Saúde mental no home office: dicas para cuidar bem do seu bem-estar

17/02/2022 às 20:31 Dicas

Saúde mental no home office: dicas para cuidar bem do seu bem-estar

O trabalho em modalidade Home Office traz benefícios aos trabalhadores tal como: flexibilidade de horários, comodidade, economia e conforto. Mas sabemos que nem tudo são flores, e os efeitos do Home Office na saúde do trabalhador podem ir além de aspectos físicos como fadiga e dores no corpo.

Uma pesquisa realizada pela empresa Workana revelou que, dentre os 2.810 trabalhadores entrevistados, 43.7% das pessoas sentiram que o Home Office resultou em impactos psicológicos.

E, ainda segundo a pesquisa, as mulheres são as mais afetadas; 28% das mulheres entrevistadas desenvolveram sintomas da ansiedade, enquanto entre os homens a taxa não chegou nem a 10%.

Trabalhar em casa pode trazer uma sensação de liberdade, mas também é maçante. Para as pessoas que moram sozinhas o trabalho pode parecer solitário. 

Por outro lado, alguns trabalhadores pagariam para ter algumas horas de silêncio, seja por conta do filho que não para de gritar, o familiar que quer o tempo todo conversar ou o gato que não para de miar, transformando o ambiente de trabalho num verdadeiro caos.

Mas, felizmente, independente de qual situação se adeque mais a sua realidade, existem algumas coisas que podemos fazer para manter nossa saúde mental forte e estável no Home Office.

A seguir, nós do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento), reunimos algumas dicas para você cuidar do seu bem estar mental durante a rotina de trabalho. Confira!

Cinco dicas para você manter sua saúde mental no Home Office

  1. Saiba separar o profissional do pessoal 

Quando trabalhamos no conforto da nossa casa, é muito normal que acabemos confundindo o profissional com o pessoal. E esta confusão pode fazer com que você sinta que está trabalhando o tempo. E este sentimento não é bom para o seu bem estar psicológico. 

Por isso, separe um tempo para fazer alguma atividade que você goste e que não tenha nenhuma relação com o seu trabalho. Crie limites que te afastem das obrigações profissionais e que te permitam relaxar sem se sentir culpado.

  1. Cuidar da mente também é cuidar do corpo!

Sua saúde mental não será fortalecida se você não cuida da sua saúde física!

E como cuidar da saúde do corpo? Algumas mudanças simples como criar o hábito de dormir e acordar no mesmo horário, comer alimentos mais saudáveis, maneirar na bebida alcoólica, etc., são formas de criar equilíbrio entre mente e corpo. 

  1. Tire um tempo para a diversão

A vida não é só trabalho e obrigações. Para nos sentirmos bem também precisamos fazer coisas que achamos divertidas, pois isso afasta doenças emocionais como a depressão, a ansiedade e nos dá motivação para o dia a dia. 

  1. Entenda o seu tempo

Todos nós precisamos de um tempo em sociedade, mas também precisamos de um tempo sozinhos. E somente você saberá dizer se o momento é mais propicio para socializar ou se divertir consigo mesmo. 

  1. Fortaleça sua mente 

Assim como tiramos tempo para fortalecer nossos músculos, a mente também precisa de treinos diários para se manter forte. 

Incorporar exercícios como auto hipnose, meditação, etc., são maneiras bastante eficientes de cuidar da sua saúde mental no Home Office!

E, portanto, se você quer aprender alguns exercícios para fortalecer sua mente, desenvolver inteligência emocional e conhecer o incrível universo da hipnose, eu tenho um convite para te fazer: 

Você já conhece o curso de hipnose do IBND? A nossa formação em hipnose é pensada para que qualquer pessoa se torne um expert no tema através de conteúdos densos e atualizados com o mercado. 

Estude a hipnose sem sair do conforto da sua casa e tenha total suporte de uma equipe de profissionais qualificados para te ajudar nesta jornada rumo ao autoconhecimento!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK