Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 Passos essenciais para se tornar um vendedor de sucesso

03/06/2020 às 10:26 PNL

5 Passos essenciais para se tornar um vendedor de sucesso

Vender é uma habilidade natural do ser humano, acredita? É verdade.

Mesmo sem se dar conta disso, o ser humano vende o tempo todo. Nas relações humanas estamos sempre negociando, argumentando, mostrando opções e persuadindo o outro.

Se não fosse assim, viveríamos brigando o tempo todo, e as relações pessoais e profissionais seriam impossíveis de serem mantidas.

É por meio da habilidade de vender, negociar e persuadir que conseguimos fazer com que o outro se movimente na direção de uma decisão que queremos que ele aceite.

Na era digital, mesmo quem não trabalha vendendo produtos, vende suas ideias, vende um posicionamento. Nas redes sociais, está cheio de pessoas que vendem sua influência, sua imagem ou até mesmo um estilo de vida.

Embora tenhamos um talento natural para vender, essa habilidade inata precisa ser aprimorada durante a vida para que se possa de fato ter resultados profissionais significativos.

Neste artigo, vamos falar sobre os 5 passos essenciais para se ter sucesso em vendas de forma profissional.

  1. Tenha foco

Ter foco é essencial para se ter sucesso em qualquer atividade. Em vendas, não é diferente. É muito importante que o vendedor mantenha o foco naquilo que precisa ser feito, evitando se distrair ou procrastinar tarefas importantes ligadas ao seu ofício.

Muitas vezes manter o foco está diretamente ligado à disciplina de saber dizer não para aquilo que não é prioridade. Elimine as distrações. Se pensar em fazer atividades que irão te distrair e não vão contribuir com seu crescimento, evite.

Mantenha foco no seu objetivo para não perder oportunidades de negócio.

  1. Tenha um objetivo

Ter um objetivo bem definido em mente é fundamental para que você continue trabalhando em prol de se tornar um vendedor de sucesso. As metas podem te ajudar bastante nesse sentido.

Traçando uma direção para onde seguir, fica mais fácil desenvolver hábitos e atitudes que contribuam para a realização desse objetivo. Trabalhar sem um objetivo acaba sendo cansativo e improdutivo. As metas vão te ajudar a continuar se movimentando na direção certa. Portanto defina onde quer chegar e mantenha a direção.

  1. Seja otimista

Esse ponto é importante porque está diretamente ligado à motivação do vendedor. Não tem como vender bem se você não tem uma perspectiva positiva do seu futuro ou se consegue apenas prestar atenção ao que aparentemente “deu errado”.

Em vendas, sabemos que o “não” é uma possibilidade, assim como o “sim”. O vendedor pessimista acaba desanimando quando recebe um “não” do cliente, gerando um processo interno de autossabotagem que o impede de crescer, adaptar-se e melhorar como profissional.

Portanto, seja otimista. Enxergue possibilidades nas crises e transforme-se na sua melhor versão.

Enquanto conseguir enxergar o lado positivo de cada coisa, conseguirá manter-se mais motivado para alcançar seus objetivos.

  1. Invista em autoconhecimento

A primeira vista, o autoconhecimento pode parecer uma ideia um pouco distante ou que não tem nada a ver com vendas, mas acredite, o bom vendedor busca se desenvolver como pessoa e conhecer suas próprias limitações e habilidades. Isso faz muita diferença.

O vendedor que não percebe suas limitações não evolui, pois não sabe o que precisa ajustar ou cai no erro da arrogância de achar que já sabe tudo. Não há nada mais nocivo para o profissional de vendas do que julgar-se autossuficiente.

Estar aberto a enxergar suas dificuldades e assumi-las é imprescindível para alcançar o sucesso.

Por outro lado, o vendedor que só enxerga suas limitações também está fadado ao fracasso, pois cai no problema da falta de autoconfiança.

Ter clareza de suas habilidades é fundamental para se automotivar e potencializar o que há de melhor em você. Se reconheça e invista em você.

  1. Continue estudando e se atualizando

Como dissemos no passo anterior, o vendedor que se acha autossuficiente e pensa que não precisa aprender mais nada, está fadado ao fracasso.

É imprescindível estar aberto a novos aprendizados para se posicionar e se manter no mercado profissional de vendas. Os clientes estão cada vez mais exigentes e o vendedor que não se aprimora fica completamente ultrapassado.

Novas técnicas e abordagens surgem o tempo todo e o profissional de sucesso é aquele que busca desenvolver-se e atualizar-se sobre as ferramentas mais atuais e eficazes do momento.

Uma forma de continuar se desenvolvendo é buscar fazer cursos de vendas e formações na área para aprender técnicas de argumentação, negociação e planejamento em vendas.

Em resumo, tenha uma mentalidade vendedora!

Se pudesse resumir tudo o que falamos até aqui, diria que tudo está ligado  ter uma mentalidade vendedora. O que queremos dizer é que o vendedor de sucesso precisa de mais que atitudes, ele precisa desenvolver uma mentalidade, uma forma de pensar que o leve em direção aos seus resultados.

Essa forma de pensar passa por cada um desses passos que citamos anteriormente. Tendo sua mente alinhada aos seus objetivos, todas as atitudes que você precisa desenvolver fluirão com mais facilidade.

Como desenvolver uma mentalidade vendedora?

Durante muito tempo, os cursos de vendas ensinavam apenas técnicas de abordagem, passo a passo para realizar uma venda. Com o tempo, foi ficando evidente que esse tipo de conteúdo não é suficiente para ajudar de fato o vendedor a ter resultados acima da média.

Tudo começa na mente, portanto é preciso ter um modelo de formação que consiga ajudar o vendedor a ajustar seu mindset (as mentalidade) para pensar no processo de venda de forma mais completa e integrada.

Pensando nessa necessidade, o IBND desenvolveu o Método B2S: A arte da mente vendedora – uma formação em vendas com linguagem objetiva, direta e com conteúdo completo para ampliar a visão de vendedores e gestores de equipes de vendas.

Durante as aulas do Método B2S, o aluno aprende conceitos importantes e amplos do universo das vendas, além de entender como utilizar cada um desses conhecimentos na sua vida prática.

Se você quer desenvolver essa mentalidade vendedora para alcançar finalmente o sucesso em vendas, conheça a formação em vendas do IBND. Mesmo em tempos de quarentena é possível fazer a formação no formato online, com toda a comodidade, segurança e flexibilidade.

Visite o site do IBND e solicite atendimento de um dos nossos consultores.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®