Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual é a importância da autoconfiança?

31/03/2020 às 09:59 PNL

Qual é a importância da autoconfiança?

A autoconfiança é uma das habilidades mais importantes que qualquer pessoa deve buscar desenvolver ao longo da vida. Tanto na vida pessoal como na vida profissional, ser uma pessoa autoconfiante é fundamental para alcançar o sucesso e influenciar outras pessoas no mesmo caminho.

O que é a autoconfiança?

A autoconfiança é a capacidade de acreditar em seu próprio potencial.  Quando isso acontece, a pessoa consegue sair da sua zona de conforto e fica mais ativa para desenvolver novos projetos e habilidades.

Profissionais autoconfiantes costumam confiar no seu trabalho e inspiram seus colegas a acreditarem em si mesmos e melhorarem o seu desempenho. A autoconfiança também é importante na vida pessoal para melhorar os relacionamentos.

A falta de confiança impõe limitações imaginárias na vida das pessoas. Por isso, ao trabalhar a autoconfiança, essa barreira se dissipa. A pessoa que desenvolve essa habilidade perde o medo de errar, arrisca e está preparada para ouvir críticas e julgamentos em busca de uma melhor performance.

Assim como outras habilidades semelhantes como o autoconhecimento e a automotivação, que são complementares a esta, a autoconfiança precisa ser posta em prática dia após dia. Quanto mais você realizar ações e tomar decisões que o façam estar em movimento, mais autoconfiante você se torna.

A importância da autoconfiança

A autoconfiança tem o poder de acabar com os medos de uma pessoa. Essa habilidade é fundamental para ressignificar crenças limitantes. Como vimos acima, ter a capacidade de acreditar em si mesmo é essencial tanto na vida pessoal como na vida profissional.

Para exemplificar a importância da autoconfiança em sua rotina, vamos listar abaixo alguns dos principais motivos para desenvolver essa habilidade, confira:

Superar as adversidades

A vida nem sempre é como a gente espera que ela seja. Muitas coisas simplesmente não dão certo. Diariamente podem acontecer revezes em nossas vidas, situações e desafios que podem nos desestimular a desenvolver um trabalho ou a manter um relacionamento.

A autoconfiança é uma habilidade essencial para a superação das adversidades. Pessoas autoconfiantes confiam no seu potencial, não tem medo de arriscar e fazem o que é possível para atingirem seus objetivos. Assim, mesmo com situações adversas, nunca desanima, sempre persiste e busca maneiras para chegar onde deseja.

 

Influencia outras pessoas

A autoconfiança é uma das habilidades mais importantes para pessoas que desejam assumir cargos de liderança. O fato de ser autoconfiante deixa o profissional mais otimista e isso é passado adiante, em conversas e reuniões de trabalho.

Comportamentos inspiradores influenciam pessoas. Como uma pessoa autoconfiante, nunca se busca focar no problema, mas achar uma nova solução, caso algo dê errado. E isso é contagiante para os demais que acompanham o dia a dia e fazem parte da equipe.

Você pode usar técnicas de Rapport que aprendemos no Curso de PNL.

Correr riscos com inteligência

Um dos principais fatores da autoconfiança é fazer com que pessoas percam o medo de arriscar. Porém, essa habilidade consegue ajudar a estruturar soluções que diminuem esses riscos. Todos nós temos medo, mas pessoas autoconfiantes apesar disso, estão sempre prontas para continuar e achar a melhor maneira de fazer alguma coisa.

Isso gera uma evolução permanente e resiliência. Pessoas autoconfiantes arriscam com inteligência e não retraem em meio a respostas negativas. Elas sabem que tudo isso contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, com isso focam nas soluções e nunca no problema.

Inteligência Emocional

Uma pessoa autoconfiante consegue controlar suas emoções e isso é essencial para se relacionar no dia a dia. A inteligência emocional nos ensina a lidar com nossas próprias emoções e a desmitificar nossos comportamentos.

A autoconfiança é uma habilidade essencial para colocar a inteligência emocional em prática. Assim como esta habilidade, é preciso reafirmar a sua crença em seu próprio potencial todos os dias para alcançar os seus objetivos.

Sair da zona de conforto!

Pessoas sem confiança sempre estão arrumando motivos para se limitar, isso faz com que elas permaneçam estagnadas. Podemos chamar isso de zona de conforto. Em outras palavras, a pessoa está satisfeita não porque alcançou o que gostaria, mas porque acha que não consegue chegar mais longe.

Ao desenvolver a autoconfiança, as pessoas começam a tomar a iniciativa. Isso é fundamental para alcançar mais e melhores resultados. Muitas vezes, as nossas limitações são imaginárias, em outros casos apenas é preciso desenvolver novas habilidades para superá-las.

E uma pessoa autoconfiante consegue fazer isso porque tem a coragem de arriscar e o otimismo de que vai dar certo. Isso é essencial para alcançar sonhos e objetivos.

Coaching e a autoconfiança

A autoconfiança é uma das habilidades que podem ser desenvolvidas durante o processo de Coaching. Através de técnicas e ferramentas poderosas, o coach pode ajudar qualquer pessoa a descobrir e acreditar em seu próprio potencial.

Fazer uma formação de Coaching é uma excelente solução para sair da mesmice e alcançar voos mais altos em sua vida profissional e ter uma vida pessoal mais estável.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®