O que é a autoafirmação? Aprenda a lidar positivamente com isso

20/10/2020 às 11:10 PNL

O que é a autoafirmação? Aprenda a lidar positivamente com isso

Mudar é essencial e todos nós temos a necessidade de autoafirmação dentro de nós. É preciso conhecer e reafirmar os próprios propósitos para ter uma vida plena e estimulante. Aqui neste artigo, falaremos sobre a autoafirmação e de como essa competência pode nos ajudar no dia a dia.

O que é a autoafirmação?

A autoafirmação é uma necessidade que possuímos individualmente de autoconsciência em um nível desejado. Esse processo nos leva a moldar a nossa imagem real e também realidades inventadas e ilusórias. É possível se obter a autoafirmação das mais diversas formas, como por exemplo, através de ilusões e conquistas.

Quase sempre o conceito da autoafirmação tem uma conotação negativa, mas é possível também enxergar essa competência como um agente de mudanças. A necessidade por se autoafirmar é adquirida aproximadamente aos três anos de idade, fase em que as crianças buscam maneiras de se diferenciar de um ambiente.

Na fase adulta, a autoafirmação se manifesta através de critérios da sociedade. Uma pessoa se caracteriza por escolher uma forma de ser e planejar o seu comportamento. Autoafirmar uma personalidade é um processo psicológico que acontece através de aspectos sociais e pessoais da vida de cada um.

Autoafirmação destrutiva

Uma necessidade patológica de autoafirmação pode ser destrutiva. Quem segue neste caminho pode provocar distúrbios em vez de exaltar as nossas potencialidades. Geralmente, o que chamamos por autoafirmação destrutiva se caracteriza por uma enorme carência afetiva, que invoca a necessidade de estar sempre com as qualidades em evidência.

Pessoas que estão se buscando se enaltecer possuem um ego exagerado, a autoafirmação destrutiva é a criadora desse ego e a responsável pela falta real de amor próprio. A falta de conhecimento e aceitação de si mesmo gera ações impensadas, formando pessoas que necessitam sempre mostrar suas “qualidades” para serem bem quistos socialmente.

Geralmente, os adultos que buscam por exercer este lado da autoafirmação vivem experiências traumáticas. Eles podem ter sido humilhados de diversas formas, sofrido com o desprezo e a rejeição, por exemplo. Muitos não conseguem superar estes conflitos internos e as lembranças e buscam se autoafirmar de forma errada para dar uma impressão de superioridade.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Internet e a autoafirmação

Com a transformação digital, a autoafirmação ganhou espaço. Hoje em dia, vemos redes sociais lotadas com fotos e vídeos, de pessoas querendo alimentar o seu ego e implorando pela aprovação dos internautas.

A autoafirmação destrutiva encontrou um lugar para se perpetuar. No próximo tópico, vamos falar sobre como lidar positivamente com a autoafirmação. E ao contrário do que muitos pensam, uma autoafirmação consciente não depende da aprovação de outros e nem se reforça por afirmações.

Como lidar positivamente com a autoafirmação?

Se por um lado a autoafirmação pode ser destrutiva, por outro ela pode ser importante para nós. A autoafirmação pode ser desenvolvida como um agente de mudanças. Abaixo citaremos alguns exercícios importantes que podem nos fortalecer como pessoas e potencializar as nossas capacidades, confira:

Anote os seus valores

Pegue papel e caneta e escreva os valores que você mais admira. Foque em valores que sejam importantes para você ou que você perceba em seus familiares ou amigos. Além de listá-los, pense um pouco mais sobre eles e reflita sobre o que falta para que você possa integrá-los em sua vida.

Quais dos valores que você mais admira você já possui? E quais você gostaria de possuir? A construção da nossa personalidade só depende de nós. Esse é um passo para a autoaceitação. Afinal, antes de se tornar ou de ter alguma coisa é preciso entender o que você é agora e não se julgar por isso, esse é um fator fundamental para que você lute pelos seus sonhos

Estreite os laços com quem você ama

Amores, familiares e amigos são ferramentas importantíssimas em nossas vidas. Se sentir pertencente a um núcleo é fundamental para a autoafirmação. Muitas vezes, focamos apenas no futuro e não damos o valor necessário para o que já possuímos.

Então, pare um pouco e reflita sobre a sua família, relembre momentos bons da sua infância, adolescência e fase adulta. Assim você pode responder a uma pergunta: Atualmente você está próximo de quem você ama? Você gostaria de estar mais perto? Dessa forma, você pode reafirmar sua personalidade através do amor por outras pessoas.

Procure estar perto das pessoas que você ama, mesmo que você esteja longa. Os momentos em família ou com os amigos devem ser vividos verdadeiramente, então os aproveite.

E claro, nos momentos que você estiver longe tente lembrar deles sempre que possível, se preciso utilize objetos que tenham um valor sentimental. Isso é essencial para a nossa autoafirmação, descobrir quem amamos e por quem queremos melhorar.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Aqui no IBND possuímos uma formação completa em PNL. Nossa metodologia de ensino é focada em maximizar o aprendizado prático e teórico da programação neurolinguística. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK