Soft Skills: o que são e como desenvolvê-las

23/01/2021 às 12:42 PNL

Soft Skills: o que são e como desenvolvê-las

Hoje em dia, o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo não depende apenas de habilidades técnicas. Lógico que elas são importantes, mas os recrutadores buscam mais do que isso. O comportamento dos candidatos a uma vaga é importantíssimo para conquistar um novo emprego.

Dessa necessidade por habilidades de cunho emocional, surgiu o termo “soft skills”. Não há como conseguir um novo trabalho sem ter as soft skills buscadas pela empresa, elas ditam o ritmo de todo o processo seletivo e são primordiais para a escolha.

O que são soft skills?

As soft skills podem ser traduzidas como “competências comportamentais”. Essas habilidades não são aprendidas em cursos, elas são adquiridas através de experiências ao longo da vida.

Assim, qualquer pessoa pode desenvolver habilidades em diferentes momentos. Para citar algumas soft skills que geralmente são adquiridas no decorrer da vida, o foco em atividades, a persistência e a resiliência são habilidades comportamentais importantes.

Todo processo deve ter habilidade profissional e aptidão na área em que atua. E além das hard skills, tidas como as habilidades técnicas importantes para o desempenho de uma função, as soft skills também são muito importantes.

Essas habilidades sempre estiveram presentes em líderes de sucesso ao longo dos anos, porém em épocas passadas elas não eram tidas como necessárias para o desempenho de um trabalho.

Empresas costumavam escolher profissionais por suas habilidades técnicas. Até que se passou que em certos casos, o profissional tinha excelente aptidão técnica, mas não sabia conviver em grupo, administrar o próprio tempo, entre outras dificuldades. Estas complicações só podem ser resolvidas com a aquisição de soft skills.

Por que as soft skills são tão importantes?

A todo momento, não somente durante o trabalho, precisamos utilizar as soft skills. Se pararmos para pensar, vamos perceber que em certos momentos tivemos de manter a calma e gerenciar problemas, se adaptar rápido a uma situação adversa ou se comunicar bem para obter resultados.

No meio corporativo, em uma época em que tudo acontece muito rápido, desenvolver soft skills é importantíssimo para suportar a pressão e o estresse do dia a dia de trabalho.

A pesquisa Global Talent Trends Report 2019 desenvolvida pelo LinkedIN mostra como as soft skills são importantes nos dias de hoje. Segundo o estudo, 92% dos gerentes de contratação afirmam que candidatos com soft skills são cada vez mais importantes.

Ainda segundo os dados do relatório, para 80% dos gestores de empresas, os “contratados ruins” das empresas geralmente são pessoas que não possuem poucas soft skills.

Conheça o nosso curso de PNL

Quais são as principais soft skills do mercado?

Acredito que você já tenha entendido como as soft skills são importantes para conseguir um emprego em 2021. Abaixo, vamos listar algumas das habilidades comportamentais mais requisitadas do mercado, confira:

Inteligência Emocional

Buscar entender como desenvolver a inteligência emocional é importantíssimo nos dias de hoje. Essa é a soft skill mais requisitada pelas empresas.  Aprender a controlar as próprias emoções é fundamental para suportar a pressão, tomar melhores decisões e enxergar oportunidades.

Criatividade

Com tantas soluções e ideias parecidas no mercado atual, ser uma pessoa criativa é fundamental para se destacar no mundo corporativo. A criatividade é uma soft skill muito importante para construir uma carreira de sucesso.

Comunicação

Ter uma comunicação efetiva é essencial para o dia a dia de trabalho. Saber se comunicar com clareza para que todos lhe entendam é premissa básica para um bom convívio social no meio corporativo e para aumentar a produtividade.

Como desenvolver soft skills?

Falamos ao longo do texto que soft skills são habilidades adquiridas ao longo da vida, com base em nossas experiências. Porém, nós podemos dar um “empurrãozinho” para que elas sejam desenvolvidas. Por isso, abaixo separamos algumas dicas importantes para lhe ajudar a desenvolver soft skills, confira:

Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma habilidade fundamental para desenvolver soft skill. Através dele, você consegue reconhecer suas capacidades, sabendo onde precisa e deve melhorar para alcançar os seus objetivos.

Dessa maneira, você pode começar a trabalhar em cima das soft skills mais requisitadas para a sua área de trabalho, promovendo para si mesmo as experiências necessárias para adquirir estas novas habilidades.

Gestão de Tempo

Saber gerenciar o próprio tempo é importante para desenvolver soft skills. Somente assim, você consegue se planejar para fazer o que é importante para o seu crescimento profissional. Assim, você dar atenção ao que realmente importa.

Feedback

Uma das melhores maneiras de desenvolver soft skills e dar atenção ao feedback. Se você ainda não sabe o que é feedback, basicamente, o que estamos querendo dizer é que você deve ouvir e absorver as críticas construtivas.

Com isso, você consegue entender onde precisa melhorar e quais são os seus pontos de destaque. Dessa forma, você pode controlar suas emoções e pensar estrategicamente para se tornar um profissional cada vez mais completo para o mercado.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL! 

Aqui no IBND temos um curso practitioner em PNL completo com dupla certificação internacional. Aprenda tudo sobre a programação neurolinguística e transforme a sua vida para melhor. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK