Comunicação e Liderança: por que elas devem caminhar juntas?

17/12/2020 às 19:13 PNL

Comunicação e Liderança: por que elas devem caminhar juntas?

Se você quer se tornar um líder de sucesso, seu conhecimento deve ir bem além do que conhecer os principais estilos de liderança. Um líder de sucesso deve focar na junção de liderança e comunicação para tocar um negócio e obter bons resultados.

O desenvolvimento pessoal de um líder depende de diversos fatores, entre eles desenvolver uma capacidade de comunicação efetiva. Para ter uma equipe comprometida e engajada, é preciso construir relacionamentos saudáveis e estimular o convívio e a união da equipe.

Em um ambiente organizado, fica muito mais fácil trabalhar uma boa comunicação. O escritor americano Peter Drucker, uma das maiores referências em administração e liderança já disse que 60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação eficaz.

Comunicação e liderança: Por que são tão importantes?

Você consegue imaginar um ambiente de trabalho em que ninguém se fala? Ninguém se entende e há muitos conflitos internos?  Essas situações acontecem e isso diminui bastante as chances do crescimento de uma empresa.

A falta de comunicação é um problema crucial que deve ser resolvido o quanto antes para melhorar o negócio como um tudo. Quando falamos que comunicação e liderança têm de andar juntas, queremos dizer que estas habilidades se relacionam, uma não existe sem a outra.

A comunicação não é apenas transmitir informação, é um processo de interação e cultura entre pessoas. Uma boa comunicação é fundamental para construir uma cultura organizacional de sucesso para um negócio.

Um líder que se comunica bem, consegue engajar colaboradores, porque ele mostra ser uma pessoa segura, confiante e atenta. Isso passa confiança para os profissionais que precisam ter no líder uma referência para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Um líder que apenas delega tarefas e determina funções não influencia pessoas, e liderança tem a ver com influenciar pessoais, e isso só é possível através da comunicação.

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Como alinhar liderança e comunicação?

Agora que você já entendeu a importância destes conceitos, vamos dar algumas dicas de como fazê-los andar juntos. Comunicação e liderança são fatores complementares e que juntos fazem toda a diferença para um negócio, lembre-se disso!

Confira as nossas dicas abaixo:

Tenha um canal aberto de comunicação

Um passo importante para alinhar comunicação e liderança é ter um canal aberto de comunicação com os colaboradores. Os seus subordinados devem se sentir seguros para tratar de qualquer assunto relacionado ao trabalho com você.

E para deixar isso claro, o líder deve abrir espaço para reuniões individuais e em grupos e ter um canal online para conversar com colaboradores. Dessa forma, você tem uma comunicação aberta com seus subordinados, um espaço ideal para trabalhar todas as questões relativas ao trabalho.

Um bom líder precisa saber o que é feedback e usá-lo com assertividade. Tanto para dar como para feedback, um canal aberto de comunicação é importante. Críticas construtivas são fundamentais para ambos os lados.

Se certifique que não há ruídos de comunicação

Para que a comunicação seja efetiva, o líder precisa analisar os processos de trabalho para notar se há algum ruído de comunicação. Nem sempre, a mensagem que queremos passar é clara ou está sendo interpretada da forma correta.

Isso é essencial para garantir que você está exercendo sua liderança da maneira certa. Quando a mensagem não é clara ou não chega aonde tem que chegar, a empresa não anda. Por isso, é essencial monitorar o fluxo de comunicação da empresa.

Identifique os ruídos de comunicação e encontre maneiras de minimizar os problemas. Tenha a comunicação mais clara possível, feche um acordo de SLA (Acordo de Nível de Serviço) entre diversos setores, entre outras ações que possam otimizar a comunicação da empresa como um todo.

Pratique a escuta ativa e demonstre interesse

Praticar a escuta ativa é um exercício que deve ser normalizado por qualquer líder. É preciso saber ouvir as reivindicações dos funcionários para melhorar o engajamento. O conceito de escuta ativa prevê uma atenção plena para ouvir o que colaboradores tem a dizer.

Dessa maneira, o líder consegue identificar os problemas e planejar soluções. Assim é possível minimizar os ruídos de comunicação, aumentar o engajamento e trabalhar maneiras de dar toda a estrutura necessária para a realização do trabalho.

Ter uma escuta ativa é demonstrar real interesse aos que os colaboradores têm a dizer.

Para andar juntas, liderança e comunicação precisam estar alinhadas. As dicas que demos acima são ótimas para que elas façam a diferença em um negócio. Uma empresa com líderes que se comunicam mal não consegue gerar oportunidades de negócios, e provavelmente, não tem uma estratégia de retenção de talentos efetiva.

Quando não há uma comunicação efetiva, empresas enfrentam dificuldades como alto índice de turnover e absenteísmo. Além disso, não há uma cultura organizacional e nem padrões para realização dos processos de trabalho da empresa.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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