O poder do autoconhecimento na vida pessoal e profissional

22/05/2020 às 14:16 PNL

O poder do autoconhecimento na vida pessoal e profissional

Talvez você já tenha lido ou escutado a seguinte frase: “Conhecimento é poder”. De fato, o conhecimento nos possibilita grandes conquistas tanto na vida pessoal, quanto em âmbito profissional.

Em busca dessa evolução e no intuito de nos qualificarmos para melhores oportunidades, consumimos bastante informação ao longo da vida. Fazemos diversos cursos, graduações, especializações etc. tudo para agregar mais conhecimentos e mais possibilidades à nossa vida.

Porém, existe um tipo de conhecimento que muitas pessoas ainda ignoram: o conhecimento sobre si mesmo ou o autoconhecimento.

Conhecer a si mesmo é a chave para aprender a lidar melhor com suas limitações e possibilidades. Se conhecimento de assuntos externos já nos empodera, o conhecimento de quem somos nos coloca num patamar ainda mais elevado e nos ajuda e assumir o controle sobre nosso desenvolvimento em qualquer área da vida.

Benefícios do autoconhecimento na vida pessoal e profissional

O autoconhecimento pode trazer diversos benefícios para sua vida pessoal e profissional. Abaixo vamos falar de alguns deles:

  • Gera empoderamento

Como já dissemos no início desse artigo, conhecimento é poder. Conhecer a si mesmo é também uma forma de se empoderar, deixando de ser refém das circunstâncias para assumir a responsabilidade por sua própria vida.

O processo de autoconhecimento permite que a pessoa entenda quais são seus pontos de melhoria, mas principalmente conheça suas qualidades para que possa potencializá-las e sentir-se mais autoconfiante.

  • Aprender a lidar com emoções boas ou ruins

O autoconhecimento nos ajuda a desenvolver a habilidade de gerenciar melhor nossas emoções, deixando de ficar presos a estados emocionais ruins.

Além disso, entendendo quais as emoções que te potencializam, você pode investir mais tempo e energia para manter-se nesses estados emocionais por mais tempo.

  • Possibilidade de mudança de comportamentos

Se pararmos para pensar e refletir sobre nossos comportamentos, vamos perceber que nem tudo o que fazemos nos traz benefícios. Essa reflexão vem quando estamos abertos a um exercício de autoconhecimento.

As pessoas que evitam se autoanalisar acabam passando a vida presas a comportamentos e atitudes nocivas sem se dar conta disso. Quando estamos abertos a essa reflexão, podemos identificar o que precisa ser mudado e passamos a ter novas atitudes diante da vida e dos desafios.

  • Ajuda a ter clareza da melhor carreira a seguir

Você já teve dúvidas sobre qual caminho deveria seguir na vida profissional? Esse é um indício de que você precisa investir em autoconhecimento.

Alguns processos como o coaching de carreira podem te ajudar a entender suas preferências, qualidades e perfil profissional para que você possa dar passos mais seguros em direção à carreira que mais combina com quem você realmente é.

  • Crescimento profissional

Para alcançar novos patamares dentro da vida profissional é fundamental buscar conhecimento, não só para desenvolver habilidades relacionadas à profissão, mas também para entender o que você precisa mudar para ser uma pessoa melhor dentro do seu ambiente de trabalho.

Quem se permite esse processo de autoavaliação e evolução, certamente se destaca no mercado de trabalho e recebe as melhores propostas.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como o autoconhecimento pode te beneficiar, vamos dar algumas dicas de como você pode começar a buscar e desenvolver essa habilidade em sua vida.

Dicas para desenvolver o autoconhecimento

  • Estude sobre assuntos relacionados a esse assunto

Atualmente existem muitos livros sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Busque se aproximar desse conhecimento. Uma outra maneira de alcançar esse tipo de conhecimento é fazendo cursos na área de desenvolvimento pessoal.

A PNL (programação neurolinguística), por exemplo, é uma área de estudos que trata sobre como nossa mente gera nossos sentimentos e comportamentos.

Estudar PNL com certeza lhe trará clareza sobre como a sua mente funciona, promovendo um grande avanço em direção ao autoconhecimento e evolução pessoal.

  • Reserve momentos para autorreflexão

Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de tirar um tempo para refletir sobre as nossas questões pessoais, nossas preferências e interesses.

Reservar um tempo para si mesmo é fundamental para que você se conheça ainda mais.

Você pode anotar em um caderno quais são suas principais habilidades, quais as suas preferências, do que você não gosta, quais os pontos que você precisa melhorar etc.

Parece algo simples, mas esse exercício vai te ajudar a ter um pouco mais de clareza sobre si mesmo, promovendo a consciência da necessidade de mudança e a autoaceitação.

  • O Coaching pode te ajudar

Você já ouviu falar sobre o coaching? O coaching é uma ferramenta muito eficaz de autoconhecimento e evolução pessoal, assim como a PNL.

Se você não sabe por onde começar na busca pelo autoconhecimento, procurar um profissional de coaching seria uma ótima maneira de ter orientação e ferramentas adequadas para fazer esse processo da maneira mais efetiva possível.

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que já teve sua eficácia comprovada e tem sido amplamente utilizada pelas pessoas de sucesso.

Dentro do processo de coaching você será guiado pelo profissional (coach) através de ferramentas de diagnóstico e autoconhecimento para alcançar um novo nível de evolução e consciência sobre si mesmo.

Uma outra forma de se beneficiar das ferramentas do coaching é fazendo uma formação na área. Atualmente existem diversos nichos de mercado em que o coaching pode ser aplicado, sempre partindo do autoconhecimento para levar pessoas e instituições a alcançar alta performance.

Se você quer melhorar a si mesmo e ainda conseguir ajudar outras pessoas nesse mesmo caminho, a formação de coaching é o ideal para você.

Durante o curso, você terá a possibilidade de aprender as ferramentas e técnicas usadas pelos coachs e ainda poderá vivenciar os efeitos dessas ferramentas em sua própria vida, pois o coaching é uma metodologia totalmente autoaplicável.

Você não precisa esperar a quarentena acabar para investir em autoconhecimento

Se você quer começar a evoluir através do autoconhecimento, conheça as formações do IBND.

Temos formações online em PNL, Coaching, Hipnose e outras áreas para que você possa estudar com toda comodidade, flexibilidade e continue evoluindo mesmo durante a quarentena.

Comece agora mesmo a se conhecer melhor e a expandir seu potencial.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK