Tríade da mudança. Você já conhece?

08/06/2021 às 23:07 PNL

Tríade da mudança. Você já conhece?

Como seres sistêmicos e com visão subjetiva, nós seres humanos temos uma certa dificuldade em separar mentalmente nossos papéis em diferentes contextos. Não é tarefa fácil exercer, no mesmo corpo, papel de mãe/pai, ser um profissional dedicado, um esposa/marido querido e um amigo presente.

E neste sentido, buscar ordenar e alinhar os diferentes setores da nossa vida não é uma tarefa simples, mas é necessário. Na programação neurolinguistica (PNL) uma ferramenta pode ser a chave para potencializar nosso poder pessoal: a chamada Tríade da mudança!

Muitas vezes a falta de poder pessoal e controle da nossa vida se manifesta por meio de comportamentos, em estados emocionais inadequados. E como percebemos estes comportamentos? Pela postura, pela forma de falar, pelo conteúdo das palavras. Ou seja, aquilo que falamos, como falamos e refletimos sobre determinada situação.

E como podemos inverter situações que não favorecem mudanças? Mudar nosso comportamento também ajuda a mudar nosso estado emocional. Por isso, a tríade da mudança funciona exatamente assim: alterando elementos de fisiologia, foco e linguagem.

Quer saber mais sobre cada um dos pontos da tríade da mudança? Continue sua leitura deste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento)!

A Fisiologia

A fisiologia é a nossa linguagem corporal; o reflexo do nosso comportamento. O que vemos e ouvimos é comportamento.

Pense num personagem que exala poder e assertividade num filme de ação, por exemplo. Muito provavelmente este personagem tem uma postura ereta e o peito aberto. Já um personagem sem poder, poderia andar curvado e com a cabeça baixa.

Esta base da tríade da mudança, foi comprovada pela psicóloga e pesquisadora Amy Cuddy  em sua famosa palestra no TED Talks sobre a postura do super herói. Segundo a pesquisadora, se ficarmos por cerca de dois minutos imitando a postura da mulher-maravilha ou do super-homem, nossa testosterona (hormônio do poder) é aumentado em até 30% e os níveis de cortisol (hormônio do stress) caem em até 40%.

 O Foco

Relacionado ao nosso pensamento e a nossa percepção da realidade, o foco muitas vezes precisa ser mudado. Como assim?

Quando passamos por situações complicadas em nossa vida, temos a tendência de apenas olhar para o problema. Mas, e se mudássemos o nosso foco para também enxergar os novos aprendizados decorrentes desta situação?

Quando mudamos a nossa fisiologia e a nossa postura corporal, é normal que o nosso foco também sofra variações neste processo. Comece a olhar para aquilo que você tem, ou seja, para os recursos necessários que você possui para alcançar os resultados e objetivos que você almeja!

E se você não possui aquele recurso que considera necessário, mude o foco!

Talvez você não precise daquilo que você não tem e está gastando energia com um problema que pode ser resolvido de outra maneira. É exatamente através deste pensamento que grandes inovações foram criadas!

Imagine se na idade das pedras o homem ficasse focado naquilo que ele não tem. Grandes invenções como a roda, por exemplo, não teriam sido criadas. Portanto, parar de focar naquilo que você não tem para buscar soluções é o primeiro passo para criar mundos novos e novas realidades.

A linguagem

Como sabemos a linguagem está relacionado com as palavras, frases e metáforas que usamos para definir e representar o mundo e nos comunicarmos com as pessoas.

No contexto da tríade da mudança, uma das regras da mente é “percepção é projeção”. Ou seja, a forma como você percebe a realidade é a forma como você a projeta através da linguagem.

“A qualidade da sua vida é diretamente proporcional à qualidade do seu vocabulário”

Anthony Robbins

As palavras que escolhemos para nos expressar podem ser sabotadores ou armas poderosas para proporcionar mudanças.

Se, por exemplo, formássemos dois grupos e colocássemos estes grupos em salas diferentes onde em um grupo bombardeássemos palavras que fortalecem e do outro, palavras que enfraquecem, notaríamos a mudança de comportamento fisiológica, por exemplo.

A tríade no mundo dos negócios

Você já pensou como pode utilizar a tríade da mudança para trazer resultados positivos para o seu negócio, empreendimento e ambiente de trabalho?

Da mesma forma que esta tríade pode ser favorável ao nosso desenvolvimento pessoal, ela também pode ser útil a uma equipe de colaboradores. Repare entre a sua equipe de trabalho, se um dos profissionais anda sempre com uma postura curvada e a cabeça baixa, ou seja, com uma fisiologia incorreta.

Em situações como estas pode ser necessário haver uma intervenção. Hoje, as grandes empresas têm como preocupação levar treinamentos coorporativos para o ambiente de trabalho, pois sabem que uma fisiologia incorreta, provoca focos não adequados e uma linguagem sabotadora e, consequentemente, todo este pacote impacta na produtividade.

Conheça a formação completa Practitioner em PNL

Com formações no Rio de Janeiro, São Paulo, além de turmas online, o curso de pnl do IBND com certificação internacional é para você que deseja alcançar máxima performance, deseja dominar uma linguagem mais persuasiva e clara, fazer a gestão emocional e ressignificar lembrança negativas.

Guiado pelo trainer com mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento e excelência humana, Rodrigo Huback, a formação em PNL do IBND irá te proporcionar benefícios como:

  • Desenvolvimento de habilidades inatas a grandes lideres;
  • Ampliação de foco para que você enxergue novas oportunidades e possibilidades profissionais e pessoais;
  • Técnicas para que você se conecte com a sua equipe, clientes, etc.;
  • Domínio de uma linguagem mais persuasiva, clara e eficaz;
  • Gerenciamento emocional;
  • Autoconhecimento.

Saiba mais sobre a formação em programação neurolinguistica do IBND e aprenda as melhores ferramentas de PNL em aulas 100% práticas do básico ao avançado!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK