Sugestão Hipnótica: o que é, quais os tipos e como formulá-los!

18/05/2021 às 23:25 Hipnose

Sugestão Hipnótica: o que é, quais os tipos e como formulá-los!

Se você acompanhando os artigos no blog do IBND, já deve saber o que é a hipnose e o que é rapport. Se ainda não conferiu estes conteúdos te aconselho lê-los, pois ambos os conceitos são importantíssimos para entender o que é a Sugestão Hipnótica. Mas vamos seguir em frente!

Se você buscar pela palavra “sugestão” no dicionário irá encontrar alguns significados. Mas, neste artigo vamos defini-lo como sendo o “processo de influência através do qual o individuo altera seu comportamento, muda de opinião, sem estar consciente dessa mudança, sem saber o porquê de sua ocorrência.”

Esta é a definição que mais se aproxima do conceito da palavra sugestão no universo da hipnose.

A Sugestão Hipnótica é um dos pontos mais importante da hipnose, pois é através dela que é possível realizar terapias, regressões e até mesmo entretenimento como no caso da hipnose de palco. Mas você sabe o que é este conceito e técnica tão importante? Vamos falar disso agora!

Sugestão Hipnótica Vs. Sugestão

A todo o momento estamos influenciando e sendo influenciados pelas coisas e pessoas ao nosso redor. E, se entendermos sugestão como uma espécie de influência, podemos dizer que ela é uma ferramenta essencial no processo comunicacional, seja em sessões de hipnose ou em peças publicitárias.

Sem a Sugestão Hipnótica nem o melhor hipnólogo do mundo conseguiria dar seguimento numa sessão de hipnose, a não ser colocar seu cliente em transe.

Mas o que é preciso entender,  é que estamos sujeitos a  sugestões em diversos momentos do nosso dia. Quando assistimos a um vídeo na internet, quando lemos um livro, quando assistimos a um filme, durante uma reunião de trabalho, etc.

Mas estas sugestões não precisam ser verbais. Elas também podem ser não verbais como quando você está comendo um macarrão cheio de molho e alguém lhe oferece um guardanapo para que você limpe a boca. Você concorda que isso também é uma sugestão mesmo que indireta e não pronunciada?

Logicamente, você pode aceitar ou não as sugestões com as quais se depara no seu dia a dia. Nosso cérebro é desenvolvido e plenamente capaz de analisar de irá ou não aceitar a sugestão daquele momento.

Ok. E qual a diferença entre a Sugestão Hipnótica e a sugestão?

A Sugestão Hipnótica é aquela que, obviamente, é usada em sessões de hipnose. Cada vez que uma pessoa se aprofunda mais no transe, menos avalia a sugestões passadas pelo hipnotizador e mais tende a aceitar do que lhe é passado, mas a aceitação das sugestões não é regra e pode sim haver a negação.

Portanto, a Sugestão Hipnótica é mais efetiva, uma vez que atinge o inconsciente e não o subconsciente como no caso da simples sugestão, diminuindo o senso critico, já que o inconsciente apenas armazena informações, não sendo capaz de deduzir e questionar. Ela age pela emoção e não pela razão.

Os tipos de sugestão hipnótica

  • Sugestão direta: como o próprio nome já dá a entender, a sugestão hipnótica direta é aquela imperativa tal como “Faça!”, “Levante-se!”, “Feche os olhos”, etc. Ela é geralmente usada quando o individuo em transe mostra sinais de descontrole, por exemplo.
  • Sugestão Indireta: as sugestões indiretas reforçam ao nosso inconsciente que não estamos apenas respeitando a autonomia do individuo, mas também sua habilidade de discernimento e intervenção. São sugestões mais sutis como “Se quiser feche os olhos!”, “Se você se sentir a vontade pode se levantar”, etc.

Como formular sugestões hipnóticas eficazes? Vamos ver!

Para que a sugestão fique totalmente clara na mente do individuo, muitos hipnotistas fazem uso da chamada repetição.

Assim, no caso de uma pessoa que está nervosa, o especialista pode utilizar de uma repetição constante da palavra “relaxamento”, mantendo sempre uma cadência, ou seja, um ritmo regular de repetição que provoque o efeito de relaxamento esperado, ultrapassando a barreira do consciente e subconsciente para acessar o cérebro primitivo ou, como é mais conhecido, o inconsciente.

Ademais da técnica de repetição, é importante sempre optar por uma linguagem clara evitando palavras difíceis; Evite também qualquer frase que possa ter relação com a mente consciente, tais como horários, tarefas do dia a dia, etc., pois assuntos como estes são racionais e, portanto, pertencentes ao nosso consciente.

Utilize sugestões como referências. Como assim? Se você atende a um paciente que afirma querer ser mais criativo na hora de criar narrativas, você pode pegar como referência para as sugestões um autor de que ele goste muito. Afinal, se ele sabe que não é muito criativo, isso é sinal de que ele tem uma referência do que é uma pessoa criativa.

Quer saber mais? Conheça a formação em hipnose do IBND!

Quer entender muito mais sobre a hipnose como um todo e o tema da Sugestão Hipnótica? No curso de hipnose regressiva e clinica com PNL do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) formamos profissionais especialistas para trabalhar com hipnoterapia de forma ética e respeitosa.

Na formação do IBND você tem acesso a um extenso e completo conteúdo sobre o universo fantástico da hipnose sempre atualizado e em concordância com o mercado para que você se torne um hipnólogo completo para atender aos seus clientes.

São mais de cem aulas para você aprender a hipnose de A a Z, da teoria a pratica. Além de um suporte para você tirar as suas dúvidas quando você precisar.

Estude a hipnose sem sair do conforto da sua casa. O curso de hipnose do IBND é para você que não tem tempo para acompanhar conteúdos ao vivo e busca por uma solução que se adeque a sua rotina de trabalho e afazeres pessoais!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK