Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Performance x qualidade de vida: qual deles deve ser prioridade para você?

01/06/2020 às 15:32 PNL

Performance x qualidade de vida: qual deles deve ser prioridade para você?

Descubra qual delas é a melhor opção para sua vida e como a PNL pode ser útil em uma escolha mais assertiva

Vivemos em um mundo extremamente capitalista e que exige o máximo de produtividade de praticamente todas as pessoas. Por isso, não é raro nos depararmos com profissionais em pleno esgotamento físico e mental, por darem o máximo de si.

Diante disso, surge o dilema sobre o que devemos priorizar: qualidade de vida ou performance? Esse post vai te mostrar os dois lados da moeda a respeito desse polêmico assunto, que divide opiniões.

Prepare uma boa xícara de café e boa leitura!

A sociedade da performance

Criada pelo mundo contemporâneo no qual fazemos parte, a sociedade da performance, também conhecida por sociedade do cansaço, é altamente estimulada por todo e qualquer tipo de excesso, principalmente no que diz respeito ao âmbito profissional.

Milhares de trabalhadores ficam literalmente esgotados tanto física quanto mentalmente. A grande questão é que o mercado de trabalho nos cobra por uma alta performance na execução das tarefas diárias e na excelência profissional, em todos os aspectos.

Se olharmos por uma determinada ótica, a sociedade da performance até tem suas vantagens, mas cobra um alto preço dos seus súditos.

Conheça os principais inconvenientes que você pode enfrentar, se estiver pensando em trocar qualidade de vida por performance.

Diversos problemas de saúde

Estresse, depressão, síndrome de burnout e diversos outros distúrbios emocionais, fazem parte do pacote de “benefícios” da sociedade do cansaço. Sem mencionar que você também pode ser acometido por outros problemas cardíacos como pressão alta ou diabetes, por exemplo.

Não estamos falando que ter uma boa performance no trabalho é prejudicial, pelo contrário, isso é até bastante saudável, do ponto de vista profissional.

Não podemos nos esquecer que vivemos em uma sociedade competitiva e que endeusa uma boa performance.

O fato é que, se analisarmos com uma certa dose de sensatez, não vale a pena chegar ao limite da exaustão física e mental para se ter mais produtividade. Um profissional que é vítima da sociedade do alto desempenho, não consegue ter qualidade de vida e, consequentemente, se sentir realizado.

A PNL vai te mostrar como é possível atingir o equilíbrio perfeito entre essas duas áreas.

Por ter foco no desenvolvimento pessoal e profissional, essa metodologia vai “trabalhar” a sua mente de forma que você consiga atingir seus objetivos profissionais e também tenha mais qualidade de vida.

Vida familiar prejudicada

Não vivemos somente do trabalho. Isso é um fato incontestável. É claro que ele é importantíssimo em nossa vida e sem ele, tudo seria muito mais adverso, em vários aspectos.

Mas você também deve levar em consideração o seu convívio familiar, que é fundamental para uma vida mais feliz e realizada.

Se você acha que está chegando em seu limite de esgotamento físico e mental, é melhor tomar as rédeas da situação, para ela não se agravar ainda mais.

O nosso conselho aqui é o seguinte: Não veja o seu trabalho como sendo o centro da sua vida e o mais importante de tudo.

A PNL vai te mostrar, de uma forma bastante clara, como os excessos que a sociedade nos impõem, podem ser prejudiciais para a sua saúde mental.

Ter prioridades e objetivos na carreira é importante, desde que eles não te impeçam de fazer uma boa gestão emocional. Saber dosar as coisas: esse é o segredo!  

Vícios e hábitos nocivos podem aparecer

Mais uma mazela enfrentada por quem optou em ter mais performance ao invés de qualidade de vida. Muitas das vítimas da sociedade do cansaço, acabam sucumbindo aos mais variados vícios e maus hábitos. Infelizmente, isso se torna inevitável.

O problema é que, para compensar as frustrações por não conseguirem obter uma alta performance no trabalho, que são exigidas pela sociedade do desempenho e da produção, muitas pessoas acabam adquirindo vícios, que são prejudiciais à saúde mental.

Mas se você está preferindo ter mais qualidade de vida ultimamente, a PNL pode deixar tudo mais fácil.

Por otimizar nossos comportamentos e tratar o problema de dentro para fora, essa metodologia vai eliminar vícios, maus hábitos e todas as barreiras de ordem emocional que impedem a sua felicidade e realização plena.

Menos trabalho significa mais qualidade de vida

Como dissemos anteriormente, o grande segredo está no equilíbrio entre se aliar uma performance que seja satisfatória no trabalho, mas sem excessos e uma boa qualidade de vida. Por até não ser fácil de se encontrar esse ponto tão fundamental, mas é possível com a PNL.

Não adianta insistir: nada em nossa vida, se tiver excessos, não vale a pena. Tudo deve ter um limite saudável que não nos leve ao esgotamento físico e mental.

Chegar a esse ponto, sem sombras de dúvidas, não é interessante.

Por isso, a partir do momento que o seu trabalho estiver te impedindo de ter mais qualidade de vida e bem-estar, é melhor repensar se essa atitude está sendo sensata.

A PNL é uma técnica poderosa que vai te ajudar a ser feliz e se sentir mais realizado.

Pode acreditar, com ela, é possível ser produtivo no trabalho e ter mais qualidade de vida!

O IBND te espera

Os cursos de hipnose e PNL do IBND são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, a nossa didática é única e aprovada por 100% dos nossos alunos.

O IBND oferece soluções personalizadas que vão fazer você ser uma pessoa mais feliz e realizada, em todos os âmbitos.

Em nossa instituição, temos preço justo e sempre priorizamos o seu aprendizado. Será uma honra receber você!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®