Você já ouviu falar em elasticidade mental? A PNL te explica

07/06/2020 às 08:19 PNL

Você já ouviu falar em elasticidade mental? A PNL te explica

Conheça a importância de se ter elasticidade mental e como a PNL pode te ajudar nesse processo rumo à sua realização

Durante a vida, nos deparamos com decisões um tanto quanto difíceis, do ponto de vista emocional. Mesmo que tenhamos uma certa dose de maturidade, nem sempre lidamos bem com as mudanças, principalmente se forem repentinas.

Por isso, a elasticidade mental é um dos segredos para ser dar bem tanto na vida pessoal quanto na profissional. Mas o que é isso? Esse post vai te mostrar do que se trata e como a PNL pode te auxiliar nesse processo.

O que é elasticidade mental?

Podemos dizer que a elasticidade mental diz respeito à nossa capacidade de aceitarmos todas as mudanças, sempre fazendo o uso da razão ao invés da emoção. O grande desafio é que isso nem sempre é simples de se fazer.

Uma pessoa com boa elasticidade mental consegue ter a “sensibilidade” de deixar que as consequências negativas de uma determinada mudança não atinjam a sua mente, o que a deixa muito mais flexível para aceitá-la com mais facilidade.

Quanto mais emoção envolvida na aceitação das mudanças, mais difícil será a nossa adaptação ao novo cenário de nossas vidas. Por isso, o uso sensato da razão faz parte de uma boa elasticidade mental, o que é extremamente importante nos dias de hoje.

O que é PNL?

Você sabe o que é pnl? A Programação Neurolinguística, também conhecida pela sigla PNL, é uma metodologia que demonstra a forma que representamos a realidade em nossa mente e como podemos perceber, descobrir e alterá-la, para que consigamos atingir os resultados esperados.

O principal objetivo da PNL é o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa. Pelo fato de otimizar nossos comportamentos e aprimorar nossa comunicação, a PNL elimina as crenças limitantes que tanto nos impedem de alcançarmos nossos objetivos de vida.

É uma fantástica integração entre o nosso sistema neurológico (Neuro) com o bom uso da linguagem (Linguística) e com a organização das informações (Programação) para atingir nossas metas e sermos pessoas mais realizadas.

Como a PNL pode me ajudar a ter mais elasticidade mental?

Pode ter foco direto em nossas emoções e atuar de dentro para fora, a PNL pode deixar sua mente muito mais receptiva a aceitar as mudanças em sua vida, mesmo que, ao primeiro momento, você as interprete como sendo negativas.

A PNL vai te auxiliar a fazer o bom uso da razão ao invés de deixar suas emoções falarem mais alto. É claro que nem sempre “olhar fora da caixa” é fácil, pois envolve maturidade e inteligência emocional, mas com um bom curso de PNL, tudo pode ficar mais evidente para você.

Resolução de problemas complexos na carreira

Uma pessoa que tem uma boa elasticidade mental, consegue resolver, com uma maior facilidade, problemas mais complexos dentro do ambiente corporativo, em bem menos tempo e com um alto índice de assertividade. Em tempos de crise, isso pode ser de grande valia!

Isso porque a PNL induz ao uso coerente da razão ao invés de deixar as emoções decidirem o que fazer. Por isso, essa técnica permite que você tenha a elasticidade mental necessária para se resolver problemas com os quais nunca tenha se deparado antes.

E esse diferencial em sua carreira pode fazer toda a diferença em conseguir uma promoção, por exemplo. Muitas organizações levam em consideração essa habilidade na hora de contratar seus futuros talentos. Tenha uma boa elasticidade mental e fique no lucro!

Lembre-se: nem toda mudança é negativa

Você precisa ter em mente que, nem toda mudança que acontece em sua vida, é negativa. Toda situação, por mais adversa que seja, sempre existe um lado positivo. E a elasticidade mental permite que você consiga “enxergar” isso, sem sofrimentos.

Todos os fatos precisam ser analisados com imparcialidade. Se nossas emoções ditarem as regras do jogo, certamente, não teremos facilidade em aceitar as mudanças que, muitas vezes, tem suas vantagens.

O fato é que se deixarmos a razão de lado (que está diretamente ligada à elasticidade emocional) e agirmos somente pelas emoções, pode até ser mais fácil em um primeiro momento, mas depois que a “poeira baixar”, as consequências podem não ser tão agradáveis.

Fazer o bom uso da razão: esse é um dos segredos da elasticidade mental! Por isso, investir em um bom curso de PNL é uma boa alternativa.

Menos resistência às mudanças

Aceitar tudo que é contrário às nossas vontades nem sempre é fácil. Afinal de contas, somos humanos e temos resistência para aceitar o que contraria nossos desejos e opiniões. Mas ter uma boa elasticidade mental requer que tenhamos menos resistências às mudanças.

Aquela famosa frase que diz que: “Aceita que dói menos”, se encaixa muito bem nesse contexto. Não adianta insistir, pois quanto mais resistência tivermos em aceitar as mudanças em nossa vida, por mais inesperadas que sejam, tudo fica muito mais difícil.

A PNL, por mudar nossos comportamentos para muito melhor, além de eliminar todos os obstáculos emocionais que nos impedem de nos tornarmos pessoas mais realizadas, vai deixar nossa mente muito mais receptiva a qualquer tipo de mudança.

Isso se dá pelo simples fato dessa importante metodologia trabalhar nossas emoções a tal ponto que elas não interfiram em nossa razão que, em muitos casos, deve prevalecer. Por isso, se você quiser ter mais elasticidade mental, invista na PNL e seja mais feliz.

Venha para o IBND

O IBND oferece soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional. Os cursos de PNL e hipnose do IBND são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.

O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos. Aqui, o seu sucesso e a sua felicidade são os compromissos que teremos com você. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK