Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como e porque incentivar a leitura para os colaboradores da sua empresa

09/09/2020 às 15:04 Coaching

Como e porque incentivar a leitura para os colaboradores da sua empresa

A leitura é um hábito fundamental para o nosso desenvolvimento como um todo. E no âmbito profissional, ter o hábito de ler pode nos ajudar bastante a crescer profissionalmente. Incentivar a leitura de seus colaboradores é uma excelente maneira de demonstrar a importância deles para a sua empresa e dê lhes dar material para o crescimento profissional.

O universo da leitura nos ajuda a crescer, ler um livro faz ter uma percepção mais ampla de tudo a nossa volta e nos traz novos conhecimentos. Além disso, a leitura lida com o imaginário e desperta a nossa criatividade. Criar o hábito de ler é essencial no dia a dia.

Por que incentivar a leitura entre os colaboradores da sua empresa?

Os colaboradores da sua empresa precisam se sentir importantes, precisam estar preparados para novos desafios e a leitura é um excelente caminho para que eles consigam melhorar o desempenho profissional.

As empresas do mundo atual devem estar dispostas a apoiar valores como a disseminação da leitura entre seus colaboradores e clientes. Os livros nos trazem um conhecimento muito maior do que podemos imaginar e ele deve chegar ao maior número de pessoas possível.

Ler mantém a mente ativa, eleva a nossa percepção e nos estimular a evoluir. Por isso, incentivar a leitura no ambiente profissional é uma forma de disseminar conhecimento e de promover um ambiente de trabalho mais agradável.

Quanto mais seus colaboradores lerem livros, mais bem capacitados eles vão estar. Estimular o hábito da leitura é importante, inclusive, para uma estratégia de retenção de talentos, já que a leitura pode ajudar os seus colaboradores a terem melhores resultados e se sentirem mais motivados para trabalhar em sua empresa.

Como incentivar a leitura para os colaboradores da sua empresa?

Você não precisa ter uma editora, existem muitas formas de incentivar a leitura para as pessoas. Abaixo, mostraremos algumas delas que podem ser aplicadas no ambiente corporativo, confira:

Monte uma pequena biblioteca

Uma boa maneira de começar a incentivar a leitura na sua empresa é montar uma pequena biblioteca. Não precisa ser nada grande, você pode aproveitar um cômodo pequeno ou um canto de uma parede que esteja vazio. Assim, coloque ali uma estante de livros e monte um cantinho da leitura bem aconchegante.

Pegue livros da sua biblioteca pessoal se necessário para compor a sua biblioteca, afinal é importante passar o conhecimento adiante. E incentive os colaboradores da sua empresa a abastecerem a biblioteca com livros que eles já leram ao longo de suas vidas.

Conheça a nossa Formação de Coach.

Incentive a troca e os grupos de leitura

Com a biblioteca montada, você pode começar a incentivar a troca de livros. Monte um sistema de locação de livros, por exemplo, assim seus colaboradores podem escolher o livro e levar para casa para ler em seu tempo vago.

Outra boa dica para incentivar a leitura entre seus colaboradores é criar pequenos grupos de leitura. Você pode definir um livro por mês e criar uma roda de leitura para que os seus funcionários debatam os capítulos dos livros escolhidos.

Indique ebooks e artigos

Outra forma de incentivar a leitura é indicar ebooks e artigos para os seus colaboradores. Crie uma newsletter e inclua o e-mail de todos os seus funcionários. E de acordo com o setor e função, envie conteúdos semanais para que eles possam criar o hábito de ler.

A leitura de um ebook ou de um artigo é bem mais rápida do que a de um livro e isso pode ajudar a criar uma vontade de ler em seus colaboradores. Busque indicar materiais que tenham dicas profissionais, que falem sobre as tendências do seu segmento de mercado, por exemplo.

Tenha convênio com livrarias/editoras

Se você quer incentivar a leitura além do trabalho, uma excelente maneira de estimular seus colaboradores é oferecer descontos na compra de novos livros. Faça parcerias com livrarias e editoras, assim seus funcionários podem garantir descontos e compras na pré-venda de novos livros.

Isso pode ser fundamental para incentivar a leitura entre os seus colaboradores. Com eles passando a comprar livros, você terá a certeza de que eles estão envolvidos com a leitura. Com isso, os convênios com livrarias e editoras irão aumentar as condições de leitura dos seus colaboradores.

Sorteie livros

Outra excelente maneira de incentivar a leitura é sortear livros. A dica é sortear livros famosos que muitas pessoas desejam ler ou então sortear novos livros que muitos estão esperando. Isso ajuda a criar uma expectativa maior sobre o sorteio. Faça, pelo menos, uma sorteio por mês em sua empresa. 

Faça a nossa Formação de Coach!

Aqui no IBND possuímos uma Formação de Coach completa com certificação internacional. Você sai pronto para trabalhar em um dos mercados mais promissores do momento. Conheça a nossa Formação de Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®