crianças também podem recorrer à terapia floral?

Por se tratar de um “remédio” totalmente natural e sem contraindicações, os Florais de Bach também podem ser utilizados por crianças e animais de estimação.

O único ponto a ser levantado, é que alguns florais vendidos no mercado usam soluções com álcool em sua composição. Por isso, é sempre muito importante verificar a composição do floral que está sendo adquirido. 

Apesar de serem quantidades inofensivas de álcool, você pode optar pelas soluções de glicerina para oferecer às crianças.

Como usar os Florais de Bach corretamente?

Basicamente, existem três tipos de métodos para se utilizar os Florais de Bach:

  1. Diluído num copo de água 

Para este método, basta diluir 2 gotas da essência indicada pelo terapeuta num copo de água e, depois, ir bebendo ao longo do dia ou, pelo menos, 4 vezes ao dia. Este método costuma ser mais utilizado para tratamentos curtos. 

  1. Conta-gotas

Colocar 2 gotas de cada floral de Bach indicado pelo terapeuta no interior de um conta gotas e, em seguida, preencher o espaço restante com água filtrada. Depois, deve-se beber 4 gotas da mistura, pelo menos, 4 vezes ao dia.

Este método é mais indicado para quem precisa passar por um tratamento mais longo, pois ajuda a diminuir o desperdício da essência floral. 

  1. Diretamente na língua

Esta é o método que pode ser mais difícil para quem está começando a usar os florais, pois os florais não são diluídos, possuindo um sabor muito intenso. Neste método, 2 gotas do floral devem ser pingadas diretamente na língua, sempre que necessário.

Gostou deste conteúdo do IBND? Então não deixe de conferir outros conteúdos sobre PNL, Hipnose, Coaching, estilo de vida e muito mais!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK