4 ferramentas de Coaching para gerenciamento de crises

03/04/2020 às 07:27 Coaching

4 ferramentas de Coaching para gerenciamento de crises

O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano bastante efetiva para ajudar pessoas a conquistarem seus objetivos, desenvolverem novas habilidades e acelerarem sua evolução pessoal e profissional.

O gerenciamento de crises é um dos assuntos abordados em uma formação de Coaching. O poder de gerenciar conflitos é importantíssimo para pessoas em cargos de liderança e para quem deseja crescer profissionalmente, fazendo uma grande diferença entre o Chefe x Líder.

Como surgem as crises no meio corporativo?

As crises surgem quando pessoas se desentendem no meio corporativo. Os conflitos entre setores nas empresas e as crises pessoais são comuns. Gerenciar crises é essencial para manter o bem-estar na empresa e não prejudicar a produtividade dos colaboradores.

Saber lidar com as crises é importante para evitar que elas cresçam. Hoje em dia, com as redes sociais, conflitos e boatos podem surgir na internet, por motivos rasos e ainda assim criarem um borburinho muito grande que possam até destruir a imagem da sua marca.

Aprender a gerenciar crises é uma premissa básica para pessoas em cargos de liderança. E o Coaching possui diversas ferramentas que podem auxiliar no trato das crises e na resolução dos problemas. Assumir as rédeas da situação e enfrentar a crise é fundamental para ter sucesso profissional e construir autoridade no mercado.

Confira quais são as principais ferramentas de Coaching para o gerenciamento de crises:

Assessment

Assessment em inglês significa “avaliação”. Essa ferramenta de Coaching busca avaliar e identificar as principais habilidades e competências das pessoas. O objetivo é avaliar o comportamento e identificar o perfil comportamental.

As ferramentas do assessment tem ajudado bastante o setor de RH das empresas. Isso porque são utilizados recursos que permitem identificar facilmente o perfil dos candidatos. Dessa maneira, é bem mais fácil encontrar o colaborador certo para cada vaga disponível e montar um time que se complemente.

Atuando em funções que sejam compatíveis com seus perfis, os colaboradores produzem mais e tem mais satisfação com o trabalho. Isso faz toda a diferença para evitar que novos crises surjam.

Em nosso Curso de Coach nós trabalhamos o assessment.

Roda da Vida

A Roda da Vida é uma ferramenta de Coaching que consiste em realizar avaliações pessoais. No processo de Coaching, essa é uma das ferramentas mais utilizadas para estimular o autoconhecimento no Coachee.

O objetivo é fazer com que o Coachee tenha uma reflexão sobre as principais áreas da sua vida. Dessa forma, ele consegue ter uma visão geral sobre temas importantes no dia a dia, como trabalho, relacionamento e qualidade de vida.

A ferramenta consiste em gerar um gráfico circular, por isso é chamada de Roda da Vida. Cada parte da roda, representa uma área essencial da vida do Coachee. Ao ser questionado com as perguntas certas pelo Coach, o Coachee reflete sobre o tema e dá uma nota para a questão.

Assim, o gráfico vai sendo preenchido. Com isso, é possível identificar quais são as áreas com melhores e piores resultados. Essa é uma excelente maneira de traçar o plano certo para melhorar a sua vida como um todo.

Afinal, uma roda que tenha lados menores do que os outros não consegue girar. A ideia é que o trabalho contínuo com o Coaching consegue ajudar no equilíbrio entre vida pessoal e profissional do Coachee.

Em relação a crises, utilizar essa ferramenta é fundamental para entender os motivos pelos quais colaboradores não estejam rendendo como o esperado. Além disso, é possível ajudá-los diretamente através de ações que ajudem no equilíbrio da roda da vida.

Em nosso Curso de Coach nós aprendemos sobre a Roda da Vida.

Feedback

O Feedback consiste em dar um retorno para os colaboradores após a realização de alguma ação. Essa ferramenta de Coaching é fundamental para aproximar gestores e colaboradores e criar uma relação de confiança.

Trabalhar bem com Feedbacks pode ajudar pessoas a desenvolverem mais rapidamente no âmbito profissional. Também é possível lidar com as crises através do Feedback, ajudando a esclarecer os pontos de conflitos para dar fim ao ocorrido.

Em nosso Curso de Coach nós aprendemos a trazer Feedback mais efetivos.

Feedforward

Enquanto o Feedback busca avaliar e dar um retorno sobre o presente, o Feedforward é uma excelente ferramenta para traçar o futuro dos seus colaboradores. Essa ferramenta de Coaching consiste em fazer as perguntas certas para fazer seus funcionários refletirem sobre o futuro profissional.

Essa é uma excelente maneira, de descobrir onde a pessoa deseja chegar, e assim ajudá-la a traçar um caminho para desenvolver as habilidades necessárias para chegar ao objetivo. Dessa forma, você consegue aumentar a satisfação dos colaboradores, diminuir a rotatividade de pessoal no seu negócio e previne as crises.

Como podemos ver, o Coaching possui diversas ferramentas importantes para o gerenciamento de crises. Entender como lidar com as crises é essencial para gestores. A gestão prevê certas dificuldades que devem ser enfrentadas, e principalmente, prevenidas na medida do possível.

Com as ferramentas que citamos ao longo do texto, será possível estreitar o relacionamento com os colaboradores para aumentar a produtividade, além de otimizar todo o trabalho. Saber gerir crises é uma das principais qualidades de um gestor e o Coaching possui as ferramentas certas para ajudar nesta tarefa.

Você sabe a diferença entre Feedback x Feedforward? Acesse esse artigo e conheça a diferença.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®