O Loop Hipnótico: desvendando o processo do transe hipnótico

18/05/2021 às 23:25 Hipnose

O Loop Hipnótico: desvendando o processo do transe hipnótico

Desenvolvido pelo hipnólogo James Tripp, o Loop Hipnótico pode ser um conceito de grande auxilio quando buscamos entender de que forma a hipnose atua na mente e no corpo. Afinal, a técnica de hipnose não é mística e não é mágica. A hipnose pode ser compreendida por meio de estudos fisiológicos e mentais.

Ademais, o Loop Hipnótico também é uma ferramenta bastante eficaz para profissionais que já trabalham com a hipnose. Pois facilita o processo de induções que visam aprofundar cliente mais e mais fundo no transe hipnótico durante as sessões de hipnoterapia, por exemplo.

Mas antes de entendermos o que é o Loop Hipnótico e por que ele é importante. Vamos conhecer um pouco mais sobre seu criador.

Quem é James Tripp, o criador do Loop Hipnótico?

Reconhecido no mundo inteiro por ser um hipnotizador generativo, professor de autodomínio e treinador de desenvolvimento pessoal com hipnose e comunicação influente, James Tripp vêm de uma educação bastante diversificada que mistura filosofia, artes marciais, música, PNL (programação neurolinguistica) e cultura de movimento.

Criador da abordagem de hipnose sem transe, o trabalho de Tripp tem como sustento a ideia de que o ser humano é capaz de modela e criar sua própria vida, qualquer que sejam suas crenças, valores, experiências passadas, comportamento, etc. Pois, para ele, desenvolver, aprender e transcender limitações é inerente a natureza do ser humano.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o criador, vamos dissertar sobre a criação!

O Loop Hipnótico. O que é?

Loop é uma palavra inglesa que pode significar “aro”, “circuito”, “sequência”. No contexto da hipnose, podemos dizer que o Loop Hipnótico é um mecanismo fundamental representado por um ciclo que se repete perpetuamente, capaz de aprofundar e manter o estado hipnótico.

James Tripp em seu artigo “Hypnosis Beyond the Trance Myth” explica o Loop Hipnótico como sendo composto por quatro elementos: crença, imaginação, fisiologia e experiência. E de acordo com Tripp a hipnose pode se iniciar a partir de qualquer um destes elementos, não havendo uma ordem correta.

Exemplificando o funcionamento do Loop Hipnótico

Mas para que você entenda exatamente como o Loop Hipnótico funciona, vamos exemplificar com a técnica das mãos coladas:

Esta técnica é bastante usada em shows de hipnose de palco quando um hipnotista pede ao sujeito para posicionar as mãos unidas e dedos entrelaçados, dizendo  que está colocando um cola bem forte que fará com que suas mãos fiquem colocadas. Neste momento o hipnotista está aguçando a expectativa  no  sujeito sobre o que irá acontecer, sugestionando sua imaginação, conforme aumenta a sensação de que as mãos estão realmente coladas. Assim, o Loop Hipnótico é iniciado.

Ao colocar as mãos juntas com os dedos entrelaçados, entretanto, o sujeito não sabe, mas um elemento fisiológico também favorece a sensação de colagem das mãos. Esta reação fisiológica potencializa ainda mais o aumento do processo e o loop se reinicia.

Uma das descobertas mais incríveis envolvendo o fenômeno hipnótico é a constatação de que não precisamos acreditar no fenômeno para que ele surja. No caso das mãos coladas, por exemplo, o fenônemo surge a partir da sensação fisiológica.

Já, se fizermos o mesmo experimento das mãos coladas num voluntário que não acredita na hipnose, mas tem boa imaginação. O fenômeno poderá surgir do mesmo jeito e, neste caso, o Loop Hipnótico será potencializado pela imaginação. Após vivenciar a técnica das mãos coladas, a crença acaba surgindo e o loop se reinicia.

A homoação e a heteroação. Como o Loop explica estes dois fenômenos?

Você sabe o que é Homoação e Heteroação? Estes dois fenômenos hipnóticos foram descobertos no século XX por um dos maiores pesquisadores da hipnose daquele tempo: Andre M. Weitzenhoffer.

Weitzenhoffer percebeu, durante seus estudos, que a cada nova vez que alguém experiência um fenômeno hipnótico, mais facilmente este fenômeno é obtido através de sugestões diretas. Vamos usar um exemplo para que você entenda;

Imagine que você é um hipnólogo e vai hipnotizar um cliente. Após realizar todas as pré etapas da sessão de hipnose (anamnese/pré-talk/Yes set) você decide fazer a rotina das mãos coladas. Para elevar a expectativa do cliente você faz uma contagem e após a contagem as mãos “se colam”. Se após a experiência você repeti-la, verá que o fenômeno surgirá com mais facilidade. Isso é a homoação!

Por sua vez, a heteroação é iniciada através de sugestões simples como a técnica das mãos coladas, por exemplo, para mais a frente evoluir as sugestões mais complexas como alucinações. Weitzenhoffer notou, portanto, que o surgimento de um fenômeno – mesmo que simples – favorece o acontecimento dos próximos processos hipnóticos mais rebuscados e trabalhosos.

Quer entender muito mais sobre o processo de Transe hipnótico? Vem com o IBND!

Técnica em constante ascensão no mercado nacional, a hipnose tem se tornado um grande diferencial no currículo de profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria, medicina, pedagogia, odontologia, terapia, neurologia, etc., pois a técnica tem mostrado expressivos e importantes resultados como auxiliar de tratamentos de doenças psicossomáticas e até mesmo doenças fisiológicas.

Neste sentido, dominar a técnica de hipnoterapia para aperfeiçoar o atendimento a clientes e melhorar os resultados de atendimentos pode ser uma excelente saída se você deseja se destacar no seu mercado!

Quer garantir o seu certificado como hipnólogo especialista em hipnose clinica e regressiva com PNL (Programação Neurolinguistica)? Conheça o curso de hipnose 100% online do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento).

Na formação do IBND você aprende a hipnose do absoluto zero sem sair do conforto da sua casa, por meio de um material online completo e atualizado com o que há de mais novo no universo da hipnose. Transforme a sua carreira com a hipnoterapia!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK