Como os traumas da infância podem influenciar negativamente em nossas vidas

09/07/2020 às 14:25 PNL

Como os traumas da infância podem influenciar negativamente em nossas vidas

Todos nós passamos por experiências das mais diversas ao longo da vida e com elas adquirimos traumas. E isso pode começar a surgir na infância e influenciar negativamente a nossa vida adulta. Os traumas da infância crescem sem que percebamos e possamos trabalhar para superá-los e assim pode afetar bastante a nossa vida.

Boa parte de nossos problemas na fase adulta são resultado de traumas da nossa infância. Esses traumas geralmente nos fazem nutrir sentimentos e crenças que limitam o nosso crescimento. Algumas das características mais comuns são o medo, a dúvida, a insegurança e a ansiedade. Tudo isso pode contribuir negativamente em nossas vidas.

Como os traumas de infância podem nos afetar negativamente no decorrer da vida?

Os traumas de infância surgem em nossa vida sem que percebamos, eles se manifestam por meio de sentimentos tóxicos com a insegurança e o medo até por ações de autossabotagem. Esses sentimentos acabam por nos limitar em todos os âmbitos da vida, prejudicando desde a nossa carreira profissional até a nossa vida pessoal.

São diversos os tipos de trauma que podemos adquirir quando crianças. Um exemplo claro são as comparações constantes, que geralmente são feitas por pais, amigos, professores,etc. Essas comparações com outras pessoas quando crianças, tendem a alimentar a capacidade de insuficiência, gerando o sentimento da insegurança.

O bullying ou os maus tratos por pais ou colegas também são formas de alimentar traumas em crianças. O abandono ou a negligência dos pais também é outra forma de trauma que muitos adquirirem e por isso desenvolvem os sentimentos de medo, incerteza e uma forte solidão.

Casos de violência física e psicológica como agressões verbais também podem ajudar pessoas a nutrir um sentimento de inferiorização e um medo em se relacionar com as outras pessoas.

Estes e outros traumas acabam contribuindo para pessoas inseguras, tímidas e com medo exacerbado de situações rotineiras. E como a maioria dos traumas não são tratados ainda na infância ou na adolescência, nos deparamos com diversos adultos que os alimentam diariamente sem perceber e acabam sendo prejudicados por eles.

Quando um trauma não é tratado, as pessoas tendem a se alimentar deles. E dependendo da dimensão emocional, estes traumas podem crescer e gerarem outros problemas físicos e psicológicos que afetam diretamente a saúde e o bem-estar, como por exemplo, a ansiedade, a depressão e vícios dos mais variados.

Os traumas também podem desencadear sentimentos de medo, ira, orgulho, impaciência e solidão. Por isso é muito importante que na fase adulta, uma pessoa possa procurar ajuda para identificar a origem destes sentimentos e assim possam superar seus traumas para terem um melhor desempenho e realizarem os seus sonhos.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.  

Como o autoconhecimento e a inteligência emocional podem ajudar na ressignificação de traumas?

O autoconhecimento e a inteligência emocional são dois fatores importantes para a ressignificação de traumas. Estas habilidades podem ser desenvolvidas por meio do auxílio do coaching e da PNL. Fazer um bom curso de coaching ou uma formação em PNL é uma saída também, ambos os cursos proporcionam um autoconhecimento profundo. 

O primeiro ponto a ser desenvolvido é o autoconhecimento. Através dele, você pode se conhecer melhor e assim identificar as origens de seus traumas. Uma pessoa que é muito retraída, não tem amigos e vive mais isolada, por exemplo, pode ter um trauma do abandono ou negligência dos pais na infância.

Para todos, o autoconhecimento é uma habilidade muito importante. A partir dela que conseguimos encontrar os nossos traumas, identificando a origem de sentimentos e comportamentos ruins. Somente assim, podemos trabalhar na ressignificação para conseguir superar estes traumas e viver uma vida mais feliz.

O segundo fator é a inteligência emocional. Desenvolver essa habilidade é extremamente importante para uma ressignificação de traumas eficiente. A inteligência emocional busca nos trazer meio de controlar as nossas emoções e lidar melhor com os nossos comportamentos.

Com os estímulos certos e ajuda profissional, você conseguirá trazer um novo sentido a sua vida por meio do autoconhecimento e da inteligência emocional. E não falamos aqui de esquecer o seu passado e seguir em frente, mas trazer um novo olhar para os acontecimentos da infância.

Muitas pessoas tem um medo exacerbado de voltar a lembrar de acontecimentos da infância, mas isso é fundamental para que seja possível superá-los. Com a ajuda de um profissional de coaching ou de PNL, você pode conseguir ressignificar estes traumas com rapidez e eficiência.

Traga um novo sentido a sua vida e conquiste os objetivos que você sempre sonhou. É possível! Acredite! Os traumas existem para serem superados, pense nisso! Lute contra qualquer ação ou sentimento que te atrapalhe e vá em busca de uma vida mais feliz e plena.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

O curso Practitioner em PNL é essencial para que desenvolver os recursos do autoconhecimento e da inteligência emocional. Aqui no IBND, possuímos uma formação completa com um método de ensino diferenciado que visa maximizar o aprendizado dos participantes.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®