Mitos e verdades sobre a PNL

18/09/2020 às 19:32 PNL

Mitos e verdades sobre a PNL

Assim como acontece com o coaching e com outras metodologias relacionadas ao desenvolvimento humano, ainda há muita dúvida sobre a definição e o funcionamento da PNL. Aqui neste artigo, vamos abordar os principais mitos e verdades sobre a programação neurolinguística.

 Existem diversos questionamentos em volta da PNL, o que acaba contribuindo para uma desinformação sobre as reais propriedades dos recursos desta metodologia. Será que você pode usar a PNL para tudo? Será que a PNL cura doenças? Vamos responder algumas perguntas abaixo, confira:

PNL é um ramo da psicologia?

Mito! A PNL não é um ramo da psicologia. No início da popularização da programação neurolinguística, acreditava-se que a PNL poderia substituir a psicologia, o que também não passou de um mito.

Hoje em dia, muitos psicólogos e psicanalistas buscam fazer formações Practitioner e Master em PNL para agregar mais conhecido as suas atuações. A PNL é uma metodologia de desenvolvimento humano que estuda o comportamento e a mente para ajudar pessoas a promover mudanças rápidas e seguras.

A PNL pode preparar a mente para lidar com problemas?

Sim! Essa é uma das funções da PNL. A programação neurolinguística busca preparar a mente para que possamos encarar os problemas como oportunidades de crescimento.

As ferramentas que são apresentadas em um bom curso de PNL são ótimas para criar um estado mental propício para superar qualquer tipo de problema.

A PNL tem a capacidade de curar doenças?

Mito! É irresponsável dizer que a PNL tem a capacidade de curar doenças. A PNL não trata doentes, ela ajuda pessoas a reprogramarem suas mentes. Qualquer pessoa que esteja acometida por alguma doença deve procurar um médico especializado para fazer um tratamento e se curar do ocorrido.

O que a PNL faz não é curar pessoas, suas ferramentas ajudam a organizar a mente, o que pode auxiliar na cura. Já falamos aqui no blog em outros textos sobre o poder da mente para auxiliar a recuperar lesões, por exemplo.

O poder da mente é imensurável e a PNL nos mostra isto. Com a mente organizada e preparo, podemos encarar doenças com mais motivação e confiança. Assim, a PNL pode ajudar a acelerar o processo de recuperação, por meio da disciplina, da motivação e do preparo.

Neste caso, o correto é afirmar que a PNL auxilia e facilita o processo de cura de uma doença. A programação neurolinguística prepara a nossa mente, assim quando somos acometidos por algum mal, temos a confiança e a motivação necessárias para encarar a enfermidade de frente.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

A PNL pode acabar com meus problemas financeiros?

Muitas pessoas procuram a PNL pelos motivos errados. Um destes motivos é achar que os recursos da programação neurolinguística podem ajudar a acabar com os seus problemas financeiros. Porém, a PNL não funciona como uma consultoria financeira, isso é um Mito!

O que a PNL faz não é acabar com seus problemas financeiros, e sim treinar a sua mente para eliminar fatores que estejam ligados a estes problemas. O consumismo, por exemplo, é um fator que pode ser combatido através dos recursos da PNL. A criação de uma disciplina financeira também é um fator que pode ser conquistado com a prática da PNL.

Por meio das técnicas de PNL que levam ao controle da nossa mente, podemos entender e encontrar gatilhos que ajudem pessoas a controlarem seus impulsos financeiros e a criar disciplina para que elas possam resolver seus problemas financeiros, mas não é a PNL a responsável por acabar com os seus problemas financeiros.

A PNL nos ajuda a entender o funcionamento da nossa mente?

Sim! Esse é o principal objetivo da PNL, nos proporcionar o entendimento sobre o funcionamento da nossa mente. A programação neurolinguística é fundamental para que possamos compreender o poder da nossa mente e possamos usá-la a nosso favor.

Quando entendemos como a nossa mente funciona, fica muito mais fácil entender as nossas limitações e buscar trabalhar os nossos pontos de melhoria e explorar nossas principais habilidades para obter melhores resultados.

Terei uma vida perfeita depois de fazer uma Formação em PNL?

Mito! Primeiro, a vida perfeita não existe, será sempre algo inalcançável. Sempre que alcançarmos um objetivo, já teremos um outro sonho em nossa mente. Nunca alcançaremos a perfeição.

Muitos definem a vida perfeita como o alto poder aquisitivo e não é isso que a PNL prega ou ensina. Os recursos da PNL focam na reprogramação da mente e na ressignificação de crenças.

A PNL nos ajuda a entender a nossa mente e explorar todo o nosso potencial em benefício próprio. É para isto que a PNL existe, a riqueza ou qualquer outra característica de uma “vida perfeita” é apenas consequência.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Quer aprender a utilizar os recursos da PNL? Então, saiba mais sobre a nossa Formação Practitioner em PNL. Aqui no IBND você poderá aprender tudo e se tornar um excelente praticante de PNL. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK