3 passos para se tornar um Coach Esportivo

24/04/2020 às 10:31 Coaching

3 passos para se tornar um Coach Esportivo

O coach esportivo é uma profissão nova no mercado de trabalho, mas é uma das mais promissoras. No Brasil, muitos profissionais da área de coaching vêm obtendo sucesso em esportes como futebol, vôlei e até mesmo esportes radicais como o skate. Você gosta de esportes e já se interessou sobre o assunto? Então, leia este artigo até o final.

Aqui, vamos listar os principais passos que você deve seguir para se tornar um coach esportivo de sucesso. Abordaremos todas as etapas desse processo, desde a capacitação até a busca por coachees nesta área.

O coaching é uma metodologia eficaz de desenvolvimento humano. Acelere seu desenvolvimento e obtenha excelentes resultados. Conheça a nossa Formação em Coach

O que é o coaching esportivo? Como o coach se diferencia do treinador?

O coaching é uma metodologia ágil de desenvolvimento humano, e ela se aplica a diferentes nichos como o esportivo. Na área esportiva, o coaching começou a se desenvolver através de profissionais que já trabalhavam na área.

Estamos falando de profissionais como professores de educação física, treinadores e personal trainers, entre muitos outros, que vislumbraram no coaching a possiblidade de oferecer um auxílio mais completo para os seus alunos e atletas.

Como acontece em outros nichos, o objetivo do coach esportivo é levar o aluno/atleta a conquistar seus objetivos. E para isso, ele ajuda o coachee a traçar um plano de ação específico para alcançar suas metas, e o acompanha durante todo o processo. Nesse período, o coach utiliza de ferramentas e técnicas que estimulam o autoconhecimento e a automotivação.

A intenção é descobrir os pontos fortes e os pontos de melhoria do coachee. Assim, o coach consegue utilizar as técnicas e traçar um plano assertivo para que o aluno/atleta se recupere fisicamente e mentalmente, e se sinta fortalecido para alcançar seus sonhos dentro do esporte.

Apresar de falarmos acima, que o coaching esportivo se notabilizou por conta de profissionais da área, é preciso frisar que nem todo coach esportivo é um profissional da área.

Um treinador de futebol, por exemplo, treina seus jogadores para que eles possam adquirir conhecimento sobre os fundamentos do esporte. Assim, as técnicas utilizadas no treinamento são focadas em aprimoramento de fundamentos, distribuição tática, entre outros pontos importantes do esporte.

O coach esportivo não precisa ser um treinador de futebol para ajudar os jogadores. O foco do trabalho dele é outro e pode se complementar com o do treinador da equipe. As técnicas e ferramentas de coaching atuam diretamente na motivação dos atletas e consiste em aprimorar habilidades com um acompanhamento ativo e um plano de ação bem definido.

Você quer ser um Coach Esportivo? Conheça a nossa formação em Coaching.

Como se tornar um coach esportivo?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o coaching esportivo, podemos listar abaixo os principais passos para você se tornar um profissional da área. Confira:

Se espelhe em referências do esporte

Uma das maneiras de traçar um caminho para se tornar um coach esportivo é se espelhar em exemplos de sucesso. E achamos muitos profissionais dentro da área que são referências como o técnico Bernardinho, um dos principais responsáveis pela ascensão do vôlei masculino no Brasil. Treinador da seleção brasileira por um longo período, o técnico utiliza técnicas de coaching para aprimorar o desenvolvimento dos atletas.

Pesquise sobre a história da sua referência em coaching esportivo. Assim, você poderá descobrir qual é a formação desse profissional e como ele começou a atuar na área de coaching. Com isso, você possui dicas preciosas para começar se especializar na área.

Faça uma formação de coaching

Investir em uma formação de coaching é fundamental para se capacitar na área. Uma formação irá lhe ajudar a entender e aplicar as técnicas e ferramentas da metodologia. Dessa maneira, você consegue se preparar para trabalhar na área posteriormente.

A dica é encontrar uma formação que consista em um aprendizado completo, abordando as ferramentas na teoria e na prática. Aqui, no IBND possuímos uma formação com estas características. Os nossos alunos imergem em uma experiência real para extraírem o máximo de conhecimento sobre  coaching. Conheça a nossa Formação em Coach.

Defina o esporte que irá trabalhar e conheça-o a fundo

Depois de se formar em coach, você precisa se especializar em coaching esportivo. E o primeiro para isso é definir o esporte que você irá atuar. A nossa dica é que você escolha um esporte que você conheça muito bem, não só em questões de fundamentos e estratégias como também em questões de objetivos e competições.

Aqui, você pode apostar em uma formação prática e teórica. Existem inúmeros cursos especializados em coaching esportivo ou áreas específicas de um esporte, assim você pode desenvolver o seu trabalho dentro do esporte escolhido.

Outra maneira de começar a atuar é conseguir implementar as técnicas e ferramentas aprendidas durante a formação. Assim, você pode começar a trabalhar com amigos esportistas, para desenvolver o seu próprio método de trabalho.
 

Os Coach esportivos que buscam resultados tem procurado nossa formação em PNL, por exemplo, os jogadores Sandro Silva, Leandro Silva e outros esportistas escolheram o IBND.

 

Colhendo bons resultados como estes atletas, você terá mais confiança em seu trabalho. E assim poderá definir uma metodologia própria para pôr em prática.

E com isso, poderá começar a vender seus serviços para atletas e alunos do esporte escolhido.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK