Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como lidar e superar a insatisfação profissional?

09/08/2020 às 08:54 Coaching

Como lidar e superar a insatisfação profissional?

Os trabalhadores brasileiros estão entre os mais desmotivados do mundo. Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva mostra que 56% dos trabalhadores formais, cerca de 18,7 milhões de pessoas, estão insatisfeitos com os seus empregos.

Outra pesquisa realizada no início do ano pela empresa de recrutamento Catho, mostra que 92% dos brasileiros desejam mudar de emprego em 2020. A falta de reconhecimento e de oportunidades são os principais motivos de descontentamento dos trabalhadores.

Com tantas dúvidas e incertezas, como devemos enfrentar a insatisfação profissional? Bom, poderemos responder isto a você neste artigo. O primeiro ponto é descobrir as origens da sua insatisfação profissional.

Quais são as origens da sua insatisfação profissional e as suas consequências?

A insatisfação profissional pode acontecer por conta de diversos fatores. Geralmente, ela se dá por conta da junção destes fatores. A falta de oportunidades e de reconhecimento no trabalho são apenas a ponta do iceberg.

Estes fatores são gerados por outros ações que infelizmente ainda são comuns em muitas empresas como: carga excessiva de trabalho, solicitações/alterações que fujam do que foi acordado, falta de comunicação com outros membros da equipe e gestores, remuneração baixa, horários ruins e inflexíveis.

Fora os fatores que dizem respeito ao ambiente de trabalho, outros fatores externos ligados à vida pessoal também podem afetar os profissionais. Uma pessoa pode estar insatisfeita em sua vida como um todo ou por algum projeto pessoal ou relacionamento que não deu certo.

Dependendo do nível de insatisfação, as pessoas podem trazer essas questões pessoais para a vida profissional. Quando se tem a sensação de que nada na vida tem dado certo, o assunto é bem mais profundo.

Outro fator que também gera insatisfação profissional são os sonhos. O sonho de ter uma carreira de sucesso nos leva a alimentar expectativas e criar planos sobre o nosso futuro profissional.

E como tudo na vida, nem sempre as coisas acontecem quando queremos, às vezes elas demoram e isso pode ser um forte motivo para a insatisfação profissional.

Conheça a nossa Formação de Coach.

Como lidar a insatisfação profissional?

Como dissemos acima, o primeiro passo para lidar com a insatisfação profissional é descobrir a sua origem. Dessa forma podemos criar gatilhos que nos ajudem a lidar com os sentimentos negativos que a insatisfação profissional pode trazer para o nosso dia a dia.

Separamos abaixo algumas dicas interessantes para que você possa aplicar em sua vida e entenda como lidar com a sua insatisfação profissional, confira:

Veja o lado positivo das coisas

Um fator que sempre gera descontentamento é pensar pelo lado negativo. Neste caso, é alimentar pensamentos de como é ruim trabalhar em tal empresa e ocupar o cargo X.  A nossa primeira dica é que você foque em ver o lado positivo das coisas. O que este trabalho lhe traz de bom?

Foque nos momentos com os seus colegas de trabalho, no salário que lhe ajuda a manter a sua estabilidade financeira. É importante focar no lado bom das coisas e buscar repelir os pensamentos negativos. Isso lhe fará sentir bem melhor e diminuirá o peso da insatisfação profissional. Ter  inteligência financeira também é fundamental.

Mude!

Está insatisfeito com o seu trabalho, então antes de começar a passar os dias reclamando, busque por maneiras de mudar para se sentir melhor. E para isso não é preciso trocar de trabalho. Dê mais ideias, tenha novos projetos pessoais, foque em atividades de lazer, entre outros.

A mudança em nossas vidas começa por nós mesmos. Esteja disposto a propor e fazer as mudanças acontecerem em sua vida. Isso pode lhe ajudar a se tornar um profissional mais motivado. Busque adotar hábitos mais produtivos, tome a inciativa e encontre novas formas de se manter motivado no trabalho. Sempre é possível!

Tenha por perto pessoas positivas e motivadas

Outra dica importante é ter sempre por perto pessoas que sejam positivas e motivadas. Se rodear destas pessoas pode lhe ajudar a se tornar uma pessoa mais positiva e fazer com que você reclame e se martirize menos.

Se cercar de pessoas negativas pode acabar com o seu dia a dia, jogando sua motivação lá para baixo. Quem escolhemos para perto de nós, reflete o que queremos ser, então escolha pessoas alegres, cheias de sonhos e motivadas para serem seus amigos.

Dessa maneira, mesmo que você esteja insatisfeito com o seu trabalho, você não colocará os holofotes nessa situação, sempre estará tentando se motivar de alguma forma para fazer o melhor. Se cercar de pessoas positivas é uma forma bastante eficaz de se tornar uma pessoa positiva e motivada. Pense nisso!

Faça a nossa Formação de Coaching!

O IBND possui uma Formação de Coaching completa com certificação internacional, perfeita para quem deseja começar a atuar como coach. Aprenda todos os recursos da metodologia e se prepare para mudar a sua vida. Conheça a nossa Formação de Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®