As 7 regras da mente que você deve dominar para transformar sua vida!

05/05/2021 às 17:38 Hipnose

As 7 regras da mente que você deve dominar para transformar sua vida!

Gerald Kein (1939 - 2017), discípulo de Dave Elman, desenvolveu técnicas poderosas para contribuir no processo terapêutico da hipnose, utilizando o modelo da mente e as regras da mente.

Dentre os legados que deixou aos hipnólogos, as regras da mente é uma das formas mais práticas e diretas para entender como a nossa mente funciona e de que forma podemos utilizá-la a nosso favor. A seguir, veremos neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento)  as sete regras da mente que você deve dominar para transformar sua vida. Vamos lá!

  1. Todo pensamento ou ideia gera uma reação física

Imagine um momento maravilhoso que você viveu. Ao reviver este momento o seu corpo irá responder através de sensações e sentimentos alegres como felicidade, ternura, amor, etc.

Por outro lado, comece a imaginar coisas ruins e/ou experiências traumáticas da sua vida e o seu corpo responderá negativamente a estes pensamentos através de sentimentos como tristeza, raiva, frustração, etc., além de sensações físicas.

  1. O que a mente espera que aconteça tende a ser realizado

Não entendeu muito bem? Vamos com calma. Você já ouviu falar na lei da atração? Esta lei nos mostra que é possível atrair o que quisermos e até mesmo aquilo que não queremos  para a nossa vida através dos pensamentos.

Esta lei age o tempo todo e, por isso, é importante termos cuidado com o que pensamos e sentimos, pois tudo isso – ruim ou bom – tende a retornar para nós de uma forma ou de outra. Vamos explicar melhor:

Vamos imaginar que você trabalha numa empresa onde se sente fracassado e sempre pensa que aquele seu colega que desempenha a mesma função que você dentro da empresa é melhor. Vocês estão “competindo” por uma vaga de diretor do departamento em que atua, quem você acha que conseguirá o cargo? Você que vive se diminuindo e se achando incapaz ou o seu colega que se sente apto ao cargo? Muito provalmente seu colega terá preferência ao cargo superior de diretor!

  1. A imaginação é mais poderosa que o conhecimento quando lida com a sua própria mente ou a mente de outro.

Você sabia que a imaginação pode ser extremamente poderosa, superando até mesmo o conhecimento? É isso mesmo. Diferente do conhecimento, no campo da imaginação podemos imaginar coisas incríveis, podemos viajar o mundo em questão de milissegundos sem sair de casa, basta fecharmos os olhos.

A nossa mente é capaz de criar, ver e sentir coisas que nós temos consciência!

  1. Quando uma ideia é aceita pela mente inconsciente, permanece até que seja substituída por outra ideia

Quando fixamos um pensamento ruim ou um pensamento bom em nosso inconsciente ele irá ficar lá preso em nossa mente mais profunda como uma crença, por exemplo, seja ela verdade ou não para você.

A verdade é muito subjetiva e mutável e varia de acordo com as nossas experiências, vivências e forma de ver o mundo e as coisas ao nosso redor. Por isso, quando uma verdade se instala em nós, ela também pode ser desenraizada quando mudamos de opinião ou passamos a olhar determinada coisa sobre outro ponto de vista.

  1. Cada sugestão atendida diminui a oposição em relação às demais sugestões

Imagine, por exemplo, que você em seu consultório um cliente que tem o vicio em tabagismo. Uma das primeiras perguntas que você irá fazer para preencher a ficha de anâmnese do seu paciente pode ser quantos cigarros esta pessoa fuma por dia.

Suponhamos que o seu cliente responda que fuma 15 cigarros por dia. A partir deste conhecimento, você pode sugerir que ele passe a fumar apenas 10 cigarros por dia e a cada avanço diminuir esse número ainda mais, até que ele passe a fumar um cigarro por dia ou então pare de vez de fumar.

  1. Um sintoma emocional induzido tende a causar mudança orgânica se persistir por tempo suficiente

Inúmeros estudos já comprovaram que doenças psicossomáticas podem causar efetivamente doenças físicas. Ou seja, quanto mais sofremos por uma doença que acreditamos ter, interiorizamos estes problemas e sintomas fantasmas, tornando-se num futuro próxima uma doença real.

Uma pessoa com crise de pânico pode dizer que não está conseguindo respirar, mas se você medir a oxigenação desta pessoa poderá constatar que a sim uma variação nos níveis de oxigenação, mas nada preocupante e que explique o estado do individuo de pânico. Então será que os sintomas que esta pessoa está relatando advêm realmente de um problema físico ou está mais relacionado ao emocional?

Não sabe o que são doenças psicossomáticas? Leia o artigo completo sobre este assunto aqui em nosso blog!

  1. Ao lidar com a mente inconsciente, o maior esforço consciente trará a menor resposta do inconsciente

Já experimentou falar para uma pessoa que estava triste para ela ficar feliz? Ou então num momento de nervosismo você disse para si mesmo repetidas vezes para manter a calma? Se sim, com certeza você sabe que nada disso adianta. E sabe por que disso?

Quanto maior o esforço consciente, menos ele irá funcionar para a mente inconsciente. Então, por acaso se quiser manter a calma num momento de raiva, mude o seu pensamento. Ou seja, pare de pensar no seu sentimento de raiva e simplesmente mude o seu foco. 

Domine sua mente e transforme sua vida. Faça a formação em Hipnose do IBND!

Quer aprender o que é a hipnose, conhecer os benefícios desta técnica e saber aplicá-la em sua vida e na vida dos seus clientes? A hipnose é o melhor caminho para buscar o seu desenvolvimento pessoal e ajudar outras pessoas a buscaram o seu melhor.

Conheça a formação em hipnose do IBND e faça parte do grupo seleto de profissionais capacitados com certificação comprovada em hipnoterapia. Aqui no Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento podemos lhe ajudar a desenvolver esta técnica com perfeição e responsabilidade.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre hipnose, PNL, coach, empreendedorismo e muito mais? Confira mais artigos em nosso blog!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK