Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Coaching esportivo: como levar equipes ao pódio?

11/09/2020 às 18:43 Coaching

Coaching esportivo: como levar equipes ao pódio?

O coaching esportivo tem mostrado seu valor no meio das competições de alto rendimento. Aqui neste artigo, vamos mostrar como esse tipo de coaching pode ajudar a formar equipes vencedoras.

Nos últimos anos, diversos atletas de alto rendimento recorreram a ajuda de coaches para se preparar para as competições mais importantes em suas categorias. Até mesmo equipes de modalidades conhecidas como o futebol estão utilizando do coaching para obter melhores resultados.

Dois exemplos conhecidos do uso bem sucedido do coaching é a equipe de futebol do México que contou com um a ajuda de profissional de coaching esportivo durante a Copa do Mundo de 2018. E a atleta de judô Rafaela Silva que contou com a ajuda de um coach para conseguir sua medalha olímpica em 2016.

Como o coaching esportivo atua para formar equipes vencedoras

O foco do coaching esportivo para equipes está em melhorar a performance e o entrosamento entre os todos os atletas. Dessa forma, o coaching trabalha para identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria com o intuito de reforçar o trabalho da equipe e otimizar os resultados.

Diversos fatores podem influenciar positivamente ou negativamente o desempenho de equipes esportivas. É importante que todos os participantes, atletas e técnicos possam contar com a ajuda do coaching para se beneficiarem de todos os fatores positivos.

Com o passar dos anos foi possível perceber que apenas treinar as técnicas repetidamente não é o suficiente. A cada ano que passa, as competições esportivas estão cada vez mais competitivas, e apenas o esforço esportivo não adianta.

Conheça abaixo alguns dos fatores importantes para formar equipes vencedoras:

  • Empatia – todos os membros da equipe devem se colocar no lugar dos outros para fortalecer a equipe como um todo.
  • Comunicação – O coaching também pode ajudar a melhorar a comunicação e o entrosamento entre todos os atletas.
  • Inteligência Emocional – as competições esportivas cobram bastante equilíbrio emocional dos atletas e a inteligência emocional é a habilidade que consegue nos ajudar a controlar nossos pensamentos, comportamentos e ações.

O coaching esportivo é uma excelente opção para fazer equipes e atletas individuais a subirem de nível. A ajuda de um profissional especializado auxilia os esportistas a maximizarem e desenvolverem todo o seu potencial. Chegar em uma competição com metas bem traçadas, um planejamento de treino definido e estratégias competitivas são tarefas do coach esportivo.

Conheça a nossa Formação de Coach.

Quais são os benefícios que o coaching esportivo pode trazer para equipes?

O coach esportivo é um profissional que pode trazer diversos benefícios para a performance de equipes e de quebra auxilia no desenvolvimento individual de atletas. Esse profissional é especialista em preparar equipes esportivas e consegue trabalhar questões fundamentais para o desenvolvimento dos atletas.

Além de formar equipes vencedoras, o coaching esportivo pode trazer outros benefícios para a vida profissional e pessoal de atletas, como mostraremos abaixo:

Tomada de decisão

O coach esportivo pode auxiliar atletas a desenvolverem habilidades como a inteligência emocional e o autoconhecimento. Essas habilidades são importantíssimas para melhorar a tomada de decisão dos atletas. Estes atletas conhecem seu potencial, tem noção dos seus limites e das suas capacidades e se sentem preparados para tomarem melhores decisões.

Um atleta de alta performance deve ser capaz de tomar decisões assertivas rapidamente. Competições se ganham em milésimos de segundos e ter a capacidade de pensar rápido e adotar a estratégia mais vantajosa é um benefício que o coaching esportivo pode trazer.

Amadurecimento de atletas

Não é apenas a experiência que traz a maturidade para os atletas. Com a ajuda de um coaching esportivo, um atleta pode amadurecer e se ter mais preparo para as próximas competições. Através das habilidades que o coach lhe ajuda a desenvolver, um atleta novo pode chegar em uma competição e tomar decisões inteligentes e maduras.

Poder de concentração

Outro benefício essencial para os atletas é o desenvolvimento de um maior poder de concentração. Em momentos importantes da competição, o atleta de alto rendimento deve conseguir se desprender do mundo, colocando o seu foco inteiramente no seu objetivo.

O coaching esportivo pode ajudar a desenvolver uma capacidade de concentração bem mais apurada. Com um poder de foco maior é possível tomar decisões assertivas e explorar todo o seu potencial no momento certo.

Aprimoramento dos pontos de melhoria

Esse é o principal benefício que o coaching esportivo pode trazer para um atleta. O motivo da contratação de um coaching esportivo para equipes sempre é identificar e aprimorar os pontos de melhoria. Estes fatores podem ser técnicos ou mentais e o coach consegue identificar a origem e traçar um plano para que os atletas consigam aprimorar suas habilidades e se prepararem melhor para as competições.  

Faça a nossa Formação de Coach!

Aqui no IBND possuímos um curso de coaching completo com certificação internacional. Aprenda todos os recursos da metodologia e transforme a sua vida. Conheça a nossa Formação de Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®